Das redes sociais ao engagement

o caso de três marcas de bebidas alcoólicas

Autores

  • Nídia Salomé Morais Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Departamento de Comunicação e Arte, CI&DETS, Viseu, Portugal
  • Sandra Figueiredo Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272

Palavras-chave:

engagement, facebook, instagram, social media, marketing

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, a importância das redes sociais na comunicação das marcas alterou por completo o Marketing. As empresas descobriram que os seus consumidores estão online e consequentemente a sua presença nas redes sociais é obrigatória. No entanto, a dinâmica no meio digital obriga a uma constante adaptação e aperfeiçoamento das estratégias de comunicação nas redes sociais, consoante o feedback do público-alvo. O engagement é uma das métricas mais importantes para a gestão de redes sociais e o conhecimento sobre os fatores que influenciam o engagement em marcas de bebidas alcoólicas é muito reduzido. 

Objetivos: Neste contexto, é importante determinar quais as melhores formas de utilizar as redes sociais para aumentar o engagement junto do público e perceber quais as diferenças existentes entre as distintas redes sociais. Desta forma, observou-se a comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas muito ativas no Facebook e Instagram em Portugal. 

Métodos: Metodologicamente trata-se de um estudo de caso, tendo-se usado métodos qualitativos e quantitativos que permitiram a observação da comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas (Licor Beirão, Super Bock e Sagres) nas redes sociais. 

Resultados: Com base nos resultados obtidos foi possível averiguar quais os fatores que influenciam o engagement. Alguns fatores como o nível de vivacidade e tipo de conteúdo mostraram influência distinta no Facebook e Instagram. Outras variáveis como a frequência das publicações, nível de interatividade, comentários positivos e respostas aos fãs tiveram resultados semelhantes no engagement das duas plataformas. 

Conclusões: O estudo mostra como os Instagram e os Facebook destas marcas de bebidas alcoólicas podem ser utilizados de forma distintas para potenciar o engagement junto do público-alvo e foi possível identificar algumas pistas para a criação de estratégias de comunicação mais eficazes nestas duas redes sociais. 

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Morais, N. S., & Figueiredo, S. (2020). Das redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 389–398. https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo