Necessidades de formação dos agentes educativos

características psicométricas de um questionário

Autores

  • João Duarte Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, UICISA:E, Viseu, Portugal
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, UICISA:E, SIGMA – Phi Xi Chapter, CIEC - UM, Viseu, Portugal
  • Ana Rodrigues Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Alexandre Nogueira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Alison Silva Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Ana Flávia Ferreira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Diana Oliveira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Joana Ferreira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Rita Vasconcelos Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Ana Andrade Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, UICISA:E, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205e.12.00343

Palavras-chave:

saúde mental, qualidade de vida, agentes educativos, crianças, adolescentes

Resumo

Introdução: As patologias de foro mental na infância têm vindo a aumentar de forma significativa, afetando a qualidade de vida das crianças/adolescentes. Assim, é imperativo que os agentes educativos tenham formação nesta área de modo a responderem eficazmente às necessidades das crianças/adolescentes. 

Objetivos: Avaliar a consistência interna e a estrutura fatorial do “Questionário Necessidades Formativas em Saúde e Qualidade de Vida das Crianças e Adolescentes”. 

Métodos: O estudo psicométrico foi realizado numa amostra não probabilística de 136 agentes educativos (62,5% professores, 32,4% enfermeiros e 5,1% polícias), em média com 48,34 anos, maioritariamente do género feminino (70,6%). Aplicou-se o Questionário Necessidades Formativas em Saúde e Qualidade de Vida das Crianças e Adolescentes. 

Resultados: As propriedades psicométricas revelaram um instrumento fiável e válido na avaliação das necessidades formativas em saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes por parte dos agentes educativos, apresentando uma adequada consistência interna (alpha de Cronbach total de 0,859) e evidência de validade. Constatou-se que 77,9% consideram ter necessidade de frequentar formação específica nas áreas de saúde mental e QDV das crianças e adolescentes. 22,8% dos agentes educativos não frequentaram formação. 

Conclusões: A identificação das necessidades de formação dos agentes educativos sobre a saúde mental e a e QDV das crianças e adolescentes potencia a implementação de programas de formação específica ajustados a essas necessidades. Este questionário poderá constituir-se como um importante instrumento para o estudo das necessidades de formação 

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Referências

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

Duarte, J., Cunha, M., Rodrigues, A., Nogueira, A., Silva, A., Ferreira, A. F., Oliveira, D., Ferreira, J., Vasconcelos, R., & Andrade, A. (2020). Necessidades de formação dos agentes educativos: características psicométricas de um questionário. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 127–134. https://doi.org/10.29352/mill0205e.12.00343

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social