Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados

Autores

  • Andresa Silva Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal
  • Susana Fonseca Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação, CI&DEI, Viseu, Portugal
  • Maria João Amante Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação, CI&DEI, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345

Palavras-chave:

jovens, institucionalização, escola, futuro, satisfação com a vida

Resumo

Introdução: O bem-estar e desenvolvimento integral da criança/jovem institucionalizado é hoje uma prioridade e toda a legislação envolvente é imprescindível de modo a garantir-lhes os seus direitos.

Objetivos: Compreender como os jovens institucionalizados de uma instituição da zona centro do país se posicionam ao nível da instituição, escola, perspetivas de futuro e da sua satisfação com a vida.

Metodologia: Trata-se de uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale (SWLS)) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino.

Resultados: Conclui-se que os jovens consideram que a instituição trabalha em prol do que gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que têm definidos os seus objetivos de vida. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos se sentem satisfeitos com a sua vida.

Conclusão: Os jovens, em estudo, valorizam a sua instituição e a escola, têm perspetivas de futuro relacionadas com aspetos profissionais e sentem-se satisfeitos com a vida.

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

Silva, A., Fonseca, S., & Amante, M. J. (2020). Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(6e), 33–41. https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social