Supervisão clínica de estudantes de enfermagem em estruturas residenciais para pessoas idosas
uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0210e.26603Palavras-chave:
supervisão clínica, estudantes de enfermagem, ensino clínico, estruturas residenciais para pessoas idosasResumo
Introdução: O envelhecimento demográfico mundial determinará um número crescente de pessoas com necessidades de cuidados de longa duração, em particular nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. É difícil atrair e reter enfermeiros qualificados para estes contextos. Importa os enfermeiros supervisores deterem competências em enfermagem gerontogeriátrica, com o intuito de serem uma influência positiva para os estudantes de enfermagem.
Objetivo: Analisar os fatores que influenciam as práticas de supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, em lares de idosos, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade das práticas de supervisão nestes ambientes.
Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada no agregador de conteúdos da Biblioteca Virtual da Escola Superior de Enfermagem do Porto e na base de dados Trip Medical Database, numa estratégia temporal entre 2014 e outubro de 2021. Os dados foram extraídos com auxílio de uma tabela, realizando-se uma análise crítica do conteúdo.
Resultados: Dos 53 artigos identificados, foram incluídos nesta revisão 9 estudos. Da síntese dos dados, emergiram os seguintes fatores: as características do estudante, o contexto ensino-aprendizagem, a relação supervisiva e o planeamento do ensino clínico.
Conclusão: Importa maximizar as experiências de aprendizagem nestes contextos, pelo reconhecido potencial destes ambientes na formação inicial dos estudantes, com vista a atrair pessoal qualificado para este sector.
Downloads
Referências
Abreu, W. (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico: Fundamentos, teorias e considerações. Coimbra: Formasau.
Bratt, C., & Gautun, H. (2018). Should I stay or should I go? Nurses' wishes to leave nursing homes and home nursing. Journal of nursing management, 26(8), 1074–1082. https://doi.org/10.1111/jonm.12639
Brynildsen, G., Bjørk, I. T., Berntsen, K., & Hestetun, M. (2014). Improving the quality of nursing students' clinical placements in nursing homes: an evaluation study. Nurse education in practice, 14(6), 722–728. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.09.004
Carlson, E. (2015). Meaningful and enjoyable or boring and depressing? The reasons student nurses give for and against a career in aged care. Journal of Clinical Nursing, 3-4(24), 602–604. https ://doi.org/10.1111/jocn.12425
Carlson, E. & Idvall, E. (2014). Nursing students experiences of the clinical learning environment in nursing homes: a questionnaire study using the CLES+T evaluation scale. Nurse Education Today, 34 (7) 1130–1134. http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.009
Frøiland, C. T. (2021). Exploring mentorshippractices in clinical education in nursing homes: A qualitative mixed‐methods study. Journal of Clinical Nursing, 31 (7-8), 895-908. https://doi.org/10.1111/jocn.15943
Fulmer T. (2020). A retrospective/prospective on the future of geriatric nursing. Geriatric Nursing, 41(1), 29–31. https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2020.01.012
Garbrah, W. V., alim¨aki, T., Palovaara, M., & Kankku, P. (2017). Nursing curriculums may hinder a career in gerontological nursing: an integrative review. International Journal of Older People Nursing, 12(3), 1-11. https://doi.org/10.1111/opn.12152
Gershlick, B., & Charlesworth, A. (2019). Health and social care workforce, priorities for the new government. The Health Foundation. https://www.health.org.uk/publications/long-reads/health-and-social-care-workforce
Gonella, S., Brugnolli, A., Terzoni, S., Destrebecq, A., Saiani, L., Zannini, L., Dimonte, V., Canzan, F., Mansutti, I., & Palese, A. (2019). A national study of nursing homes as learning environments according to undergraduate nursing student's perspective. International Journal of Older People Nursing, 14(3), e12245. https://doi.org/10.1111/opn.12245
Hsieh, P. L., & Chen, C. M. (2018). Geriatric Nursing and Long Term Care Content in Baccalaureate Nursing Programs in Taiwan. International Journal of Gerontology, 12(1), 52-56. https://doi.org/10.1016/j.ijge.2017.04.001
Husebø , A. M. L, A. L., Storm, M., Våga, B. B., Rosenber, B. B., & Akerjordet, K. (2018). Status of knowledge onstudent‐learning environments in nursing homes: A mixed‐method systematic review. Journal of Clinical Nursing, 27(7-8), 1344-1359. https://doi.org/10.1111/jocn.14299
Indar, A., Espin, S., LeGrow, K. & Janes N. (2018). Using Critical Creativity to Reveal Nursing Student Learning in Long-Term Care. Journal of Nursing Education, 57 (3), 150-153. https://doi.org/10.3928/01484834-20180221-04
Jacobsen, T.I., Onshuus, K., Frisnes, H., & Gonzalez, M. T. (2020). Nursing students experiences with clinical placement in a marginal Norwegian nursing home learning environment. International Practice Development Journal, 10(1), 1–14. https://doi.org/10.19043/ipdj.101.007
Lea, E. J., Andrews, S., Stronach, M., Marlow, A. & Robinson, A. L. (2016). Using action research to build mentor capacity to improve orientation and quality of nursing students aged care placements: what to do when the phone rings. Journal of Clinical Nursing, 26 (13-14), 1893-1905. https://doi.org/10.1111/jocn.13502
Lerner, N. B., Johantgen, M., Trinkoff, A. M., Storr, C. L., & Han, K. (2014). Are nursing home survey deficiencies higher in facilities with greater staff turnover. Journal of the American Medical Directors Association, 15(2), 102–107. https://doi.org/10.1016/j.jamda.2013.09.003
McCloskey, R., Keeping-Burke, L., Donovan, C., Cook, J., Witherpoon, R., & Lignos, N. (2020). Teaching strategies and activities to enhance students’ clinical placement in residential aged care facilities: a scoping review. Joanna Briggs Institute Evidence Synthesis, 18(11), 2302-2334. https://doi.org/10.11124/JBISRIR-D-19-00334
Mueller, C., Burggraf, V., & Crogan, N. L. (2020). Growth and specialization of gerontological nursing. Geriatric Nurse, 41(1), 14-15. https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2020.01.013
National Health Service Management Executive. (1993). A Vision for the future. Department of Health.
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ (Clinical research ed.), 372(71). https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Santos, C., Pimenta, M., & Nobre, C. (2007). The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15(3), 508–511. https://doi.org/10.1590/s0104-11692007000300023
Tavares, J., Almeida, M., & Ferreira, J. (2021). Padrão de competências: Porquê? Como? Para quê?. Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Tavares, J., Almeida, M., Duarte, S., & Apóstolo, J. (2021). Older adult care in nursing education: How have curricula been developed? Nurse Education in Practice, 50, 102947. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102947
Toro, A. G., & Moreno, M. P. (2000). Revisión crítica de un estudio publicado. Index Enfermaria (31), 56-59. http://www.index-f.com/comcrit.pdf
United Nations. (2019). World Population Prospects 2019: Highlights (1ª ed.). United Nations. https://population.un.org/wpp/Publications/Files/WPP2019_Highlights.pdf
Wareing, M., Taylor, R., Wilson, A., & Sharples, A. (2017). The influence of placements on adult nursing graduates' choice of first post. British journal of nursing (Mark Allen Publishing), 4(26), 228–233. https://doi.org/10.12968/bjon.2017.26.4.228
World Health Organisation. (2016). Health workforce for ageing populations. https://www.who.int/ageing/publications/health-workforce-ageing-populations.pdf?ua=1.
World Health Organization. (2015). World report on ageing and health. World Health Organization. http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/186463/9789240694811_eng.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)