As faces da integralidade em saúde nos cursos de graduação em fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0205e.10.00284Palavras-chave:
integralidade em saúde, instituições de ensino superior, fisioterapiaResumo
Introdução: O presente estudo inclui discussões sobre integralidade em saúde, princípio que integra o Sistema Único de Saúde – SUS no processo de formação profissional de fisioterapeutas.
Objetivos: Analisar as faces da integralidade em saúde dos cursos de graduação em fisioterapia de instituições de ensino superior do Brasil.
Métodos: Tratou-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo, documental de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos em sites das instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura e cadastradas no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região do Brasil, totalizando 11 instituições de ensino superior. Para o tratamento e análise dos dados foi utilizado o programa MAXQDA.
Resultados: Emergiram dos cursos de graduação em fisioterapia, seis faces da integralidade: holística, ampliada, integrada, fragmentada, oculta e nula. Os resultados revelam a importância de se revisar constantemente as matrizes curriculares e incluir nos ementários, o Sistema Único de Saúde e seus princípios, na tentativa de garantir uma formação do profissional capaz de o tornar preparado para atuar no sistema.
Conclusões: O estudo aporta existir um espaço favorável para o fortalecimento do modelo de atenção básica já no processo de formação, de modo a que os alunos possam vivenciar desde cedo práticas que fortaleçam os serviços de saúde.
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