Exploração da perspetiva de professor/a investigador/a em propostas contemporâneas de educação de infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill029e.23818

Palavras-chave:

educação de infância, professor-investigador, modelos curriculares, conhecimento profissional docente

Resumo

Introdução: Na atualidade, existem propostas curriculares e praxeológicas de Educação de Infância de grande qualidade. O papel da investigação desenvolvida por práticos na construção dessas propostas é relevante para apoiar processos de discussão acerca da qualidade das práticas e para sustentar a formação dos profissionais.

Objetivos: Analisar três propostas contemporâneas de Educação de Infância de cariz socioconstrutivista e de reconhecida qualidade, procurando identificar indicadores de relevância e potencial da perspetiva de educador/a investigador/a.

Métodos: A seleção das três propostas, Educação Experiencial, Abordagem Reggio Emilia e Centro Pen Green, resultou do cruzamento entre as cinco perspetivas de Educação de Infância destacadas pela OCDE e os modelos curriculares classificados concretizando uma pedagogia da participação, tendo ainda em conta o acesso a documentação relevante para o tópico em análise. A partir de características de investigação efetuada por práticos, analisaram-se documentos de apresentação e investigação realizada sobre cada uma das perspetivas, identificando zonas de aproximação ou concretização das características de investigação desenvolvida por práticos.

Resultados: Os resultados revelam apropriações e focos distintos em cada perspetiva, conjugando-se numa arena favorável para que a Educação de Infância seja (re)construída pelos seus profissionais.

Conclusão: A qualidade em Educação de Infância inclui a participação dos profissionais na construção das práticas, identificando-se formas distintas de concretizar esses contributos. A inclusão destas perspectivas e da sua apropriação da ideia de um professor investigador são relevantes na formação de educadores de infância, especialmente na sua diversidade.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Figueiredo, M. P. (2021). Exploração da perspetiva de professor/a investigador/a em propostas contemporâneas de educação de infância . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 297–306. https://doi.org/10.29352/mill029e.23818

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social