As faces da integralidade em saúde nos cursos de graduação em fisioterapia

Autores

  • Angela Carla Ghizoni Universidade do Planalto Catarinense, Lages SC, Brasil
  • Marina Patrício de Arruda Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205e.10.00284

Palavras-chave:

integralidade em saúde, instituições de ensino superior, fisioterapia

Resumo

Introdução: O presente estudo inclui discussões sobre integralidade em saúde, princípio que integra o Sistema Único de Saúde – SUS no processo de formação profissional de fisioterapeutas. 

Objetivos: Analisar as faces da integralidade em saúde dos cursos de graduação em fisioterapia de instituições de ensino superior do Brasil. 

Métodos: Tratou-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo, documental de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos em sites das instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura e cadastradas no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região do Brasil, totalizando 11 instituições de ensino superior. Para o tratamento e análise dos dados foi utilizado o programa MAXQDA. 

Resultados: Emergiram dos cursos de graduação em fisioterapia, seis faces da integralidade: holística, ampliada, integrada, fragmentada, oculta e nula. Os resultados revelam a importância de se revisar constantemente as matrizes curriculares e incluir nos ementários, o Sistema Único de Saúde e seus princípios, na tentativa de garantir uma formação do profissional capaz de o tornar preparado para atuar no sistema. 

Conclusões: O estudo aporta existir um espaço favorável para o fortalecimento do modelo de atenção básica já no processo de formação, de modo a que os alunos possam vivenciar desde cedo práticas que fortaleçam os serviços de saúde. 

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Ghizoni, A. C., & Arruda, M. P. de . (2020). As faces da integralidade em saúde nos cursos de graduação em fisioterapia . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 107–117. https://doi.org/10.29352/mill0205e.10.00284

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social