Cuidar do sono do recém-nascido pré-termo na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0226.34689

Palavras-chave:

sono; prematuro; recém-nascido; cuidados estandardizados

Resumo

Introdução: O sono tem um papel importante no desenvolvimento cerebral e plasticidade sinática com implicações no neurodesenvolvimento. A avaliação dos estados de comportamento do recém-nascido (sono e vigília) é o primeiro passo para proteger o sono no prematuro, otimizando o processo do neurodesenvolvimento. 

Objetivo: O objetivo do presente estudo de investigação é o de analisar a implementação de um conjunto de medidas relativas ao sono do recém-nascido prematuro na unidade de cuidados especiais neonatais (UCEN) e a sua influência no tempo de internamento. 

Métodos: Estudo descritivo de natureza exploratório desenvolvido numa UCEN portuguesa. Descrevemos as diferentes estratégias de cuidados estandardizados implementadas, dando resposta às exigências da Joint Comission International nos cuidados ao doente e também às preocupações dos profissionais de saúde neste tema.

Resultados: No período de tempo analisado e com a aplicação dos cuidados e estratégias na melhoria da qualidade do sono, não encontrámos diferenças significativas no perfil de doentes internados e este procedimento não levou a um aumento do tempo de internamento.

Conclusão: Os profissionais têm um papel vital na implementação de estratégias que promovam o sono do prematuro na UCEN e nas intervenções com efeito positivo na qualidade de sono do recém-nascido. É necessário incluir e capacitar os pais no esforço para promover o desenvolvimento do sono na UCEN para que mantenham estas intervenções após a alta hospitalar.

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Sousa e Cunha, M., Trindade, D., & Carneiro, A. R. (2024). Cuidar do sono do recém-nascido pré-termo na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (26), e34689. https://doi.org/10.29352/mill0226.34689

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde