Percepção dos pais sobre a brinquedoteca hospitalar como recurso terapêutico

Autores

  • Fernanda Cesário Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Curso de Enfermagem, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7839-1089
  • Suelen Pinto Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Curso de Enfermagem, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7477-0401
  • Thaís Aniceto Faculdade Ciências Médicas de Minas GeraisFaculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Curso de Enfermagem, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5206-8427
  • Alessandra Jardim Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Curso de Enfermagem, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0108-5002
  • Claudirene Araújo Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Curso de Enfermagem, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0241-4445
  • Lilian Torres Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, Hospital Governador Israel Pinheiro, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7510-7078

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0217.22494

Palavras-chave:

enfermagem pediátrica, humanização da assistência, ludoterapia, pais, saúde da criança institucionalizada

Resumo

Introdução: A criança hospitalizada vivencia um processo de sofrimento, angústia, dor e medo em relação ao desconhecido, representado pelo novo ambiente e pela equipe de saúde que realiza os procedimentos terapêuticos necessários. O lúdico é um dos métodos que contribui para facilitar e humanizar a assistência hospitalar pediátrica.

Objetivo: Compreender a percepção dos pais ou responsáveis sobre a brinquedoteca hospitalar como recurso terapêutico.

Métodos: Investigação com abordagem qualitativa em que participaram 15 pais ou responsáveis por crianças hospitalizadas em uma instituição de referência para assistência pediátrica. A recolha de dados ocorreu por meio de entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado com questões pertinentes ao objetivo proposto. O referencial de Lawrence Bardin foi utilizado para a análise de conteúdo dos depoimentos.

Resultados: Pais e responsáveis perceberam a brinquedoteca como estratégia que reduz as tensões, aumenta a autoestima e a autonomia, possibilita maior sensação de segurança nos pequenos o que contribui para maior adesão ao tratamento e consequente recuperação da saúde. Os conteúdos analisados puderam ser organizados em três eixos temáticos: A ocupação do tempo de hospitalização, Brincar possibilita o vínculo entre os responsáveis e as crianças e O brincar como terapia coadjunvante na recuperação infantil. 

Conclusão: A brinquedoteca possui dimensão terapêutica reconhecida por pais e responsáveis na hospitalização infantil. Gestores e profissionais devem investir em sua ampliação e na educação continuada das equipes para sua utilização plena.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Cesário, F., Pinto, S., Aniceto, T., Jardim, A., Araújo, C., & Torres, L. (2021). Percepção dos pais sobre a brinquedoteca hospitalar como recurso terapêutico. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(17), 81–88. https://doi.org/10.29352/mill0217.22494

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social