Ganhos em conhecimentos e atitudes dos pais após frequentarem um curso de preparação para a parentalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0224.34004

Palavras-chave:

conhecimentos; atitudes e práticas em saúde; pais; parentalidade; gravidez; educação pré-natal

Resumo

Introdução: Cada vez mais os pais revelam dúvidas, receios e falta de experiência, evidenciando a necessidade sentida pelas grávidas de frequentarem cursos de preparação para a parentalidade, de forma a obterem mais informações sobre a gravidez, a preparação do enxoval, o parto, os cuidados ao recém-nascido e até o envolvimento do pai do bebé e da restante família.

Objetivo: Construir e testar a validade de conteúdo de um instrumento para avaliar os ganhos em conhecimentos e atitudes dos futuros pais após a frequência de um curso de preparação para a parentalidade.

Métodos: O instrumento foi construído com base numa revisão da literatura e dos programas de preparação para a parentalidade e submetido a um painel de peritos para calcular o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O questionário foi intercalado com feedback controlado para determinar se os itens que compõem o instrumento são representativos do domínio de conteúdo que pretendem medir, partindo do pressuposto de que a opinião do grupo é mais válida do que a opinião individual.

Resultados: No subdomínio Gravidez e Puerpério, no que respeita aos domínios Conhecimentos e Atitudes, os valores de consenso relativo variaram entre 15,3% e 16,6%. No subdomínio Recém-Nascido, os valores relativos de consenso variaram entre 80,0% e 83,7% em ambos os domínios, o que significa que a maioria dos programas de cursos de preparação para a parentalidade tem uma base significativa de concordância nestas questões.

Conclusão: Foi possível aferir se a informação que os peritos consideram útil e fundamental avalia os ganhos em conhecimentos e atitudes dos futuros pais após a realização de um Curso de Preparação para a Parentalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alexandre, N. & Coluci, M. (2011). Validade de Conteúdo nos Processos de Construção e Adaptação de Instrumentos de Medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(7). https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006

Alizadeh-Dibazari, Z., Abdolalipour, S., & Mirghafourvand, M. (2023). The effect of prenatal education on fear of childbirth, pain intensity during labour and childbirth experience: a scoping review using systematic approach and meta-analysis. BMC pregnancy and childbirth, 23(1), 541. https://doi.org/10.1186/s12884-023-05867-0

Benner P. (1982). From novice to expert. The American journal of nursing, 82(3), 402–407.

Boateng, G. O., Neilands, T. B., Frongillo, E. A., Melgar-Quiñonez, H. R., & Young, S. L. (2018). Best Practices for Developing and Validating Scales for Health, Social, and Behavioral Research: A Primer. Frontiers in Public Health, 6, 149. https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00149

Bodin, M., Holmström, C., Plantin, L., Schmidt, L., Ziebe, S., & Elmerstig, E. (2021b). Preconditions to parenthood: Changes over time and generations. Reproductive Biomedicine & Society Online, 13, 14–23. https://doi.org/10.1016/j.rbms.2021.03.003

Couto, G. (2006). Conceptualização Pelos Enfermeiros de Preparação Para o Parto [Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64590

Cruz, O. (2014). Parentalidade Positiva e suas Consequências no Desenvolvimento da Criança. Centro de Estudos Judiciários, 107-113. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/118460/2/308787.pdf

Gaboury, J., Capaday, S., Somera, J., & Purden, M. (2017). Effect of the Postpartum Hospital Environment on the Attainment of Mothers’ and Fathers’ Goals. Journal of Obstetric, Gynecologic, and Neonatal Nursing: JOGNN, 46(1), 40–50. https://doi.org/10.1016/j.jogn.2016.08.008

Gerrish, K., Lathlean, J. & Cormack, D. (2015). The Research Process in Nursing (7ª ed). Wiley Blackwell.

Graça, L., Figueiredo, M. & Carreira, M. (2011). Contributos da Intervenção de Enfermagem de Cuidados de Saúde Primários para a Transição para a Maternidade. Revista de Enfermagem Referência. III(4), 27–35. https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2232&id_revista=9&id_edicao=36

Green, L. & Kreuter, M. (2005). Health Program Planning: An Educational and Ecological Approach (4th ed). McGraw Hill.

Heim, M. A., Miquelutti, M. A., & Makuch, M. Y. (2019). Perspective of pregnant women regarding antenatal preparation: A qualitative study. Women and Birth: Journal of the Australian College of Midwives, 32(6), 558–563. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2018.11.016

Keeney, S., Hasson, F. & McKenna, H. (2011). The Delphi technique in nursing and health research. Wiley-Blackwell.

Kehinde, J., O’Donnell, C., & Grealish, A. (2023). The effectiveness of prenatal breastfeeding education on breastfeeding uptake postpartum: A systematic review. Midwifery, 118, 103579. https://doi.org/10.1016/j.midw.2022.103579

McCarter, D., Law, A. A., Cabullo, H., & Pinto, K. (2022). Scoping Review of Postpartum Discharge Education Provided by Nurses. Journal of Obstetric, Gynecologic, and Neonatal Nursing: JOGNN, 51(4), 377–387. https://doi.org/10.1016/j.jogn.2022.03.002

Mendes, C. (2009). Inclusão Escolar de Crianças Com Trissomia 21: Atitudes de Alunos [Dissertação de Mestrado, Universidade do Algarve]. Repositório da Universidade do Algarve. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/535

National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine, Division of Behavioral and Social Sciences and Education, Board on Children, Youth, and Families, & Committee on Supporting the Parents of Young Children. (2016). Parenting Matters: Supporting Parents of Children Ages 0-8 (H. Breiner, M. Ford, & V. L. Gadsden, Eds.). National Academies Press (US). http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK402024/

Ordem dos Enfermeiros. (2012). Recomendações Para a Preparação Para o Nascimento. Recomendação nº 2/2012. Ordem dos Enfermeiros. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/recomenda%C3%A7%C3%B5es-para-a-prepara%C3%A7%C3%A3o-para-o-nascimento/

Ordem dos Enfermeiros. (2015). CIPE - Classificação Internacional Para a Prática de Enfermagem. Ordem dos Enfermeiros. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/classifica%C3%A7%C3%A3o-internacional-para-a-pr%C3%A1tica-de-enfermagem-cipe/

Ricchi, A., La Corte, S., Molinazzi, M. T., Messina, M. P., Banchelli, F., & Neri, I. (2020). Study of childbirth education classes and evaluation of their effectiveness. La Clinica Terapeutica, 170(1), e78–e86. https://doi.org/10.7417/CT.2020.2193

Santos, J. & Dias, P. (2021). Percepção das gestantes em relação à assistência pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde. Research, Society and Development, 10(10). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18785

Serçekuş, P., & Mete, S. (2010). Turkish women’s perceptions of antenatal education. International Nursing Review, 57(3), 395–401. https://doi.org/10.1111/j.1466-7657.2009.00799.x

Vanderlaan, J., Sadler, C., & Kjerulff, K. (2021). Association of Delivery Outcomes With the Number of Childbirth Education Sessions. The Journal of Perinatal & Neonatal Nursing, 35(3), 228–236. https://doi.org/10.1097/JPN.0000000000000579

World Health Organization. (2012). Health Education: Theoretical Concepts, Effective Strategies and Core Competencies: a Foundation Document to Guide Dapacity development of Health Educators. World Health Organization. https://applications.emro.who.int/dsaf/EMRPUB_2012_EN_1362.pdf

Yusoff, M. (2019). ABC of Content Validation and Content Validity Index Calculation. Education in Medicine Journal, 11(2), 49-54. https://doi.org/10.21315/eimj2019.11.2.6

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Sousa, A., Magalhães, A., Gomes, A., Oliveira, I., & Couto, G. (2024). Ganhos em conhecimentos e atitudes dos pais após frequentarem um curso de preparação para a parentalidade . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(24), e34004. https://doi.org/10.29352/mill0224.34004

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde