Inteligência emocional em estudantes do ensino superior

Autores

  • Eduardo Santos Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | UICISA: E - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0557-2377
  • Manuela Ferreira Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | UICISA: E - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8452-2222
  • Célia Ribeiro Universidade Católica Portuguesa, Viseu, Portugal | Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Viseu, Portugal |CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1000-6890
  • Ana Paula Cardoso Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5062-4098
  • Margarida Cunha Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0500-0566
  • Sofia Campos Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4696-3537

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0213e.29759

Palavras-chave:

inteligência emocional; estudantes; ensino superior

Resumo

Introdução: A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Apesar do papel das emoções no envolvimento dos estudantes já ter sido estudado ainda pouco se sabe sobre a forma como a inteligência emocional está relacionada com o envolvimento e outros resultados de aprendizagem chave no ensino superior.

Objetivo: Descrever os níveis da inteligência emocional dos estudantes do ensino superior; e Apurar os preditores de inteligência emocional em estudantes do ensino superior.

Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra foi não probabilística por conveniência, constituída por 538 estudantes do ensino superior, maioritariamente género feminino (74,21%), com uma média de idades de 21,53±4,53 anos.

Resultados: Os scores de inteligência emocional mais elevados correspondem à perceção das próprias emoções (M=32,78±5,57) e à componente sociocognitiva das emoções (M=32,27±4,87). Os estudantes com um score global mais elevado de inteligência emocional são os que estudam diariamente (p=.002). O controlo, o envolvimento social, a autoestima e a felicidade estabeleceram uma associação positiva (β=.21; p<.001; β=.14; p=.002; β=.13; p=.02; β=.18; p=.004, respetivamente) com a inteligência emocional. O equilíbrio estabeleceu uma associação negativa (β=-.16; p<.001) com a inteligência emocional.

Conclusão: O controlo, o envolvimento social, a autoestima, a felicidade e o equilíbrio são preditores da inteligência emocional. Impõe-se a necessidade de implementação de programas promotores do desenvolvimento de Inteligência emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Eduardo Santos, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | UICISA: E - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Viseu, Portugal

Degree in Nursing (2010). Postgraduate in Management and Health Services Administration (2012). Postgraduate in Wound and Tissue Regeneration (2012). Master and Specialist in Medical-Surgical Nursing (2015). PhD in Nursing Sciences (2020). Associate Professor at the Nursing School of Coimbra (ESEnfC), Portugal. Associate research at the Portugal Centre for Evidence Based Practice: A JBI Centre of Excellence, Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E - ESEnfC) and at the Núcleo de Investigação em Enfermagem (NIE - CHUC). Published 88 articles in specialized journals, 56 papers in international conference proceedings and has published 2 books and 1 chapter. Received 13 awards and/or honors. Captivated more than 3 MM€ in competitive research projects.

Referências

Alam, F., Yang, Q., Bhutto, M. Y., & Akhtar, N. (2021). The influence of E-learning and emotional intelligence on psychological intentions: study of stranded Pakistani students. Front Psychol, 12, 715700. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.715700.

Antaramian, S. (2015). Assessing Psychological Symptoms and Well-Being: Application of a Dual-Factor Mental Health Model to Understand College Student Performance. Journal of Psychoeducational Assessment, 33(5), 419–429. https://doi.org/10.1177/0734282914557727.

Bandura, A. (1982). Self-efficacy mechanism in human agency. American Psychologist, 37(2), 122–147. https://doi.org/10.1037/0003-066X.37.2.122.

Bermejo-Martins, E., Luis, E. O., Fernández-Berrocal, P., Martínez, M., & Sarrionandia, A. (2021). The role of emotional intelligence and self-care in the stress perception during COVID-19 outbreak: An intercultural moderated mediation analysis. Personality and individual differences, 177, 110679. https://doi.org/10.1016/j.paid.2021.110679.

Di Fabio, A., & Kenny, M. E. (2016). Promoting Well-Being: The Contribution of Emotional Intelligence. Frontiers in psychology, 7, 1182. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01182.

Dominguez-Lara, S. A., & Merino-Soto, C. (2017). Internal consistency reliability of single-item measures. Fiabilidad por consistencia interna de medidas de un solo ítem. Actas urologicas espanolas, 41(3), 213. https://doi.org/10.1016/j.acuro.2016.04.003.

Elm, E. v., Altman, D. G., Egger, M., Pocock, S. J., Gøtzsche, P. C., & Vandenbroucke, J. P. (2007). Strengthening the reporting of observational studies in epidemiology (STROBE) statement: guidelines for reporting observational studies. Bmj, 335(7624), 806. https://doi.org/10.1136/bmj.39335.541782.AD

Fonseca, V. (2016). Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 33(102), 365-384. https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v33n102a14.pdf

Hernández-Torrano, D., Ibrayeva, L., Sparks, J., Lim, N., Clementi, A., Almukhambetova, A., Nurtayev, Y., & Muratkyzy, A. (2020). Mental Health and Well-Being of University Students: A Bibliometric Mapping of the Literature. Frontiers in psychology, 11, 1226. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01226.

Hughes, D. J., & Evans, T. R. (2018). Putting ‘Emotional Intelligences’ in Their Place: Introducing the Integrated Model of Affect-Related Individual Differences [Review]. Frontiers in Psychology, 9. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02155.

Hussien, R. M., Elkayal, M. M., & Shahin, M. A. H. (2020). Emotional intelligence and uncertainty among undergraduate nursing students during the COVID19 pandemic outbreak: a comparative study. The Open Nursing Journal, 14, 220–231. https://doi.org/10.2174/1874434602014010220.

Iqbal, J., Qureshi, N., Ashraf, M. A., Rasool, S. F., & Asghar, M. Z. (2021). The Effect of Emotional Intelligence and Academic Social Networking Sites on Academic Performance During the COVID-19 Pandemic. Psychology research and behavior management, 14, 905–920. https://doi.org/10.2147/PRBM.S316664.

Lipson, S. K., Lattie, E. G., & Eisenberg, D. (2019). Increased Rates of Mental Health Service Utilization by U.S. College Students: 10-Year Population-Level Trends (2007-2017). Psychiatric services (Washington, D.C.), 70(1), 60–63. https://doi.org/10.1176/appi.ps.201800332.

Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics (8.ª ed.). Report Number.

Monteiro, S., Tavares, J., & Pereira, A. (2012). Adaptação portuguesa da escala de medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico com Estudantes universitários – EMMBEP. Psicologia, Saúde & Doenças, 13(1), 66-77.

Moreno-Fernandez, J., Ochoa, J. J., Lopez-Aliaga, I., Alferez, M. J. M., Gomez-Guzman, M., Lopez-Ortega, S., & Diaz-Castro, J. (2020). Lockdown, Emotional Intelligence, Academic Engagement and Burnout in Pharmacy Students during the Quarantine. Pharmacy, 8(4), 194. https://doi.org/10.3390/pharmacy8040194.

Ryff, C. D., Boylan, J. M., & Kirsch, J. A. (2021). Eudaimonic and hedonic well-being: an integrative perspective with linkages to sociodemographic factors and health. In Lee, M. T., Kubzansky, L. D., & VanderWeele, T. J. (Eds.) Measuring Well-Being: Interdisciplinary Perspectives from the Social Sciences and Humanities. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780197512531.003.0005.

Salovey, P., Mayer, J. D., Goldman, S. L., Turvey, C., & Palfai, T. P. (1995). Emotional attention, clarity, and repair: Exploring emotional intelligence using the Trait Meta-Mood Scale. In J. W. Pennebaker (Ed.), Emotion, disclosure, & health (pp. 125–154). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/10182-006.

Sánchez-Ruiz, M. J., Tadros, N., Khalaf, T., Ego, V., Eisenbeck, N., Carreno, D. F., et al. (2021). Trait emotional intelligence and wellbeing during the pandemic: the mediating role of meaning-centered coping. Front Psychol, 12, 648401. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.648401.

Schutte, N. S., Malouff, J. M., Hall, L. E., Haggerty, D. J., Cooper, J. T., Golden, C. J., & Dornheim, L. (1998). Development and validation of a measure of emotional intelligence. Personality and Individual Differences, 25(2), 167-177. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/S0191-8869(98)00001-4.

Sturgill, R., Martinasek, M., Schmidt, T., & Goyal, R. (2021). A novel artificial intelligence-powered emotional intelligence and mindfulness App (Ajivar) for the college student population during the COVID-19 pandemic: quantitative questionnaire study. JMIR Format Res, 5, e25372. https://doi.org/10.2196/25372.

Zhoc, K. C. H., King, R. B., Chung, T. S. H., & Chen, J. (2020). Emotionally intelligent students are more engaged and successful: examining the role of emotional intelligence in higher education. European Journal of Psychology of Education, 35(4), 839-863. https://doi.org/10.1007/s10212-019-00458-0.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Santos, E., Ferreira, M., Ribeiro, C., Cardoso, A. P., Cunha, M., & Campos, S. (2023). Inteligência emocional em estudantes do ensino superior . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(13e), e29759. https://doi.org/10.29352/mill0213e.29759

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde