Retenção escolar
pode o envolvimento afetivo dos alunos com escola contribuir para a sua prevenção?
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0214.20277Palavras-chave:
envolvimento afetivo dos alunos na escola, retenção escolar, sucesso académicoResumo
Introdução: A retenção escolar em Portugal assume valores preocupantes. A análise ao indicador "Percursos Diretos de Sucesso", criado pelo Ministério da Educação, permite perceber que a maioria dos alunos que deveria ter terminado o 3.º ciclo ou o ensino secundário em 2019 não o conseguiu fazer sem reprovar um ano ou ter negativa em, pelo menos, um dos exames nacionais: num universo de 456.368 estudantes, apenas 201.937 (44%) tiveram o chamado “percurso direto de sucesso”. (Fonte: http://infoescolas.mec.pt/ 02/2019)
Objetivos: O objetivo do presente estudo foi averiguar se os alunos que reprovaram de ano foram os que revelaram no inicio do ano letivo menos envolvimento afetivo na escola quando comparados com os alunos que transitaram de ano
Métodos: A amostra é constituída por 330 alunos do 10º ano de uma escola secundária do distrito de Lisboa. Para a recolha dos dados foi utilizada a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), elaborada por Veiga (2013, 2014, 2016), que foi passada no final do primeiro período.
Resultados: encontraram-se diferenças significativas entre os dois grupos em todos os itens da dimensão afetiva, tendo o grupo que reprovou piores resultados.
Conclusões: conclui-se assim que o envolvimento afetivo dos alunos na escola é importante para o sucesso académico e que a escola deve promover estratégias para promover esse envolvimento no sentido de proporcionar bem-estar aos alunos e prevenir a retenção escolar.
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