Efeitos de um programa de educação sexual para pessoas com incapacidade intelectual

Autores

  • Ana Quesado Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Oliveira de Azeméis, Portugal | Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2234-4720
  • Margarida Vieira Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9439-2804
  • Paula Quesado Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, Porto, Portugal |Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0217.24242

Palavras-chave:

incapacidade intelectual, educação sexual, promoção da saúde, cuidados de enfermagem

Resumo

Introdução: A pessoa com incapacidade intelectual encontra-se em situação de vulnerabilidade, nomeadamente no que diz respeito aos afetos e à sexualidade. Geralmente estas pessoas possuem conhecimentos precários sobre a sexualidade, e sua educação sexual é insuficiente ou inadequada às suas características e necessidades, sendo imprescindível a intervenção do enfermeiro no campo da educação sexual com esta população. A implementação de programas de literacia em saúde voltados para pessoas com incapacidade intelectual, no âmbito da sexualidade, por meio de estratégias inclusivas, pode contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis ​​e seguros.

Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de educação sexual numa amostra de pessoas com incapacidade intelectual.

Métodos: Investigação-ação desenvolvida em quatro ciclos, entre 2011 e 2015, em uma instituição de apoio a pessoas com incapacidade intelectual.

Resultados: No primeiro ciclo, a educação sexual foi identificada como prioritária, no último foi implementado um programa de educação sexual e avaliados os seus efeitos com a escala SexKen-ID, tendo sido constatadas melhorias nos conhecimentos dos participantes.

Conclusão: Os resultados deste estudo revelaram a importância da educação sexual para pessoas com incapacidade intelectual e um melhor conhecimento sobre todos os temas, ao utilizar grupos homogéneos, discurso adaptado e estratégias interativas como a gamificação. A promoção de um ambiente dinâmico e reflexivo promoveu a aprendizagem e a partilha de experiências.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Quesado, A., Vieira, M., & Quesado, P. (2021). Efeitos de um programa de educação sexual para pessoas com incapacidade intelectual. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(17), 97–105. https://doi.org/10.29352/mill0217.24242

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social