Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças com suspeita de perturbação do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0216.24854

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, autismo, avaliação do desenvolvimento neuropsicológico

Resumo

Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo contínuo de aquisição e aprimoramento de habilidades globais que tem seus principais marcos nos três primeiros anos de vida do indivíduo. A Perturbação do Espectro Autista (PEA) caracteriza-se como uma alteração no neurodesenvolvimento que envolve déficits persistentes na comunicação e na interação social além de movimentos estereotipados que podem ser percebidos nos anos iniciais da criança antes mesmo do diagnóstico definido. Objetivo: Analisar o desenvolvimento global de crianças com risco para PEA nos seus 5 domínios: cognição, comunicação (expressiva e receptiva), motricidade (fina e grossa), comportamento adaptativo e socioemocional e, correlacionar com os sinais indicativos de PEA.

Métodos: Foram avaliadas 9 crianças do sexo masculino com idades entre 24 e 41 meses com suspeita do PEA, pelo Protea-R (Bosa &Salles, 2018), utilizando as escalas de desenvolvimento infantil Bayley (Bayley, 2018).

Resultados: De modo geral, houve comprometimento nos 5 comportamentos mensurados com maior intensidade nas crianças com Risco para PEA do que as com Risco Relativo para PEA. As habilidades cognitivas, linguísticas e socioemocionais se demonstraram mais prejudicadas nestes.

Conclusão: Este estudo possibilitou reflexões à cerca do desenvolvimento integral de crianças com suspeita dePEA mesmo não sendo possível determinar um padrão de desenvolvimento global nestes indivíduos.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

Souza, A. B. de, Meurer, L. de M., & Cymrot, R. (2021). Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças com suspeita de perturbação do espectro autista . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(16), 31–38. https://doi.org/10.29352/mill0216.24854

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social