Relação entre atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior
revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0207e.09.00380Palavras-chave:
estudantes, ensino superior, atividade física, qualidade de vidaResumo
Introdução: O ensino superior representa um período de transição fundamental na vida dos estudantes, uma fase marcada pelo aumento do compromisso social. Os estilos de vida adquiridos neste período têm implicações na sua vida futura. Portanto, o estudo da relação entre a atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior é um imperativo fundamental.
Objetivos: Analisar a relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do ensino superior.
Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, cuja seleção de artigos, com data de publicação entre 2015 - 2020, foi efetuada através de plataformas informáticas. Os estudos foram analisados e avaliados respeitando os critérios de inclusão previamente estabelecidos. O corpus da revisão ficou constituído por 6 artigos, que apresentaram qualidade metodológica.
Resultados: Os estudos são unânimes quanto à relação entre os níveis de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do ensino superior. Ficou demonstrado que a prática de atividade física regular, moderada a vigorosa, ajuda os estudantes a terem melhor saúde mental e física, com reflexos positivos na sua qualidade de vida.
Conclusão: Aumentar e promover a prática de atividade física nos estudantes do ensino superior são estratégias-chave de promoção da saúde e, consequentemente, de qualidade de vida nesta população.
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