Signos e significado da religiosidade para o cuidador familiar de idosos
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0212.08.00277Palavras-chave:
cuidadores, idosos fragilizados, religião, espiritualidade, promoção de saúdeResumo
Introdução: No Brasil, a pluralidade de crenças favorece a procura da espiritualidade como sustentação emocional aos problemas diários e limitações no processo do cuidar.
Objetivos: Analisar relatos de cuidadores familiares de idosos dependentes sobre o significado da religiosidade nos cuidados prestados no domicílio.
Métodos: Desenvolveu-se um estudo qualitativo fundamentado no interacionismo simbólico, mediante entrevistas semiestruturadas e observação livre, com dez cuidadores familiares de idosos em seus domicílios.
Resultados: A análise da compreensão dos signos e significados da religiosidade atribuídos pelo cuidador foram expressos nas seguintes temática: a fé para o enfrentamento dos problemas no cuidar do idoso dependente; a oração para fortalecer o cuidado e apelo à paciência e obediência aos princípios bíblicos e religiosos. Destaca-se que o mecanismo da religião é promotor de acolhimento, criação de vínculos e apoio social, influenciando os hábitos e estilos de vida no contexto do cuidar do idoso dependente.
Conclusões: O estudo revela a religiosidade e a espiritualidade como mecanismo de apoio no enfrentamento das dificuldades de cuidadores familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)