Liderança, administração e gestão nos cuidados de saúde: um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0220.27735

Palavras-chave:

liderança; aprendizagem; educação em enfermagem; gestão em enfermagem; estudante em enfermagem

Resumo

Introdução: A liderança estratégica em enfermagem, representa um dos objetivos globais da atualidade. Embora integrada nos programas curriculares, o ensino da administração e gestão, não parece promover os resultados esperados. Esta constatação pode ser consequência da metodologia de ensino, das competências visadas, ou das perceções dos estudantes sobre a utilidade e interesse da disciplina. É necessário um novo pilar teórico, com a identificação de competências basilares, conteúdos chave e metodologias de ensino adaptadas à realidade atual.

Objetivos: Identificar e mapear os modelos e conceções do processo de ensino-aprendizagem da administração e gestão em enfermagem.

Métodos: A revisão seguirá a metodologia da JBI, e incluirá todos os tipos de estudos, publicados em inglês, francês, espanhol e português, na última década, sem quaisquer limitações geográficas. As bases de dados incluíram MEDLINE, CINAHL e Psychology and Behavioral Sciences Collection (EBSCO), Scopus (Elsevier), Canadian Science Publishing, literatura cinzenta (Google Scholar) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os dados serão analisados e extraídos por dois investigadores independentes e serão apresentados numa tabela específica.

Resultados: Uma pesquisa bibliográfica preliminar permitiu a identificação de alguns conceitos, teorias e estratégias pedagógicas relevantes implementadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina.

Conclusões: Os resultados irão contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica, adaptando a teoria, através da utilização e desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que possam apoiar e capacitar os futuros enfermeiros, a enfrentar os desafios emergentes nos cuidados de saúde.

Palavras-chave: liderança; aprendizagem; educação em enfermagem; gestão em enfermagem; estudante em enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ailey, S., Lamb, K., Friese, T., & Christopher, B.-A. (2015). Educating nursing students in clinical leadership. Nursing Management (Harrow, London, England: 1994), 21(9), 23–28. https://doi.org/10.7748/nm.21.9.23.e1304

Amestoy, S. C., Backes, V. M. S., Thofehrn, M. B., Martini, J. G., Meirelles, B. H. S., & Trindade, L. de L. (2013). Nurses’ perception of the teaching-learning process of leadership. Texto & Contexto - Enfermagem, 22, 468–475. https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000200024

Benner, P., Sutphen, M., Leonard, V., Day, L., & Shulman, L. S. (2009). Educating Nurses: A Call for Radical Transformation (1st edition). Jossey-Bass.

Carragher, J., & Gormley, K. (2017). Leadership and emotional intelligence in nursing and midwifery education and practice: A discussion paper. Journal of Advanced Nursing, 73(1), 85–96. https://doi.org/10.1111/jan.13141

Caveião, C., Peres, A. M., Zagonel, I. P. S., Amestoy, S. C., & Meier, M. J. (2018). Teaching-learning tendencies and strategies used in the leadership development of nurses. Revista Brasileira De Enfermagem, 71(suppl 4), 1531–1539. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0455

Ferreira, M. M. F., Bueno, A. de A., & Lomba, M. de L. (2021). Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal. Revista de Enfermagem Referência, 5(8), e20203.

Goudreau, J., Pepin, J., Larue, C., Dubois, S., Descôteaux, R., Lavoie, P., & Dumont, K. (2015). A competency-based approach to nurses’ continuing education for clinical reasoning and leadership through reflective practice in a care situation. Nurse Education in Practice, 15(6), 572–578. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.013

Halcomb, E., Jackson, D., Daly, J., Gray, J., Salamonson, Y., Andrew, S., & Peters, K. (2016). Insights on leadership from early career nurse academics: Findings from a mixed methods study. Journal of Nursing Management, 24(2), E155-163. https://doi.org/10.1111/jonm.12317

Huynh, N. (2021). Exploring the use of simulation to develop leadership skills in undergraduate nursing students: A scoping review protocol. JBI Evidence Synthesis, 19(11), 3080–3087. https://doi.org/10.11124/JBIES-20-00526

International Council of Nurses. (2021). Nurses: A voice to lead—A vision for future healthcare. International Council of Nurses. https://www.icn.ch/system/files/documents/2021-05/ICN%20Toolkit_2021_ENG_Final.pdf

International Council of Nurses. (2019). Strategic plan 2019–2023. International Council of Nurses https://www.icn.ch/sites/default/files/inline-files/Strategic%20plan.pdf

Jack, K., Hamshire, C., Harris, W. E., Langan, M., Barrett, N., & Wibberley, C. (2018). «My mentor didn’t speak to me for the first four weeks»: Perceived Unfairness experienced by nursing students in clinical practice settings. Journal of Clinical Nursing, 27(5–6), 929–938. https://doi.org/10.1111/jocn.14015

James, A. H. (2018). Action learning can support leadership development for undergraduate and postgraduate nurses. British Journal of Nursing (Mark Allen Publishing), 27(15), 876–880. https://doi.org/10.12968/bjon.2018.27.15.876

Leal, L. A., Camelo, S. H. H., & Santos, F. C. dos. (2017). O docente de administração em enfermagem: Formação e competências profissionais. Revista de Enfermagem UFPE on line, 11(6), Art. 6. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i6a23395p2329-2338-2017

Moafimadani, S. K., Kazempour, E., Khalkhali, A., & Rahimaghaee, F. (2020). Effective factors on management of nurses organizational learning: A qualitative study. Journal of Nursing and Midwifery Sciences, 7, 51–59.

Munn, Z., Peters, M. D. J., Stern, C., Tufanaru, C., McArthur, A., & Aromataris, E. (2018). Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, 18(1), 143. https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Peters, M. D. J., Godfrey, C., McInerney, P., Munn, Z., Tricco, A. C., & Khalil, H. (2020). Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). Em E. Aromataris & Z. Munn (Eds.), JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI. https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12

Pollock, D., Davies, E. L., Peters, M. D. J., Tricco, A. C., Alexander, L., McInerney, P., Godfrey, C. M., Khalil, H., & Munn, Z. (2021). Undertaking a scoping review: A practical guide for nursing and midwifery students, clinicians, researchers, and academics. Journal of Advanced Nursing, 77(4), 2102–2113. https://doi.org/10.1111/jan.14743

Rosser, E. A., Scammell, J., Heaslip, V., White, S., Phillips, J., Cooper, K., Donaldson, I., & Hemingway, A. (2019). Caring values in undergraduate nurse students: A qualitative longtitudinal study. Nurse Education Today, 77, 65–70. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.03.011

Santos, I. A. R. D., Amestoy, S. C., Silva, G. T. R. da, Backes, V. M. S., Silva, C. C. R. da, Conceição, M. M. da, & Góis, R. M. O. de. (2021). Theoretical-practical articulation of the continuous learning of leadership in Nursing in light of Peter Senge. Revista Brasileira De Enfermagem, 74(4), e20201200. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1200

Scammell, J. M. E., Apostolo, J. L. A., Bianchi, M., Costa, R. D. P., Jack, K., Luiking, M.-L., & Nilsson, S. (2020). Learning to lead: A scoping review of undergraduate nurse education. Journal of Nursing Management, 28(3), 756–765. https://doi.org/10.1111/jonm.12951

Silva, A. M. da, Celich, K. L. S., Silva, T. G. da, Souza, S. S. D., Bittencourt, J. V. V., & Bertoncello, K. C. G. (2018). Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, 10(4), Art. 4. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102

Sriharan, A., West, K. J., Almost, J., & Hamza, A. (2021). COVID-19-Related Occupational Burnout and Moral Distress among Nurses: A Rapid Scoping Review. Nursing Leadership (Toronto, Ont.), 34(1), 7–19. https://doi.org/10.12927/cjnl.2021.26459

Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O’Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D., Moher, D., Peters, M. D. J., Horsley, T., Weeks, L., Hempel, S., Akl, E. A., Chang, C., McGowan, J., Stewart, L., Hartling, L., Aldcroft, A., Wilson, M. G., Garritty, C., … Straus, S. E. (2018). PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, 169(7), 467–473. https://doi.org/10.7326/M18-0850

World Health Organization. (2016). Global strategic directions for strengthening nursing and midwifery 2016-2020. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/275453

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Coello Gonçalves Canedo, E., Silvia Fernandes, C., & Ferreira Pereira da Silva Martins, M. M. (2023). Liderança, administração e gestão nos cuidados de saúde: um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(20), e27735. https://doi.org/10.29352/mill0220.27735

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde