Amostra de Monte Carlo para o problema do projeto de viagem turística

Autores

  • Xiaochen Chou IDSIA - Dalle Molle Institute for Artificial Intelligence (USI-SUPSI), Switzerland
  • Luca Maria Gambardella IDSIA - Dalle Molle Institute for Artificial Intelligence (USI-SUPSI), Switzerland
  • Roberto Montemanni Dept. of Engineering Sciences and Methods, University of Modena and Reggio Emilia, Italy

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0210.09.00259

Palavras-chave:

O Problema do Projeto de Viagem Turística, Problema Probabilístico de Orientação, Amostragem Monte Carlo, Otimização Combinatória

Resumo

Introdução: O Problema de projeto de viagem turística é uma variante de um problema de planeamento de rotas para turistas interessados em vários pontos de interesse. Cada ponto de interesse tem disponibilidades diferentes e um certo índice de satisfação pode ser alcançado quando é visitado.

Objetivos: O objetivo é selecionar um subconjunto de pontos de interesse a visitar dentro de um determinado orçamento de tempo, de modo que a pontuação de satisfação do turista seja maximizada e o tempo total de viagem seja minimizado.

Métodos: No modelo proposto, o cálculo da disponibilidade de um PI é baseado no tempo de espera e / ou na previsão do tempo. No entanto, pesquisas mostram que a maioria dos turistas prefere viajar dentro de uma área lotada e limitada de PIs muito atraentes por razões de segurança e porque sentem um maior controlo.

Resultados: Neste trabalho, demonstramos que o modelo existente do Problema de Orientação Probabilística se encaixa em uma variante probabilística desse problema e que as técnicas de Amostragem de Monte Carlo podem ser usadas dentro de um solucionador de heurísticas para fornecer soluções com eficiência.

Conclusões: Neste trabalho demonstramos que o modelo existente do Problema Probabilístico de Orientação se encaixa no Problema Estocástico de Projeto de Viagem Turística. Propusemos uma maneira de resolver o problema usando técnicas de Amostragem de Monte Carlo num solucionador heurístico e discutimos várias possíveis melhorias no modelo. Uma extensão adicional do modelo será desenvolvida para solucionar problemas mais práticos, no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Angelelli, E.; Archetti, C.; Filippi, C., & Vindigni, M. (2017). “The probabilistic orienteering problem”. Computers and Operations Research. 81, 269-281.

Campbell, A.M. & Thomas, W. (2008). “Probabilistic traveling salesman problem with deadlines”. Transportation Science. 42(1), 1-21.

Chou, X., Gambardella, L. M., & Montemanni, R. (2018). “Monte Carlo Sampling for the Probabilistic Orienteering Problem”. New Trends in Emerging Complex Real Life Problems. AIRO Springer, Serie s 1, 169-177.

Gunawana, A., Laua, H. C., & Vansteenwegenb, P. (2016). “Orienteering Problem: A Survey of Recent Variants, Solution Approaches and Applications”. European Journal of Operational Research. Volume 255, Issue 2, 315-332.

Kramer, R., Modsching, M., & Ten Hagen, K. (2006). “A city guide agent creating and adapting individual sightseeing tours based on field trial results”. International Journal of Computational Intelligence Research. 2(2), 191–206.

Papapanagiotou, V., Montemanni, R., & Gambardella, L. M. (2015). “Hybrid sampling-based evaluators for the orienteering problem with stochastic travel and service times”. Journal of Traffic and Logistics Engineering. 3(2), 108-114.

Weyland, D., Montemanni, R., & Gambardella, L. M. (2013). “Heuristics for the probabilistic traveling salesman problem with deadlines based on quasi-parallel monte carlo sampling”. Computers and Operations Research. 40(7), 1661-1670.

Vansteenwegen, P., Souffriau, W., Vanden Berghe, G., & Van Oudheusden, D. (2009). “Metaheuristics for tourist trip planning”. In Lecture Notes in Economics and Mathematical Systems Springer, 15-31.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Chou, X., Gambardella, L. M., & Montemanni, R. (2019). Amostra de Monte Carlo para o problema do projeto de viagem turística. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(10), 83–90. https://doi.org/10.29352/mill0210.09.00259

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo