Desafios da desinformação e das fake news

estudo de caso com estudantes do ensino superior

Autores

  • Nídia Salomé Morais Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal
  • Filomena Sobral Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205e.07.00271

Palavras-chave:

fake news, desinformação, estudantes, ensino superior, Portugal

Resumo

Introdução: Na era da digitalização a sociedade, a comunidade científica e os futuros profissionais de comunicação social enfrentam desafios perante o fenómeno globalizado das fake news. Como lidar com a desinformação e combater o fenómeno?

Objetivos: O principal objetivo da pesquisa descrita neste artigo foi entender a perceção que um grupo de alunos do ensino superior tem acerca das fake news e da desinformação online.

Métodos: Trata-se de um estudo de caso que recorreu à aplicação de um questionário online e a um focus group para a recolha de informação. A amostra foi composta por 49 estudantes do 2º ano de um curso na área da Comunicação no ano letivo de 2018/2019 e para o focus group foram selecionados 8 alunos.

Resultados: Os resultados enfatizam que os alunos estão familiarizados com a noção de fake news e com o que parece motivar as pessoas a criá-las e divulgá-las. Eles também conhecem algumas características específicas desse tipo de notícia e podem identificar sites que geralmente publicam histórias falsas. Os participantes revelam que a maioria das notícias manipuladas encontradas são divulgadas nas redes sociais e sugerem que as notícias e informações em que mais confiam são aquelas que podem ser obtidas na imprensa, rádio e televisão.

Conclusões: O estudo permitiu concluir que os alunos estão cientes do impacto negativo do fenómeno e que a educação é a melhor maneira de mitigar o impacto das fake news.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Morais, N. S., & Sobral, F. (2020). Desafios da desinformação e das fake news: estudo de caso com estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 85–93. https://doi.org/10.29352/mill0205e.07.00271

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social