Proposta de uma metodologia para uma aprendizagem ativa em ciência
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0210.05.00254Palavras-chave:
Pedagogia centrada no aluno, Metodologia de ensino ativa, Clube de ciências, Projetos escolaresResumo
Introdução: A articulação do ensino formal das ciências com o não formal é vista como uma estratégia pouco interessante por alguns professores, pais e alunos. Ainda impera a cultura de que o processo de ensino/aprendizagem não deve sair do estritamente estabelecido no programa oficial, muito centrado na memorização de técnicas de resolução de exercícios, como fórmula do sucesso nas avaliações internas e externas (exames nacionais).
Objetivos: Tomando como referência o Clube de Ensino Experimental das Ciências (CEEC) da Escola Secundária Dr. Júlio Martins de Chaves, em Portugal, este trabalho tem como principal objetivo apresentar a metodologia desenvolvida no clube bem como alguns dos projetos desenvolvidos.
Métodos: A metodologia de ensino assenta na articulação do ensino experimental das ciências, baseado no desenvolvimento de projetos e de atividades ilustrativas com os tópicos dos programas oficiais de Física e Química.
Resultados: A metodologia de aprendizagens ativa adotada no CEEC tem levado a um envolvimento significativo dos alunos nas atividades do clube com um impacto muito positivo no desempenho escolar dos alunos participantes.
Conclusões: A estratégia metodológica tem-se revelado eficaz ao nível da motivação dos alunos pelas ciências e da melhoria dos resultados escolares.
Downloads
Referências
Berg, R.E. (1991). Pendulum waves: A demonstration of wave motion using pendula. American Journal of Physics, 59(2), 186-187.
Cicchelli, T. (1983). Forms and functions of instruction patterns: Direct and nondirect. Instructional Science, 12, 43-53.
Leite, L. (2001). Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências. Cadernos Didácticos de Ciências, 1, 79-97. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário.
Soares, A. A, Teixeira, J. J. & Caramelo, L. (2015). Combustão livre de Hidrogénio. In Atas da 19.ª Conferencia Nacional de Física e 24.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, (pp. 153-155). Lisboa: IST Press.
Teixeira, J. J., & Soares, A. A. (2010). Clube do Ensino Experimental das Ciências: Um Espaço de Educação Não-formal e de Exploração de Atividades Ilustrativas. In Livro de Resumos do V Encontro Afi, (pp. 27-31). Chaves: Universidade de Aveiro.
Teixeira, J. J., & Soares, A. A. (2015). Clube do ensino experimental das ciências: um espaço de promoção de ciência e tecnologia. In Atas da 19.ª Conferencia Nacional de Física e 24.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, (pp. 183-184). Lisboa: IST Press.
Teixeira, J. J., & Soares, A. A. (2015). Combustão da vela dentro de um copo invertido sobre uma tina com água: uma atividade simples com explicação complexa. In Atas da 19.ª Conferencia Nacional de Física e 24.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, (pp. 185-187). Lisboa: IST Press.
Teixeira, J. J., Soares, A. A., & Caramelo, L. (2012). Efeito ondulatório no movimento de um conjunto de pêndulos. In Atas da 18.ª Conferencia Nacional de Física e 22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, (pp. 90-93). Aveiro: Universidade de Aveiro.
Teixeira, J. J., Soares, A. A., & Caramelo, L. (2015). Clube do ensino experimental das ciências no agrupamento de escolas Fernão de Magalhães. Interacções, Vol. 11(39), 552-563.
Teixeira, J. J., Teixeira, L., & Soares, A. A. (2016a). Combustão da vela: atividades realizadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico In Atas da 20.ª Conferencia Nacional de Física e 26º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, (pp.181- 186). Braga: Universidade do Minho.
Teixeira, J. J., Teixeira, L., & Soares, A. A. (2016b). Utilização de instrumentos antigos no processo ensino/aprendizagem da Física. Sensos-e, Vol. III (2). http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=13003
Visão (2014. Física e Química: O patinho feio. Retreived from: http://visao.sapo.pt/ actualidade/sociedade/fisica-e-química-opatinho-feio=f802016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)