Novos tempos, novas formas de relacionamentos familiares
Educação intergeracional mediada pelas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0220.27721Palavras-chave:
Relações Intergeracionais; Coeducação; Tecnologia; Pandemia COVID-19Resumo
Introdução: As medidas de isolamento social implementadas pela grande maioria dos países do mundo em decorrência da Pandemia de COVID 19 trouxeram mudanças nas famílias. Muitas crianças se distanciaram fisicamente de seus avós, mas em muitos casos, a tecnologia os aproximou.
Objetivos: O objetivo principal da nossa pesquisa foi investigar como os avós utilizam a tecnologia para se comunicar com os netos durante a Pandemia de COVID 19.
Metodologia: A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Para a pesquisa foram aplicados questionários a 15 avós residentes em grandes centros urbanos de diferentes partes do Brasil, sem distinção de sexo, faixa de escolaridade ou nível socioeconômico.
Resultados: Os resultados mostraram que o contato entre as duas gerações foi frequente e repleto de trocas ensinamentos de ambos os lados. A maioria dos participantes manteve contato virtual com os netos diariamente ou semanalmente, sendo que o conteúdo das atividades variou de acordo com a faixa etária dos netos, mas ocorreu principalmente por meio de conversas, atividades escolares e brincadeiras.
Conclusão: Concluímos com a pesquisa que diante da necessidade do distanciamento físico, as tecnologias têm se constituído como importante instrumento para a socialização e interação entre avós e netos, permitindo, dessa forma, a troca de ensinamentos entre as duas gerações e o fortalecimento dos laços familiares.
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