Significados atribuídos pelos adolescentes à sua condição de doença crónica: revisão da evidência qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0212e.27882

Palavras-chave:

adolescente; significados; emoções; doença crónica

Resumo

Introdução:  O adolescente que vivencia um processo de doença crónica experiência uma transição de saúde-doença. Sabe-se que os significados atribuídos à condição de saúde têm o potencial de facilitar ou inibir estes processos adaptativos.

Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever os significados que os adolescentes com doença crónica atribuem à sua condição de saúde.

Métodos: Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura com Meta-Síntese segundo a abordagem do Instituto Joanna Briggs® (JBI). A avaliação das sínteses dos achados foi realizada usando o ConQual Score.

Resultados: Os resultados são apresentados sob a forma de duas sínteses qualitativas agregadas: 1. A condição crónica é vista pelo adolescente como uma injustiça que o diferencia dos pares e contribui para o isolamento; 2. Com o tempo e com a ajuda dos amigos, o adolescente perceciona benefícios na sua condição crónica de saúde. Verifica-se que à medida que o adolescente tem maior perceção da condição de ser portador de doença, experiência sentimentos negativos. Por outro lado, a tecnologia de apoio à doença é vista como positiva.

Conclusão: Conclui-se que é importante assistir o adolescente na redefinição dos significados negativos e potenciar o sentimento de autonomia, diminuindo o isolamento social e facultando o uso de equipamentos/tecnologias de suporte às limitações.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Cunha, S., Aparício, G., & Silva, E. (2023). Significados atribuídos pelos adolescentes à sua condição de doença crónica: revisão da evidência qualitativa . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(12e), e27882. https://doi.org/10.29352/mill0212e.27882

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde