A influência dos jogos reduzidos e condicionados no treino de andebol

Autores

  • António Azevedo Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu, Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade, CI&DEI, Viseu, Portugal http://orcid.org/0000-0002-6325-0475
  • Paulo Eira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu, Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade, CI&DEI, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1370-0236
  • João Dias Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill029e.21520

Palavras-chave:

jogos reduzidos, jogos condicionados, treino, andebol, jovens

Resumo

Introdução: A riqueza de conteúdos que os Jogos Desportivos Coletivos encerram, permite que estejam vincadamente presentes na vida das crianças e jovens, na medida em que representam uma forma privilegiada do seu desenvolvimento físico e desportivo.

Objetivos: O presente estudo pretende aferir a perceção dos treinadores da Associação de Andebol de Viseu acerca da importância dos jogos condicionados e reduzidos, frequência de utilização, variantes utilizadas e motivo de utilização, no treino do Andebol.

Métodos: O grupo de estudo foi composto por 35 treinadores, com efetiva participação em processo de treino e competição. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas individuais semiestruturadas, organizadas a partir de um conjunto de questões fundamentadas nas três dimensões de análise indicadas.

Resultados: Os jogos reduzidos e condicionados permitem desenvolver a tomada de decisão, adequando-a ao modelo de jogo da equipa, assim como possibilitam desenvolver e transferir um conjunto de princípios necessários ao desempenho em competição.

Conclusão: Os jogos reduzidos e condicionados devem ser geridos de forma diversificada e dependentes do objetivo final do treinador, pois condições de tarefa específicas (duração, número de jogadores, modificação das regras) promovem diferentes respostas em termos de carga física, técnica, tática e de tomada de decisão aplicada, emergindo daí a necessidade em periodizar adequadamente o processo de treino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcalá, D.; & Garijo, A. (2017). Teaching games for understanding: A comprehensive approach to promote student’s motivation in physical education. Journal of Human Kinetics, 59, 17–27.

Alvez, G.; Clemente F.; Sousa, P.; Pinheiro, V.; & Santos, F. (2017). How and why do soccer coaches use small-sided games in the training process? Human Movement, 18(5), 117–124.

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo (5ª ed.). Lisboa: Edições 70.

Bogdan, R.; & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Costa, I.; Greco, P.; Mesquita, I.; & Garganta, J. (2010). O teaching games for understanding (TGFU) como modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos. Palestra, 10, 69-77.

Creswell, J. (1998). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five designs. CA: Sage.

Davids, K.; Araújo, D.; Correia, V.; & Vilar, L. (2013). How small-sided and conditioned games enhance acquisition of movement and decision-making skills. Exercise and sport sciences reviews, 41(3), 154-161.

Estriga L.; & Moreira, I. (2014). Ensino do Andebol na Escola - Ensinar e aprender. Porto: Faculdade de Desporto – Universidade do Porto.

Garganta, J. (2005). Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In A. Graça e J. Oliveira (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. Porto: Faculdade de Desporto – Universidade do Porto, 68-73.

Gomes G. (2014). Análise do comportamento da aceleração e sua relação com os aspetos táticos em jogos de andebol de jovens jogadoras. (Mestrado). Faculdade de Desporto – Universidade do Porto, Portugal.

Gonçalves, J. (2009). Voleibol. Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte.

Graça, A. & Mesquita, I. (2007). A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 7(3), 401-421.

Graça, A.; & Oliveira, J. (2005). O ensino dos jogos desportivos. Porto: Faculdade de Desporto – Universidade do Porto.

Guerra, I. (2006). Pesquisa quantitativa e análise de conteúdo – Sentidos e formas de uso. Lisboa: Princípia.

Hill-Haas, V.; Dawson, B.; Impellizzeri, M.; & Coutts, A. (2011). Physiology of small-sided games. Sports Medicine, 41(3), 199–220.

Impellizzeri, M.; Marcora, M.; Castagna, C.; Reilly, T.; Sassi, A.; Iaia, M.; & Rampinini, E. (2006). Physiological and performance effects of generic versus specific aerobic training in soccer players. Sports Medicine, 27(6), 483–492.

Lessard-Hébert, M.; Goyette, G. & Boutin, G. (2010). Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas. (4ª edição). Lisboa: Coleção Epistemologia e Sociedade/21. Instituto Piaget.

Mesquita, I.; Guerra, I. & Araújo, V. (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva

Mertens, D. (1998). Research methods in education and psychology: integrating diversity with quantitative & qualitative approaches. University of Michigan: Sage.

O’Leary, N. (2016). Learning Informally to Use the “Full Version” of Teaching Games for Understanding. European Physical Education Review, 22, 3–22.

Pereira, J. (2009). O ensino do Andebol nas Escolas do 2º e 3º Ciclos do Concelho do Funchal – A utilização do jogo reduzido no processo de ensino aprendizagem do Andebol. (Mestrado). Universidade da Madeira, Portugal.

Prudente, J. (2006). Análise da performance táctico-técnica no Andebol de alto nível. Estudo das ações ofensivas com recurso à análise sequencial. (PhD). Universidade da Madeira, Portugal.

Quivy, R.; & Campenhoudt, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (5ª ed.). Lisboa: Gradiva.

Ric, A.; Hristovski, R.; Gonçalves, B.; Torres, L.; Sampaio, J.; & Torrents, C. (2016). Timescales for exploratory tactical behaviour in football small-sided games. Journal of Sports Sciences, 34(18), 1723–1730.

Ruquoy, D. (2005). Situação de entrevista e estratégia do entrevistador. In L. Albarello, Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais (2ª ed.). Lisboa: Gradiva.

Silverman, D. (2000). Analysing talk and text. In N. Denzin & Y. Lincon (eds.). Hanbook of qualitative research (2ª ed.). Califórnia: Sage, 821-834.

Tani, G.; Bento, J.; & Petersen, R. (2006). Pedagogia do desporto. Campo Grande: Guanabara Koogan.

Teodorescu, L. (2003). Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos (4.ª ed.). Lisboa: Livros Horizonte.

Tuckman, B. (2012). Manual de Investigação em Educação. Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica (4ª ed.). Lisboa: Calouste Gulbenkian.

Vala, J. (2009). A análise de conteúdo. In A. Silva & J. Pinto. Metodologia das ciências sociais. Porto: Edições Afrontamento, 102-128.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Azevedo, A., Eira, P., & Dias, J. . (2021). A influência dos jogos reduzidos e condicionados no treino de andebol . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 241–247. https://doi.org/10.29352/mill029e.21520

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social