Eficácia da simulação em enfermagem na aprendizagem dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0215.21267Palavras-chave:
simulação, aprendizagem, eficácia, estudantes de enfermagemResumo
Introdução: A simulação permite aos estudantes, através da criação de cenários hipotéticos, desenvolverem competências, tornando-os mais ativos no processo de tomada de decisão face aos cuidados de enfermagem.
Objetivo: Avaliar a eficácia da simulação na aprendizagem dos estudantes do curso de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.
Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e exploratório onde participaram 233 estudantes, dos quais 164 são do curso de licenciatura em enfermagem e 69 são do ensino pós-graduado. Como método de recolha de dados foi utilizado um inventário intitulado como “The Simulation Learning Effectiveness Inventory”, após tradução para português. A análise dos dados foi realizada através do sistema operativo SPSS® versão 23.
Resultados: Os participantes do estudo apresentaram valores médios elevados em todas as variáveis avaliadas: curso, recurso, debriefing, habilidades clínicas, confiança, resolução de problemas, colaboração, preparação e resultado.
Conclusão: A simulação revela-se uma metodologia de ensino eficaz nos cursos de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.
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