As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0211e.27284

Palavras-chave:

criança; ginástica; desenvolvimento motor; formação desportiva

Resumo

Introdução: A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB. As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo compreende 2 conjuntos distintos, perfazendo um total de 36 crianças. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica contribui no desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios biopsicossociais. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da Educação Física, permitem a recriação dos gestos e dos elementos gímnicos noutros contexto, principalmente nas atividades autodirigidas dos recreios escolares. A Educação Física possui um papel crucial à integração social das crianças, a Ginástica, em particular torna-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

António Manuel Tavares Azevedo, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal

Área Disciplinar de Motricidade Humana

Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade

Referências

Aguilar, E. (2019). Metodología para ejercicios de la gimnasia artística en la educación general básica. Universidad Técnica del Norte.

Bruininks R, Bruininks B. (2005). Bruininks–Oseretsky test of motor proficiency (2.ª ed.). NCS Pearson.

Azevedo, K. (2012). A influência de um programa de Ginástica Rítmica sobre o desenvolvimento motor e a perceção de competência de crianças. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/70313.

Cools, W., Martelaer K., Samaey C., & Andries, C. (2009). Movement skill assessment of typically developing preschool children: A review of seven movement skill assessment tools. Journal of Sports and Science Medicine, 8(1), 154–168.

Dias, D., Rodrigues, D., Completo, F., Nazaré, F., Fragoso, F., & Marques, A. (2018). A Educação Física na promoção das habilidades motoras. Journal of Sport Pedagogy and Research ,4(1), 79–91.

Dionísio, J. (2019). Avaliação e comparação do desenvolvimento motor de crianças praticantes de Ginástica Artística e escolares. https://repositorio.ufu.br/bitstream /12345 6789/2441/5/Avaliacao DesenvolvimentoMotor.

Douda, H., Toubekis, A., Avloniti, A., & Tokmakidis, S. (2008). Physiological and anthropometric determinants of Rhythmic Gymnastics performance. International journal of sports physiology and performance, 3, 41–54. https://doi.org/10.1123/ijspp.3.1.41.

Ford, P., Croix, M., Lloyd, R., Meyers, R., Moosavi, M., Oliver, J., Till, K., & Williams, C. (2011). The long-term athlete development model: physiological evidence and application. Journal of sports sciences, 29, 389–402. https://doi.org/10.1080/02640414.2010.536849.

Gama, T. (2018). Influência da Ginástica Rítmica no desenvolvimento motor de escolares: estudo de caso sobre o nível de coordenação motora em escolares praticantes e não praticantes de Ginástica Rítmica da cidade de Fortaleza. https://1library.org/article/ desenho-experimental-influ%C3%AAncia-gin%C3%A1stica-r%C3%A Dtmica-desenvolvimento-motor-escolares. zk381xey.

Gonçalves, V., Assis, R., & Lopes, C. (2018). A prática pedagógica da Ginástica para todos no âmbito escolar. Educere et Educare, 13(27), 01–14. https://doi.org/10.17648/educare. v13i27.18275.

Isayama, H., & Gallardo, J. (2008). Desenvolvimento motor: análise dos estudos brasileiros sobre habilidades motoras fundamentais. Revista da Educação Física/UEM, 9(1), 75–82.

Jeronimo, P., Frutuoso, A., & Duek, V. (2019). The insertion of Gymnastics in children's physical education: approaches to historical-cultural theory. Cocar, 13(27), 784–805.

Jurak, G., Kovač, M., & Strel, J. (2006). Impact of the additional Physical Education lessons programme on the physical and motor development of 7- to 10-year-old children. Kinesiology, 38(2), 105–115.

Kiphard, E., & Schilling, F. (2007). Körperkoordinationstest für Kinder (2.ª ed.). Hogrefe.

Kumakura, R. S. (2012). Influência da Ginástica Artística no desenvolvimento motor de escolares [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade Federal de Sergipe.

Nascimento, B., & Dionísio, J. (2018). Avaliação do desenvolvimento motor em crianças da ginástica artística.https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFU_cb3b48ae74327d20d36

e2699920d78eb/Descrip tion.

Neris, K., Tkac, C., & Braga, R. (2012). A influência das diferentes práticas esportivas no desenvolvimento motor em crianças. Revista ACTA Brasileira do Movimento Humano, 2(1), 58–64.

Neto, F., Santos, A., Xavier, R., & Amaro, K. (2010). Importance of motor assessment in school children: analysis of the reliability of the motor development scale. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 12(6), 422–427. https://doi.org/10.5007/1980-0037.2010v12n6p422

Pehkonen, M. (2010). Quality of the teaching process as an explanatory variable in learning Gymnastics skills in school physical education. Science of Gymnastics Journal, 2(2), 29–40.

Rocha, M. (2016). Influência de um programa de Ginástica para Todos nas habilidades motoras e qualidade de vida de crianças que vivem em unidades de acolhimento [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Rocha, P., Rocha, J., & Bertolasce, A. (2010). A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso. Revista da Educação Física, 21(3), 469–477. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v21i3.7853

Rocio, A., Sanchez, A., & Vernetta, M. (2013). Aerobic Gymnastics injuries. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte, 13(49), 183–199.

Rudd, J., Barnett, L., Farrow, D., Berry, J., Borkoles, E., & Polman, R. (2017). Effectiveness of a 16 week Gymnastics curriculum at developing movement competence in children. Journal of science and medicine in sport, 20(2), 164-169.

Sember, V. (2019, Janeiro, 17-19). Benefits of Gymnastics as a physical activity on cognitive functioning and health [Comunicação por convite]. 6th International Scientific Conference of Slovenian Gymnastics Federation, Ljubljana.

Silva, A. (2021). Programas de Ginástica e níveis de habilidades motoras em crianças. [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade Federal do Tocantins.

Wuang, Y., Lin, Y., & Su, C. (2009). Rasch analysis of the Bruininks-Oseretsky test of motor proficiency-second edition in intellectual disabilities. Research in Developmental Disabilities, 30(1),1132–1144.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Azevedo, A. M. T., Eira, P. ., Lourenço, C., & Almeida, M. (2022). As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das crianças. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11e), e27284. https://doi.org/10.29352/mill0211e.27284

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social