Competências dos estudantes de enfermagem para o cuidado farmacoterapêutico

Autores

  • Luís Batalha Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal | Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5328-1470
  • Paulo Ferreira Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal | Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1984-1750
  • Maria Isabel Fernandes Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal | Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4856-4441
  • José Seguro SANFIL Medicina - Casa de Saúde de Santa Filomena, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4543-6839

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0222.32416

Palavras-chave:

enfermagem; competência profissional; currículo; cuidado farmacoterapêutico

Resumo

Introdução: É necessário melhorar a formação dos estudantes de enfermagem no cuidado farmacoterapêutico (Stolic et al., 2022) e comprovar que os planos de estudo são deficientes nesta área (Seguro et al., 2023).

Objetivo: Identificar a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a adequação dos planos de estudo para desenvolver conhecimentos, competências e atitudes em cuidado farmacoterapêutico e avaliar o nível de competência dos estudantes nesta área.

Métodos: Estudo descritivo numa amostra de conveniência composta por estudantes de licenciatura e mestrado de cinco escolas de enfermagem portuguesas. Aplicou-se o instrumento de De Baetselier (De Baetselier et al., 2022) para a colheita dos dados. A síntese de dados utilizou medidas descritivas e de frequência.

Resultados: Participaram 57 estudantes entre os 19 - 62 anos com uma mediana de 23. Mais de 60 % afirmou que os planos de estudo contemplam apenas suficientemente as responsabilidades dos enfermeiros. Menos de 22% identificaram oportunidades de aprendizagem nos ensinos clínicos e menos de 23% confirmaram essas competências nos planos de estudo. O desempenho demonstrado para o cuidado farmacoterapêutico variou entre 131 e 169 pontos numa escala máxima de 200 pontos.

Conclusão: Os planos de estudo não se adequam ao atual modelo dos enfermeiros para o cuidado farmacoterapêutico, pelo que se sugere um ensino com base em competências e maior ênfase no cuidado farmacoterapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

De Baetselier, E., Dijkstra, N. E., Batalha, L. M., Ferreira, P. A. C., Filov, I., Grøndahl, V. A., Heczkova, J., Helgesen, A. K., Hirdle, J., Jordan, S., Kolovos, P., Langer, G., Ličen, S., Lillo-Crespo, M., Malara, A., Padyšáková, H., Prosen, M., Pusztai, D., Raposa, B., … Dilles, T. (2022). Nurse students’ competences in interprofessional pharmaceutical care in Europe: Cross-sectional evaluation. Nurse Education in Practice, 65, 103485. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103485

De Baetselier, E., Dilles, T., Feyen, H., Haegdorens, F., Mortelmans, L., & Van Rompaey, B. (2022). Nurses’ responsibilities and tasks in pharmaceutical care: A scoping review. Nursing Open, 9(6), 2562–2571. https://doi.org/10.1002/nop2.984

De Baetselier, E., Van Rompaey, B., Dijkstra, N. E., Sino, C. G., Akerman, K., Batalha, L. M., Fernandez, M. I. D., Filov, I., Grøndahl, V. A., Heczkova, J., Helgesen, A. K., Keeley, S., Kolovos, P., Langer, G., Ličen, S., Lillo-Crespo, M., Malara, A., Padyšáková, H., Prosen, M., … Dilles, T. (2021). The NUPHAC-EU framework for nurses’ role in interprofessional pharmaceutical care: Cross-sectional evaluation in Europe. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), Art. 15. https://doi.org/10.3390/ijerph18157862

Dijkstra, N. E., De Baetselier, E., Dilles, T., Van Rompaey, B., da Cunha Batalha, L. M., Filov, I., Grøndahl, V. A., Heczkova, J., Helgesen, A. K., Jordan, S., Kafková, Z., Karnjus, I., Kolovos, P., Langer, G., Lillo-Crespo, M., Malara, A., Padyšáková, H., Prosen, M., Pusztai, D., … Sino, C. G. M. (2021). Developing a competence framework for nurses in pharmaceutical care: A delphi study. Nurse Education Today, 104, 104926. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104926

Escrivá Gracia, J., Brage Serrano, R., & Fernández Garrido, J. (2019). Medication errors and drug knowledge gaps among critical-care nurses: A mixed multi-method study. BMC Health Services Research, 19(1), 640. https://doi.org/10.1186/s12913-019-4481-7

Luokkamäki, S., Härkänen, M., Saano, S., & Vehviläinen-Julkunen, K. (2021). Registered nurses’ medication administration skills: A systematic review. Scandinavian Journal of Caring Sciences, 35(1), 37–54. https://doi.org/10.1111/scs.12835

Maier, C. B. (2019). Nurse prescribing of medicines in 13 European countries. Human Resources for Health, 17(1), 95. https://doi.org/10.1186/s12960-019-0429-6

Martiniano, C. S., Andrade, P. S. de, Magalhães, F. C., Souza, F. F. de, Clementino, F. de S., & Uchôa, S. A. da C. (2015). Legalization of nurse prescribing of medication in brazil: History, trends and challenges. Texto & Contexto - Enfermagem, 24, 809–817. https://doi.org/10.1590/0104-07072015001720014

Sáez-López, J.-M., Domínguez-Garrido, M.-C., Medina-Domínguez, M.-C., Monroy, F., & González-Fernández, R. (2021). The competences from the perception and practice of university students. Social Sciences, 10(2), Art. 2. https://doi.org/10.3390/socsci10020034

Salehi, T., Seyedfatemi, N., Mirzaee, M. S., Maleki, M., & Mardani, A. (2021). Nurses’ knowledge, attitudes, and practice in relation to pharmacovigilance and adverse drug reaction reporting: A systematic review. BioMed Research International, 2021, 6630404. https://doi.org/10.1155/2021/6630404

Seguro, J., Batalha, L., & Fernandes, M. (2023). O cuidado farmacoterapêutico interprofissional: A visão do médico sobre o trabalho do enfermeiro. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 20, Art. 20. https://doi.org/10.29352/mill0220.27114

Stolic, S., Ng, L., Southern, J., & Sheridan, G. (2022). Medication errors by nursing students on clinical practice: An integrative review. Nurse Education Today, 112, 105325. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105325

van Mil, J. W. F., Schulz, M., & Tromp, Th. F. J. D. (2004). Pharmaceutical care, European developments in concepts, implementation, teaching, and research: A review. Pharmacy World and Science, 26(6), 303–311. https://doi.org/10.1007/s11096-004-2849-0

Zlatkin-Troitschanskaia, O., Shavelson, R. J., & Kuhn, C. (2015). The international state of research on measurement of competency in higher education. Studies in Higher Education, 40(3), 393–411. https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1004241

Publicado

2023-10-12

Como Citar

Batalha, L. ., Ferreira , P., Fernandes, M. I. ., & Seguro , J. (2023). Competências dos estudantes de enfermagem para o cuidado farmacoterapêutico . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(22), e32416. https://doi.org/10.29352/mill0222.32416

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde