Uma alternativa na gestão da menstruação
um estudo transversal sobre o conhecimento dos estudantes de medicina do copo menstrual
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0217.25229Palavras-chave:
copo menstrual, inquéritos e questionários, menstruação, gestão da menstruação, estudantes de medicinaResumo
Introdução: O copo menstrual (CM) é uma alternativa na gestão da menstruação, sendo pouco conhecido. O objetivo deste estudo foi avaliar se os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) conhecem o CM.
Objetivo: O principal objetivo deste estudo foi verificar se os alunos de medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL) conhecem bem o CM.
Métodos: Na primeira fase do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e estruturado um questionário que foi testado numa população piloto. A segunda fase iniciou-se após aprovação da Comissão de Ética e consistiu na aplicação do questionário a todos os estudantes de medicina da FMUL.
Resultados: Dos 2169 estudantes que receberam o questionário, obtiveram-se 970 respostas. A maioria conhecia o CM (93,8%), principalmente através das redes sociais, amigos e meios de comunicação social e menos frequentemente através da família, aulas, workshops/conferências e médico. A maioria deles conhecia as funcionalidades do CM, embora tivessem ideias erradas do mesmo. Das 755 mulheres, 108 já utilizavam o CM, sendo mais utilizado recentemente. A maioria das mulheres (39,6%) ponderou a sua utilização, sendo as de fluxo médio a abundante e as que utilizavam tampões as mais propícias.
Conclusão: Apesar dos estudantes de medicina da FMUL já terem ouvido falar do CM, ainda existe falta de conhecimento de todas as suas potencialidades. Tornando-se necessário investir na divulgação do mesmo em eventos académicos/científicos e cuidados de saúde. Por fim, deveria existir um maior investimento no currículo médico no que concerne aos métodos de gestão da menstruação.
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