Inteligência Artificial no Ensino Superior: Fraude e Mérito - Avaliar Conhecimentos e Competências na era da IA
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0215e.36511Resumo
Passado ano e meio após a disponibilização ao público de forma livre e gratuita da plataforma mais popular de processamento de linguagem natural, uma subárea da Inteligência Artificial, desenvolvida pela OpenAI, as instituições de ensino em todos os níveis, em particular o ensino superior, precisam de se adaptar rapidamente para uma nova realidade, cuja preocupação se faz sentir de diversas formas, em diversos setores e níveis de ensino. A euforia inicial, resultado da apreciação da capacidade excecional de produzir textos, resolver problemas complexos, como a escrita de algoritmos, reflexões críticas, equações de reações químicas, equações matemáticas, entre tantas outras áreas, rapidamente despertou na comunidade educativa uma apreensão natural sobre as implicações que o uso deste tipo de tecnologia induz no processo de ensino/aprendizagem. Embora essa preocupação esteja naturalmente patente nos diferentes níveis de ensino, focam-se essencialmente as preocupações no ensino superior.
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