Inteligência Artificial no Ensino Superior: Fraude e Mérito - Avaliar Conhecimentos e Competências na era da IA

Autores

  • José Paulo Lousado Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | CISeD - Centro de Estudos em Serviços Digitais, Viseu, Portugal http://orcid.org/0000-0002-5757-5441

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0215e.36511

Resumo

Passado ano e meio após a disponibilização ao público de forma livre e gratuita da plataforma mais popular de processamento de linguagem natural, uma subárea da Inteligência Artificial, desenvolvida pela OpenAI, as instituições de ensino em todos os níveis, em particular o ensino superior, precisam de se adaptar rapidamente para uma nova realidade, cuja preocupação se faz sentir de diversas formas, em diversos setores e níveis de ensino. A euforia inicial, resultado da apreciação da capacidade excecional de produzir textos, resolver problemas complexos, como a escrita de algoritmos, reflexões críticas, equações de reações químicas, equações matemáticas, entre tantas outras áreas, rapidamente despertou na comunidade educativa uma apreensão natural sobre as implicações que o uso deste tipo de tecnologia induz no processo de ensino/aprendizagem. Embora essa preocupação esteja naturalmente patente nos diferentes níveis de ensino, focam-se essencialmente as preocupações no ensino superior.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Lousado, J. P. (2024). Inteligência Artificial no Ensino Superior: Fraude e Mérito - Avaliar Conhecimentos e Competências na era da IA. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (15e), e36511. https://doi.org/10.29352/mill0215e.36511

Edição

Secção

Editorial