Robótica e eletrónica em contexto escolar: um estímulo na aprendizagem e à motivação para carreiras profissionais na engenharia
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0216e.37503Palavras-chave:
eletrónica; robótica; educação; engenharias; ensino básicoResumo
Introdução: A falta de motivação e desinteresse dos jovens no ensino tradicional, pode ter consequências negativas tanto no momento presente, bem como nas suas futuras escolhas de carreira profissional.
Objetivo: Explorar a utilização da eletrónica e da robótica no ensino básico, de forma a conjeturar sobre o impacto que estas áreas podem ter na aprendizagem de conceitos teóricos diversificados e no estímulo aos jovens para optarem por carreiras na área das engenharias.
Métodos: Foi realizado um estudo com uma abordagem exploratória e qualitativa, visando abordar os principais benefícios da utilização prática e envolvente da eletrónica e da robótica em crianças do ensino básico. A recolha de dados foi realizada através de várias técnicas qualitativas, incluindo observações diretas, entrevistas semiestruturadas e questionários com os participantes.
Resultados: Espera-se que este estudo proporcione insights valiosos sobre a integração de experiências práticas da área da eletrotecnia no ensino básico, contribuindo para a criação de estratégias educativas motivadoras e influenciadoras para as áreas de estudo de engenharias, onde existe um défice de profissionais qualificados.
Conclusão: O estudo revela que a utilização da eletrónica e robótica em crianças do ensino básico pode aumentar o interesse e a motivação, desenvolve habilidades cognitivas e de trabalho em equipa, e estimula o gosto pelas engenharias. As atividades práticas contextualizam o conhecimento teórico, tornando-o mais relevante e aplicável. A integração curricular destas tecnologias acarreta alguns desafios, mas é exequível, proporcionando assim a preparação dos jovens para o futuro automatizado.
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