Proposta de uma metodologia para uma aprendizagem ativa em ciência

Autores

  • José Jorge Teixeira Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves, Portugal / LabDCT/CIDTFF, Vila Real, Portugal
  • Lígia Teixeira Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves, Portugal
  • Armando Soares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Física – ECT/UTAD, Vila Real, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0210.05.00254

Palavras-chave:

Pedagogia centrada no aluno, Metodologia de ensino ativa, Clube de ciências, Projetos escolares

Resumo

Introdução: A articulação do ensino formal das ciências com o não formal é vista como uma estratégia pouco interessante por alguns professores, pais e alunos. Ainda impera a cultura de que o processo de ensino/aprendizagem não deve sair do estritamente estabelecido no programa oficial, muito centrado na memorização de técnicas de resolução de exercícios, como fórmula do sucesso nas avaliações internas e externas (exames nacionais).

Objetivos: Tomando como referência o Clube de Ensino Experimental das Ciências (CEEC) da Escola Secundária Dr. Júlio Martins de Chaves, em Portugal, este trabalho tem como principal objetivo apresentar a metodologia desenvolvida no clube bem como alguns dos projetos desenvolvidos.

Métodos: A metodologia de ensino assenta na articulação do ensino experimental das ciências, baseado no desenvolvimento de projetos e de atividades ilustrativas com os tópicos dos programas oficiais de Física e Química.

Resultados: A metodologia de aprendizagens ativa adotada no CEEC tem levado a um envolvimento significativo dos alunos nas atividades do clube com um impacto muito positivo no desempenho escolar dos alunos participantes.

Conclusões: A estratégia metodológica tem-se revelado eficaz ao nível da motivação dos alunos pelas ciências e da melhoria dos resultados escolares.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Teixeira, J. J., Teixeira, L., & Soares, A. (2019). Proposta de uma metodologia para uma aprendizagem ativa em ciência. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(10), 55–60. https://doi.org/10.29352/mill0210.05.00254

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social