Documentário sobre a golden hour: tecnologia instrucional para a qualificação do cuidado materno-infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0212e.30842

Palavras-chave:

pesquisa em enfermagem; estudos de validação; período pós-parto; aleitamento materno; tecnologia instrucional

Resumo

Introdução: A Golden Hour da vida neonatal destaca, à semelhança da primeira hora de manejo do trauma em adultos, a relevância do vínculo materno-infantil nos primeiros 60 minutos de vida pós-natal.

Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de uma tecnologia instrucional sobre a Golden hour, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário.

Métodos: Trata-se de estudo de desenvolvimento tecnológico, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário, conduzido entre março e outubro de 2021, em duas etapas: produção do documentário e validação de conteúdo e de aparência da produção audiovisual.

Resultados: Participaram do processo de validação, 21 especialistas que, após apreciarem o documentário na íntegra, responderam a um instrumento organizado em 15 itens e três categorias: Objetivos, estrutura/aparência e relevância. Os itens relacionados à estrutura/aparência foram os que apresentaram maior número de sugestões. O documentário foi aprovado com índice de validade acima de 80% e intitulado: “Hora Ouro: semente de esperança”.

Conclusão: O documentário validado a partir de seus objetivos, estrutura/aparência e relevância foi considerado um recurso educativo promissor tanto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da área da saúde, quanto no processo de educação permanente em saúde. A sua estrutura/aparência é capaz de induzir à reflexão crítica e fomentar a ressignificação da prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ajayi, K.V., Harvey, I.S., Panjwani, S., Uwak, I., Garney, W., & Robin, L. (2021). Narrative Analysis of Childbearing Experiences During the COVID-19 Pandemic. MCN American Journal Maternal/Child Nursing., 46(5), 284-92. https://doi.org/10.1097/NMC.0000000000000742

Alexandre, N.M.C., Coluci, M.Z.O. (2011). Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência Saúde Coletiva [Internet], 16(7), 3061-8. http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pdf

Bhatt, D.R., Reddy, N., Ruiz, R., Bustos, D.V., Peacock, T., Dizon, R.A., Weerasinghe, S., Braun, D.X., & Ramanathan, R. Perinatal quality improvement bundle to decrease hypothermia in extremely low birthweight infants with birth weight less than 1000 g: single-center experience over 6 years. Journal of Investigative Medicine, 68, 1256-1260. https://doi.org/10.1136/jim-2020-00133

Chawinga, W.D. (2017). Levando a mídia social para uma sala de aula universitária: ensinando e aprendendo usando Twitter e blogs. International Journal Educational Technology in Higher Education., 14, 3. https://doi.org/10.1186/s41239-017-0041-6

Choi, H., Ahn, S. (2021). Classifications, Changes, and Challenges of Online Health Information Seekers during COVID-19. International Journal Environmental Research Public and Health., 18(18), 9495. https://doi.org/10.3390/ijerph18189495view

Cilliers, J., Fleisch, B., Prinsloo, C., & Taylor, S. (2018). How to Improve Teaching Practice? Experimental Comparison of Centralized Training and In-classroom Coaching. Research on Improving Systems of Education (RISE), Paper Series 18/024. https://doi.org/10.35489/BSG-RISE-WP_2018/024

Croop, S.E.W., Thoyre, S.M., Aliaga, S., McCaffrey, M.J., & Peter-Wohl, S. (2020). The Golden Hour: a quality improvement initiative for extremely premature infants in the neonatal intensive care unit. Journal of Perinatology., 40(3):530-539. https://doi.org/10.1038/s41372-019-0545-0

Drozd, B., Couvillon, E., & Suarez, A. (2018). Medical YouTube Videos and Methods of Evaluation: Literature Review. JMIR Medical Education, 4(1), e3. https://doi.org/10.2196/mededu.8527

Harriman, T.L., Carter, B., Dail, R.B., Stowell, K.E., & Zukowsky, K. (2018). Golden Hour Protocol for Preterm Infants: A Quality Improvement Project. Advanced Neonatal Care., 18(6), 462-470. https://doi.org/10.1097/ANC.0000000000000554

Lambeth, T.M., Rojas, M.A., Holmes, A.P., & Dail, R.B. (2016). First Golden Hour of Life: A Quality Improvement Initiative. Advanced Neonatal Care, 16(4), 264-72. https://doi.org/10.1097/ANC.0000000000000306

Lima, M.B., Rebouças, C.B.A., Castro, R.C.M.B., Cipriano, M.A.B., Cardoso, M.V.L.M.L., Almeida, P.C. (2017). Construction and validation of educational video for the guidance of parents of children regarding clean intermittent catheterization. Revista Escola Enfermagem USP., 51:e03273. http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016005603273

Mbiti, I., Karthik, M., Maruicio, R., Youdi, S., Constantine, M., Rakesh, R. (2019). Inputs, Incentives, and Complementarities in Education: Experimental Evidence from Tanzania. The Quarterly Journal of Economics, 134(3), 1627-73. https://doi.org/10.1093/qje/qjz010

Muralidharan, K., Abhijeet, S., & Ganimian, A.J. (2019). Disrupting Education? Experimental Evidence on Technology-Aided Instruction in India. American Economic Review, 109(4), 1426-60. https://doi.org/10.1257/aer.20171112

Peleg, B., Globus, O., Granot, M., Leibovitch L., Mazkereth R., Eisen I., Morag I., Popa O., Rozen C., Maayan-Metzger A., & Strauss T. (2019). “Golden Hour” quality improvement intervention and short-term outcome among preterm infants. Journal Perinatology, 39, 387–392. https://doi.org/10.1038/s41372-018-0254-0

Pestana, M.H., Gageiro, J.N. (2005). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. Lisboa: Silabo.

Roy, C. (2009). The Roy adaptation model. 3rd ed. Upper Saddle River: Pearson Education.

Sharma D. (2017a). Golden 60 minutes of newborn's life: Part 1: Preterm neonate. Journal Maternal Fetal Neonatal Medicine, 30(22), 2716-2727. https://doi.org/10.1080/14767058.2016.1261398

Sharma D. (2017b). Golden hour of neonatal life: Need of the hour. Maternal Health Neonatol Perinatology, 19,3:16. https://doi.org/10.1186/s40748-017-0057-x

Verma, D., Sharma, D., & Khapre, M. (2021). Content analysis of educational videos on hand hygiene during COVID-19 pandemic. Journal Education and Health Promotion., 10:278. https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1024_20

Versuti, A., & Monnerat Lima, E. (2021). O aluno em foco – um panorama sobre a produção audiovisual de documentários por estudantes em contexto escolar. Cadernos de Pós-graduação, 20(1), 189-202. doi:https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19682

Wan, X.L., Su, S.Y., Tang, J., Hu, Y.L., Cheng, H., Peng, W.T., Chen, Q., Li, X.W., Huang, X., Liu, Q., Wang, Z.D., & Mu, DZ. (2018). Effect of golden-hour body temperature bundle management on admission temperature and clinical outcome in preterm infants after birth. Zhongguo Dang Dai Er Ke Za Zhi., 20(8), 613-617. https://doi.org/10.7499/j.issn.1008-8830.2018.08.003

Yang, Y., Tian, K., Bai, G., Zhu, X., Yang, Y., Yu, X., & Shi, L. (2019). Health technology assessment in traditional Chinese medicine in China: current status, opportunities, and challenges. Global Health Journal., 3(4), 89-93. https://doi.org/10.1016/j.glohj.2019.11.002

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Fontella , L. ., Dutra, L. ., Backes , D., Pestana-Santos, M., & Silva , S. (2023). Documentário sobre a golden hour: tecnologia instrucional para a qualificação do cuidado materno-infantil. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(12e), e30842. https://doi.org/10.29352/mill0212e.30842

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde