Aprendizagem assistida por pares
percepção e satisfação dos estudantes de licenciatura em medicina
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0216.23989Palavras-chave:
aprendizagem assistida por pares, educação médica, desenvolvimento profissional, ensino de estudantesResumo
Introdução: A Aprendizagem Assistida por Pares (AAP) é um método de ensino que desenvolve novos conhecimentos e competências através do apoio ativo à aprendizagem por pares.
Objetivos: Avaliar o impacto do AAP na educação médica, recolhendo dados quantitativos que exploram a sua eficácia. Avaliar a perceção e a satisfação dos estudantes com AAP.
Métodos: Foi desenvolvido um inquérito à escala Likert de 5 pontos para estudantes participantes no programa AAP, quer como tutores, quer como alunos. Os dados foram comparados e analisados estatisticamente de acordo com o género, GPA, e ano de estudo. Além disso, o acompanhamento dos tutores e dos alunos foi feito através da comparação das suas notas com as que não foram partilhadas no AAP e com o seu GPA do ano anterior.
Resultados: A análise estatística dos dados do questionário revelou que os estudantes de medicina consideraram o ensino voluntário por pares semelhante ao ensino docente e têm uma perceção geralmente positiva do AAP. A maioria dos inquiridos relatou ter beneficiado tanto profissionalmente como pessoalmente das atividades de AAP. Recomendaram a expansão do papel do AAP e a incorporação oficial das sessões AAP no currículo. A realização dos estudantes foi significativamente aumentada para aqueles que atuaram como alunos e tutores de pares.
Conclusões: A utilização do AAP em conjunto com outros métodos de ensino e aprendizagem proporciona um valor adicional ao promover a cooperação e interação social entre estudantes de medicina e prepara-os ainda mais para o seu futuro papel como educadores de ciências médicas. É necessária investigação adicional sobre o impacto do AAP nos resultados académicos, tanto a curto como a longo prazo, em programas médicos.
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