Relação entre atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior

revisão sistemática

Autores

  • Leonel Machado Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3116-7909
  • Ana Andrade Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, UICISA:E, Viseu, Portugal
  • Carlos Albuquerque Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, UICISA:E, CIEC, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0207e.09.00380

Palavras-chave:

estudantes, ensino superior, atividade física, qualidade de vida

Resumo

Introdução: O ensino superior representa um período de transição fundamental na vida dos estudantes, uma fase marcada pelo aumento do compromisso social. Os estilos de vida adquiridos neste período têm implicações na sua vida futura. Portanto, o estudo da relação entre a atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior é um imperativo fundamental.

Objetivos: Analisar a relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do ensino superior.

Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, cuja seleção de artigos, com data de publicação entre 2015 - 2020, foi efetuada através de plataformas informáticas. Os estudos foram analisados e avaliados respeitando os critérios de inclusão previamente estabelecidos. O corpus da revisão ficou constituído por 6 artigos, que apresentaram qualidade metodológica.

Resultados: Os estudos são unânimes quanto à relação entre os níveis de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do ensino superior. Ficou demonstrado que a prática de atividade física regular, moderada a vigorosa, ajuda os estudantes a terem melhor saúde mental e física, com reflexos positivos na sua qualidade de vida.

Conclusão: Aumentar e promover a prática de atividade física nos estudantes do ensino superior são estratégias-chave de promoção da saúde e, consequentemente, de qualidade de vida nesta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Çiçek, G. (2018). Quality of Life and Physical Activity among University Students. Universal Journal of Educational Research; 6(6), 1141-1148. doi: 10.13189/ujer.2018.060602

Cihan, B. B., & Araç Ilgar, E. (2018). Spor Yapan ve Spor Yapmayan (Sedanter) Lise Öğrencilerinin Meraklılık Düzeylerinin Belirlenmesi. Ahi Evran Üniversitesi Kırşehir Eğitim Fakültesi Dergisi, 19(2), 1649-1660. https://doi.org/10.29299/kefad.

Cihan, B.B., Bozdağ, B., & Var, L. (2019). Examination of Physical Activity and Life Quality Levels of University Students in Terms of Related Factors. Journal of Education and Learning; 8 (1), 120-130. ISSN 1927-5250 E-ISSN 1927-5269

FitzGerald, L.Z., & Boland, D. (2018). The Impact of Behavioral and Psychological Factors on Physical Fitness in Medical and Nursing Students. Holist Nurs Pract. 32(3), 125-132. doi: 10.1097/HNP.0000000000000265

Ge, Y., Xin, S., Luan, D., Zou, Z., Liu, M., Bai, X., & Gao, K. (2019). Association of physical activity, sedentary time, and sleep duration on the health-related quality of life of college students in Northeast China. Health Qual Life Outcomes; 17, 2-8. https://doi.org/10.1186/s12955-019-1194-x

Guedes, D.P., Hatmann, A.C., Martini, F.A., Borges, M.B., & Bernardelli, R. Jr. (2012). Quality of life and physical activity in a sample of Brazilian older adults. J Aging Health; 24(2), 212-226. doi: 10.1177/0898264311410693.

Guedes, D.P., Hatmann, A.C, Martini, F.A., Borges, M.B., & Bernardelli, R. Jr. (2012). Quality of life and physical activity in a sample of Brazilian older adults. J Aging Health, 24(2), 212-226. 10.1177/0898264311410693. Epub 2011 Jul 12. PMID: 21750225.

Hakkinen, A., Rinne, M., Vasankari, T., Santtila, M., Hakkinen, K., & Kyrölainen, H. (2010). Association of physical fitness with health-related quality of life in Finnish young men. Health and Quality of Life Outcomes, 8, 15. https://doi.org/10.1186/1477-7525-8-15

Joseph, R.P., Royse, K.E., Benitez, T.J., & Pekmezi, D.W. (2014). Physical activity and quality of life among university students: exploring self-efficacy, self-esteem, and affect as potential mediators. Qual Life Res, 23(2), 659-667. 10.1007/s11136-013-0492-8. Epub 2013 Aug 9. PMID: 23928820; PMCID: PMC4049193.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D.G. (2010). PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Int J Surg, 8, 336–341.

Nowak, P.F., Bozek, A., & Blukacz, M. (2019). Physical Activity, Sedentary Behavior, and Quality of Life among University Students. Hindawi BioMed Research International, 1-10. https://doi.org/10.1155/2019/9791281

Omorou, Y.A., Erpelding, M .L.., Escalon, H., & Vuillemin, A. (2013). Contribution of taking part in sport to the association between physical activity and quality of life. Quality of life research, 22(8), 2021-2029. 10.1007/s11136-013-0355-3. Epub 2013 Jan 24. PMID: 23345023.

Perry, T. T., Moore, P. C., Redwine, K. M., Robbins, J. M., & Weber, J. L. (2012). Physical activity, screen time and pediatric health related quality of life in the Mississippi Delta. J of Prev Med, 2(1), 1-7. https://doi.org/10.4236/ojpm.2012.21015

Snedden, T. R., Scerpella, J., Kliethermes, S. A., Norman, R. S., Blyholder, L., Sanfilippo, J., McGuine, T. A., & Heiderscheit, B. (2019). Sport and Physical Activity Level Impacts Health-Related Quality of Life Among Collegiate Students. American journal of health promotion: AJHP, 33(5), 675–682. https://doi.org/10.1177/0890117118817715

Tao, K., Liu, W., Xiong, S., Ken, L., Zeng, N., Peng, Q., Yan, X., Wang, J., Wu, Y., Lei, M., Li, X., & Gao, Z. (2019). Associations between Self-Determined Motivation, Accelerometer-Determined Physical Activity, and Quality of Life in Chinese College Students. Int J Environ Res Public Health, 16(16), 2941. 10.3390/ijerph16162941.

World Health Organization. (WHO) (s.d.). Physical Activity. https://www.who.int/news-room/facts-in-pictures/detail/physicalactivity Yuan, F., Guo, H., Chen, Z., Luan, D., Li, X., Wu, X., Guo, C., & Liu, A. (2018). Physical activities and its influencing factors among students' parents in four cities in China, 2014. Wei Sheng Yan, 47(2), 199-205.

Zhang, T., Solmon, M.A., Gao, Z., & Kosma, M. (2012). Promoting school students’ physical activity: A social ecological perspective. J Appl Sport Psychol, 24, 92–105.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Machado, L., Andrade, A., & Albuquerque, C. (2020). Relação entre atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior: revisão sistemática . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7e), 77–84. https://doi.org/10.29352/mill0207e.09.00380

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social