Supervisão clínica de estudantes de enfermagem em estruturas residenciais para pessoas idosas

uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Sofia Peixoto Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6855-8965
  • Ana Paula Ferreira Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal
  • Andreia Dias Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal
  • Margarida Reis Santos Escola Superior de Enfermagem do Porto, CINTESIS - Center for Health Technology and Services Research, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0210e.26603

Palavras-chave:

supervisão clínica, estudantes de enfermagem, ensino clínico, estruturas residenciais para pessoas idosas

Resumo

Introdução: O envelhecimento demográfico mundial determinará um número crescente de pessoas com necessidades de cuidados de longa duração, em particular nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. É difícil atrair e reter enfermeiros qualificados para estes contextos. Importa os enfermeiros supervisores deterem competências em enfermagem gerontogeriátrica, com o intuito de serem uma influência positiva para os estudantes de enfermagem.

Objetivo: Analisar os fatores que influenciam as práticas de supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, em lares de idosos, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade das práticas de supervisão nestes ambientes.

Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada no agregador de conteúdos da Biblioteca Virtual da Escola Superior de Enfermagem do Porto e na base de dados Trip Medical Database, numa estratégia temporal entre 2014 e outubro de 2021. Os dados foram extraídos com auxílio de uma tabela, realizando-se uma análise crítica do conteúdo.

Resultados: Dos 53 artigos identificados, foram incluídos nesta revisão 9 estudos. Da síntese dos dados, emergiram os seguintes fatores: as características do estudante, o contexto ensino-aprendizagem, a relação supervisiva e o planeamento do ensino clínico.

Conclusão: Importa maximizar as experiências de aprendizagem nestes contextos, pelo reconhecido potencial destes ambientes na formação inicial dos estudantes, com vista a atrair pessoal qualificado para este sector.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, W. (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico: Fundamentos, teorias e considerações. Coimbra: Formasau.

Bratt, C., & Gautun, H. (2018). Should I stay or should I go? Nurses' wishes to leave nursing homes and home nursing. Journal of nursing management, 26(8), 1074–1082. https://doi.org/10.1111/jonm.12639

Brynildsen, G., Bjørk, I. T., Berntsen, K., & Hestetun, M. (2014). Improving the quality of nursing students' clinical placements in nursing homes: an evaluation study. Nurse education in practice, 14(6), 722–728. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.09.004

Carlson, E. (2015). Meaningful and enjoyable or boring and depressing? The reasons student nurses give for and against a career in aged care. Journal of Clinical Nursing, 3-4(24), 602–604. https ://doi.org/10.1111/jocn.12425

Carlson, E. & Idvall, E. (2014). Nursing students experiences of the clinical learning environment in nursing homes: a questionnaire study using the CLES+T evaluation scale. Nurse Education Today, 34 (7) 1130–1134. http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.009

Frøiland, C. T. (2021). Exploring mentorshippractices in clinical education in nursing homes: A qualitative mixed‐methods study. Journal of Clinical Nursing, 31 (7-8), 895-908. https://doi.org/10.1111/jocn.15943

Fulmer T. (2020). A retrospective/prospective on the future of geriatric nursing. Geriatric Nursing, 41(1), 29–31. https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2020.01.012

Garbrah, W. V., alim¨aki, T., Palovaara, M., & Kankku, P. (2017). Nursing curriculums may hinder a career in gerontological nursing: an integrative review. International Journal of Older People Nursing, 12(3), 1-11. https://doi.org/10.1111/opn.12152

Gershlick, B., & Charlesworth, A. (2019). Health and social care workforce, priorities for the new government. The Health Foundation. https://www.health.org.uk/publications/long-reads/health-and-social-care-workforce

Gonella, S., Brugnolli, A., Terzoni, S., Destrebecq, A., Saiani, L., Zannini, L., Dimonte, V., Canzan, F., Mansutti, I., & Palese, A. (2019). A national study of nursing homes as learning environments according to undergraduate nursing student's perspective. International Journal of Older People Nursing, 14(3), e12245. https://doi.org/10.1111/opn.12245

Hsieh, P. L., & Chen, C. M. (2018). Geriatric Nursing and Long Term Care Content in Baccalaureate Nursing Programs in Taiwan. International Journal of Gerontology, 12(1), 52-56. https://doi.org/10.1016/j.ijge.2017.04.001

Husebø , A. M. L, A. L., Storm, M., Våga, B. B., Rosenber, B. B., & Akerjordet, K. (2018). Status of knowledge onstudent‐learning environments in nursing homes: A mixed‐method systematic review. Journal of Clinical Nursing, 27(7-8), 1344-1359. https://doi.org/10.1111/jocn.14299

Indar, A., Espin, S., LeGrow, K. & Janes N. (2018). Using Critical Creativity to Reveal Nursing Student Learning in Long-Term Care. Journal of Nursing Education, 57 (3), 150-153. https://doi.org/10.3928/01484834-20180221-04

Jacobsen, T.I., Onshuus, K., Frisnes, H., & Gonzalez, M. T. (2020). Nursing students experiences with clinical placement in a marginal Norwegian nursing home learning environment. International Practice Development Journal, 10(1), 1–14. https://doi.org/10.19043/ipdj.101.007

Lea, E. J., Andrews, S., Stronach, M., Marlow, A. & Robinson, A. L. (2016). Using action research to build mentor capacity to improve orientation and quality of nursing students aged care placements: what to do when the phone rings. Journal of Clinical Nursing, 26 (13-14), 1893-1905. https://doi.org/10.1111/jocn.13502

Lerner, N. B., Johantgen, M., Trinkoff, A. M., Storr, C. L., & Han, K. (2014). Are nursing home survey deficiencies higher in facilities with greater staff turnover. Journal of the American Medical Directors Association, 15(2), 102–107. https://doi.org/10.1016/j.jamda.2013.09.003

McCloskey, R., Keeping-Burke, L., Donovan, C., Cook, J., Witherpoon, R., & Lignos, N. (2020). Teaching strategies and activities to enhance students’ clinical placement in residential aged care facilities: a scoping review. Joanna Briggs Institute Evidence Synthesis, 18(11), 2302-2334. https://doi.org/10.11124/JBISRIR-D-19-00334

Mueller, C., Burggraf, V., & Crogan, N. L. (2020). Growth and specialization of gerontological nursing. Geriatric Nurse, 41(1), 14-15. https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2020.01.013

National Health Service Management Executive. (1993). A Vision for the future. Department of Health.

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ (Clinical research ed.), 372(71). https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Santos, C., Pimenta, M., & Nobre, C. (2007). The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15(3), 508–511. https://doi.org/10.1590/s0104-11692007000300023

Tavares, J., Almeida, M., & Ferreira, J. (2021). Padrão de competências: Porquê? Como? Para quê?. Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Tavares, J., Almeida, M., Duarte, S., & Apóstolo, J. (2021). Older adult care in nursing education: How have curricula been developed? Nurse Education in Practice, 50, 102947. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102947

Toro, A. G., & Moreno, M. P. (2000). Revisión crítica de un estudio publicado. Index Enfermaria (31), 56-59. http://www.index-f.com/comcrit.pdf

United Nations. (2019). World Population Prospects 2019: Highlights (1ª ed.). United Nations. https://population.un.org/wpp/Publications/Files/WPP2019_Highlights.pdf

Wareing, M., Taylor, R., Wilson, A., & Sharples, A. (2017). The influence of placements on adult nursing graduates' choice of first post. British journal of nursing (Mark Allen Publishing), 4(26), 228–233. https://doi.org/10.12968/bjon.2017.26.4.228

World Health Organisation. (2016). Health workforce for ageing populations. https://www.who.int/ageing/publications/health-workforce-ageing-populations.pdf?ua=1.

World Health Organization. (2015). World report on ageing and health. World Health Organization. http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/186463/9789240694811_eng.pdf

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Peixoto, S., Ferreira, A. P. ., Dias, A. ., & Santos, M. R. . (2022). Supervisão clínica de estudantes de enfermagem em estruturas residenciais para pessoas idosas: uma revisão integrativa da literatura . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(10e), 211–221. https://doi.org/10.29352/mill0210e.26603

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde