Das redes sociais ao engagement

o caso de três marcas de bebidas alcoólicas

Autores

  • Nídia Salomé Morais Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Departamento de Comunicação e Arte, CI&DETS, Viseu, Portugal
  • Sandra Figueiredo Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272

Palavras-chave:

engagement, facebook, instagram, social media, marketing

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, a importância das redes sociais na comunicação das marcas alterou por completo o Marketing. As empresas descobriram que os seus consumidores estão online e consequentemente a sua presença nas redes sociais é obrigatória. No entanto, a dinâmica no meio digital obriga a uma constante adaptação e aperfeiçoamento das estratégias de comunicação nas redes sociais, consoante o feedback do público-alvo. O engagement é uma das métricas mais importantes para a gestão de redes sociais e o conhecimento sobre os fatores que influenciam o engagement em marcas de bebidas alcoólicas é muito reduzido. 

Objetivos: Neste contexto, é importante determinar quais as melhores formas de utilizar as redes sociais para aumentar o engagement junto do público e perceber quais as diferenças existentes entre as distintas redes sociais. Desta forma, observou-se a comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas muito ativas no Facebook e Instagram em Portugal. 

Métodos: Metodologicamente trata-se de um estudo de caso, tendo-se usado métodos qualitativos e quantitativos que permitiram a observação da comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas (Licor Beirão, Super Bock e Sagres) nas redes sociais. 

Resultados: Com base nos resultados obtidos foi possível averiguar quais os fatores que influenciam o engagement. Alguns fatores como o nível de vivacidade e tipo de conteúdo mostraram influência distinta no Facebook e Instagram. Outras variáveis como a frequência das publicações, nível de interatividade, comentários positivos e respostas aos fãs tiveram resultados semelhantes no engagement das duas plataformas. 

Conclusões: O estudo mostra como os Instagram e os Facebook destas marcas de bebidas alcoólicas podem ser utilizados de forma distintas para potenciar o engagement junto do público-alvo e foi possível identificar algumas pistas para a criação de estratégias de comunicação mais eficazes nestas duas redes sociais. 

Downloads

Referências

Aggarwal, C. (2011). An Introduction to Social Network Data Analytics. Social Network Data Analytics, pp. 1-15. Acedido em http://charuaggarwal.net/socialintro.pdf

Almeida, D. (2016). O álcool está a mexer com a publicidade? Marketeer. Acedido em http://marketeer.pt/2016/04/29/o-alcool-esta-a-mexer-com-a-publicidade/

Brodie, R., Hollebeek, L., & Conduit, J. (2016). Customer Engagement: Contemporary Issues and Challenges. Routledge.

Brodie, R., Ilic, A., Juric, B., & Hollebeek, L. (2013). Consumer engagement in a virtual brand community: An exploratory analysis. Journal of Business Research, 66(1), pp. 105–114. doi: 10.1016/j.jbusres.2011.07.029

Brown, T. (2018, Fevereiro 16). How to use CTA’S on Social Media. Acedido em http://blog.viraltag.com/2018/02/16/how-to-use-ctas-on-socialmedia/

Chua, A., & Banerjee, S. (2015). Marketing via Social Networking Sites: A Study. Proceedings of the International MultiConference of Engineers and Computer Scientists. Hong Kong: IMECS 2015. Acedido em http://www.iaeng.org/publication/IMECS2015/IMECS2015_pp363-368.pdf

Coelho, R., Oliveira, D., & Almeida, M. (2016). Does social media matter for post typology? Impact of post content on Facebook and Instagram metrics. Online Information Review, 40(4), pp. 458-471. doi:https://doi.org/10.1108/OIR-06-2015-0176

Evans, D. (2010). Social Media Marketing: The Next Generation of Business Engagement. John Wiley & Sons.

Felix, R., Rauschnabe, P., & Hinsch, C. (2016). Elements of strategic social media marketing: A holistic framework. Journal of Business Research. Acedido em https://www.academia.edu/25214595/Elements_of_strategic_social_media_marketing_A_holistic_framework?auto=download

Hanna, R., Rohm, A., & Crittenden, V. (2011). We’re all connected: The power of the social media ecosystem. Business horizons, 54, pp. 265-273. Acedido em https://wolfman.one/wpcontent/uploads/2013/05/BH_HannaRohmCrittenden2011.pdf

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. John Wiley & Sons.

Lobstein, T., Thornton, N., Jernigan, D., & Landon, J. (2017). The commercial use of digital media to market alcohol products: a narrative review. Addiction, 112(S1), pp. 21-27. doi:10.1111/add.13493

Marktest Consulting. (2016). Os Portugueses e as Redes Sociais. Acedido em http://www.marktest.com/wap/private/images/Logos/Folheto_Portugueses_Redes_Sociais_2016.pdf

Marktest Consulting. (2017). Os Portugueses e as Redes Sociais. Acedido em http://www.marktest.com/wap/private/images/Logos/Folheto_Portugueses_Redes_Sociais_2017.pdf

O'Reilly, T. (2005). Web 2.0: Compact Definition? Acedido em http://radar.oreilly.com/2005/10/web-20-compact-definition.html

Phuaa, J., Jin, S., & Kim, J. (2017). Gratifications of using Facebook, Twitter, Instagram, or Snapchat to follow brands: The moderating effect of social comparison, trust, tie strength, and network homophily on brand identification, brand engagement, brand commitment, and membership intentio. Telematics and Informatics, 34, pp. 412-424. doi:http://daneshyari.com/article/preview/466936.pdf

Schivinski, B., Christodoulides, G., & Dabrowski, D. (2016). Measuring Consumers’ Engagement With Brand-Related Social-Media Content -. “Journal of Advertising Research”, 56(1), pp. 1-18. doi:http://dx.doi.org/10.2501/JAR-2016-000

Sfetcu, N. (2017). Web 2.0 / Social Media / Social Networks. Nicolae Sfetcu.

Simões, D., & Dias, C. (2017). Seguidores de marcas no Facebook: Perceções e comportamentos. 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI (pp. 2283-2288). IEEE. doi:https://doi.org/10.23919/CISTI.2017.7975700

Social Bakers. (2012, Março 19). Social Bakers. Acedido em https://www.socialbakers.com/blog/467-formulas-revealed-the-facebook-andtwitter-engagement-rate

Statista. (2017, Setembro). Statista. Acedido em https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-bynumber-of-users

Tafesse, W. (2014). Content strategies and audience response on Facebook brand pages. Marketing Intelligence & Planning, 33(6), pp. 927-943. doi:https://doi.org/10.1108/MIP-07-2014-0135

Thomas, B. (2017, Março 2). The Ultimate Guide to Instagram Analytics. Acedido em https://later.com/blog/instagram-analytics/

Tuten, T., & Solomon, M. (2017). Social Media Marketing (3 ed.). United Kingdom: SAGE.

Verhoef, P., Kooge, E., & Walk, N. (2016). Creating Value with Big Data Analytics: Making Smarter Marketing Decisions. Routledge.

Vignisdóttir, A. (2017). Customer engagement on instagram brand pages in the make-up industry. Islândia: Háskólinn í Reykjavík, Reykjavik University. Acedido em https://skemman.is/bitstream/1946/26717/1/MAR0117_Thesis_Annika_Vignisdottir_Customer%20Engagement%20on%20Instagram%20Brand%20Pages%20In%20the%20Make-up%20Cosmetics%20Industry.pdf

Vinerean, S., Cetina, I., Dumitrescu, L., & Tichindelean, M. (2013). The Effects of Social Media Marketing on Online Consumer Behavior. International Journal of Business and Management, 8(14). Acedido em http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ijbm/article/view/25378

Vries, L., Genslera, S., & Leeflangab, P. (2012). Popularity of Brand Posts on Brand Fan Pages: An Investigation of the Effects of Social Media Marketing. Journal of Interactive Marketing, 26(2), pp. 83-91. doi:https://doi.org/10.1016/j.intmar.2012.01.003

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Morais, N. S., & Figueiredo, S. (2020). Das redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 389–398. https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo