Dificuldades do enfermeiro supervisor no processo de supervisão clínica: scoping review
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0216e.35734Palavras-chave:
preceptoria; estudantes de enfermagem; conhecimentos, atitudes e prática em saúde; educação em enfermagemResumo
Introdução: A preceptoria clínica é um processo ativo e formal que busca estruturar a aprendizagem e desenvolver habilidades profissionais, com foco na autonomia e na qualidade dos cuidados.
Objetivo: Mapear a evidência científica sobre as dificuldades sentidas pelo enfermeiro supervisor no processo de supervisão clínica de estudantes de enfermagem em ensino clínico.
Métodos: Scoping review de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute e as orientações PRISMA. Pesquisa realizada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Cochrane Plus Colletion; Scientific Electonic Library Online (SciELO); Biblioteca do Conhecimento Online (B-On); Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS) e Base de Dados de Enfermagem (Bdenf). O critério de elegibilidade foi incluir estudos que apresentassem as dificuldades sentidas pelo enfermeiro supervisor no processo de supervisão clínica de estudantes de enfermagem em ensino clínico, de janeiro de 2018 a setembro de 2024.
Resultados: Amostra final constituída por 8 artigos, cujos resultados foram agrupados em 4 categorias: formação no âmbito da supervisão clínica; caraterísticas do enfermeiro supervisor; caraterísticas do contexto de ensino clínico e articulação entre instituição de saúde e ensino superior.
Conclusão: O enfermeiro supervisor deve ter conhecimentos no âmbito da supervisão clínica, adotar intervenções com base nas suas necessidades pessoais/profissionais, do estudante, do contexto e promotoras da articulação entre instituição de saúde e ensino superior.
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