Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças com suspeita de perturbação do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0216.24854Palavras-chave:
transtorno do espectro autista, autismo, avaliação do desenvolvimento neuropsicológicoResumo
Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo contínuo de aquisição e aprimoramento de habilidades globais que tem seus principais marcos nos três primeiros anos de vida do indivíduo. A Perturbação do Espectro Autista (PEA) caracteriza-se como uma alteração no neurodesenvolvimento que envolve déficits persistentes na comunicação e na interação social além de movimentos estereotipados que podem ser percebidos nos anos iniciais da criança antes mesmo do diagnóstico definido. Objetivo: Analisar o desenvolvimento global de crianças com risco para PEA nos seus 5 domínios: cognição, comunicação (expressiva e receptiva), motricidade (fina e grossa), comportamento adaptativo e socioemocional e, correlacionar com os sinais indicativos de PEA.
Métodos: Foram avaliadas 9 crianças do sexo masculino com idades entre 24 e 41 meses com suspeita do PEA, pelo Protea-R (Bosa &Salles, 2018), utilizando as escalas de desenvolvimento infantil Bayley (Bayley, 2018).
Resultados: De modo geral, houve comprometimento nos 5 comportamentos mensurados com maior intensidade nas crianças com Risco para PEA do que as com Risco Relativo para PEA. As habilidades cognitivas, linguísticas e socioemocionais se demonstraram mais prejudicadas nestes.
Conclusão: Este estudo possibilitou reflexões à cerca do desenvolvimento integral de crianças com suspeita dePEA mesmo não sendo possível determinar um padrão de desenvolvimento global nestes indivíduos.
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