O que escondem os edifícios?
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0214e.34406Resumo
Foi esta a pergunta que serviu de mote para um projeto de práticas pedagógicas inovadoras no âmbito da Engenharia Civil. A ideia é garantir um papel mais ativo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, utilizando montagens experimentais e equipamentos de diagnóstico, que lhes permitem movimentar-se num laboratório vivo, aplicando ferramentas de diagnóstico inovadoras para observar o que está “escondido” pelas camadas mais superficiais que revestem os edifícios.
No entanto, a pergunta “O que escondem os edifícios?” é pertinente, não só do ponto de vista pedagógico, mas também do ponto de vista profissional, quer para aqueles que trabalham no setor da construção e reabilitação de edifícios, quer para aqueles que desenvolvem investigação nessa área. Realmente, os edifícios são sistemas muito complexos, constituídos por diversas camadas sobrepostas, sendo apenas as mais exteriores as que são diretamente observáveis. Contudo, são muitas vezes as camadas mais interiores que mais condicionam o desempenho dos edifícios e que permitem garantir as exigências fundamentais e indispensáveis para que possam ser utilizados com qualidade.
Este aspeto é ainda mais relevante quanto falamos em reabilitação de edifícios. Se se procurar num dicionário de referência, a palavra reabilitar significa regenerar ou recuperar, total ou parcialmente. Apesar deste conceito ter surgido noutros domínios científicos e sociais, rapidamente foi adotado com muito sucesso ao setor da construção, sobretudo, dos edifícios.
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