Olivoturismo em Portugal uma visão geral da oferta existente pelas principais regiões produtoras
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0218e.37825Palavras-chave:
olivoturismo; Portugal; regiões DOP; oferta turística; desenvolvimento ruralResumo
Introdução: O olivoturismo, um produto turístico desenvolvido em áreas rurais, pode constituir-se como uma nova alavanca de desenvolvimento de áreas oleícolas, induzindo o desenvolvimento da agricultura, gastronomia e cultura local.
Objetivo: Observar a oferta atual e o grau de desenvolvimento do Olivoturismo, produto turístico em Portugal, um dos principais produtores de azeite a nível mundial.
Métodos: Numa primeira fase, observaram-se as regiões de produtos de azeite certificado com Denominação de Origem Protegida (DOP) no país, seguindo-se uma pesquisa de dados (recursos) nos sites de todos os municípios das regiões DOP referidas. Numa terceira fase, esta informação foi complementada com uma pesquisa no motor de busca Google sobre o olivoturismo nos referidos municípios.
Resultados: As experiências em unidades de alojamento e as feiras e eventos relacionados com a temática, são os recursos turísticos mais utilizados para a promoção do produto turístico. Os resultados evidenciam igualmente que as seis regiões com azeite DOP estão num processo de desenvolvimento distinto da atividade turística. A Região da Beira Interior, no Centro de Portugal, é a região de Portugal onde o olivoturismo apresenta mais oferta turística, existindo aqui duas rotas de azeite que percorrem quase toda a região.
Conclusão: Em Portugal o olivoturismo está num estado de desenvolvimento recente. Como um produto turístico rural que pode promover o desenvolvimento rural, carece de uma maior atenção, articulação e divulgação por parte de entidades privadas e públicas, a nível local e nacional.
Downloads
Referências
Almeida, I., & Silveira, L. (2021). Olive-oil tourism in Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 153–165. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.23289
Alonso, A. D., & Krajsic, V. (2013). Food heritage down under: Olive growers as Mediterranean ‘food ambassadors’. Journal of Heritage Tourism, 8(2–3), 158–171. https://doi.org/10.1080/1743873X.2013.767807
Ásványi, K., & Jászberényi, M. (2017). The role of rural cities’ festivals in the development of regions. The Central European Journal of Regional Development and Tourism, 177–187. https://doi.org/10.3727/152599515X14297053839656
Bezerra, R., & Correia, A. I. (2019). The potential of olive oil for creative tourism experiences in the northern region of Portugal. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 51, 55–72. https://doi.org/10.59072/rper.vi51.512
Bilal, R. M., Liu, C., Zhao, H., Wang, Y., Farag, M. R., Alagawany, M., ... Lin, Q. (2021). Olive oil: Nutritional applications, beneficial health aspects and its prospective application in poultry production. Frontiers in Pharmacology, 12, 723040. https://doi.org/10.3389/fphar.2021.723040
Câmara Municipal de Marvão. (2021). Festas. https://www.cm-marvao.pt/concelho/festas-feiras-e-romarias/festas/
Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. (2023). Rota do Azeite da Beira Baixa. Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. https://turismodocentro.pt/wp-content/uploads/2023/03/Rota-do-Azeite_Beira-Baixa.pdf
Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. (s.d.). Rota do Azeite da Beira Interior. https://www.visiteserradaestrela.pt/pt/itineraries/sensations-flavours/rota-do-azeite-da-beira-interior
Conselho da Europa. (s.d.). Routes of the Olive Tree. https://www.coe.int/en/web/cultural-routes/the-routes-of-the-olive-tree
Crescimanno, M., Di Marco, S., & Guccione, G. (2002). Production and trade marketing policies regarding organic olive oil in Sicily. British Food Journal, 104(3/4/5), 175–186. https://doi.org/10.1108/00070700210425642
Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. (2024). Produtos tradicionais portugueses. https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/azeites-e-azeitonas
Eurostat. (2019). Olive trees cover 4.6 million hectares in the EU. https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/DDN-20190301-1?inheritRedirect=true
Eurostat. (2024). Price of olive oil up 50% in one year. https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/w/ddn-20240227-1
Ferreira, D. I. R., & Martín, J. M. S. (2021). O olival como oportunidade para o turismo no Parque Natural do Tejo Internacional. Finisterra, 56(117), 55–80. https://doi.org/10.18055/Finis19241
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral. (2020). Análise setorial do azeite. GPP. https://www.gpp.pt/images/PEPAC/Anexo_NDICE_ANLISE_SETORIAL___AZEITE.pdf
Hernández-Mogollón, J. M., Di-Clemente, E., Campón-Cerro, A. M., & Folgado-Fernández, J. A. (2021). Olive oil tourism in the Euro-Mediterranean area. International Journal of Euro-Mediterranean Studies, 14(1), 85–101.
House of Wines. (s.d.). Azeites regiões. https://houseofwines.pt/regioes-azeites/
Hwang, Y., & Quadri-Felitti, D. (2022). A quest for the healthy lifestyle and learning experiences in olive oil tourism. Journal of Tourism and Cultural Change, 20(4), 499–515. https://doi.org/10.1080/14766825.2021.1917586
Instituto Nacional de Estatística. (2021). Recenseamento agrícola 2019. INE. https://abrir.link/NYTak
Karaman, S., & Budak, F. (2023). Evaluation of olive plant in the context of faith tourism. Request & Demand Adress, 126, 126–133.
Lopes, E. R., Peres, S., Soares, J., Duarte, E., & Martins, P. (2024). The influence of olive heritage and olive tourism on the development of rural territories. Journal of Tourism and Heritage Research, 7(1), 269–279. https://www.jthr.es/index.php/journal/article/view/556
Mattas, K., Baourakis, G., Tsakiridou, E., Hedoui, M. A., & Hosni, H. (2020). PDO olive oil products: A powerful tool for farmers and rural areas. Journal of International Food & Agribusiness Marketing, 32(4), 313–336. https://doi.org/10.1080/08974438.2019.1599763
Millán-Vázquez de la Torre, M. G., Arjona-Fuentes, J. M., & Amador-Hidalgo, L. (2017). Olive oil tourism: Promoting rural development in Andalusia (Spain). Tourism Management Perspectives, 21, 100–108. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2016.12.003
Monteiro, B., & Salvado, J. (2024). Experiência de turismo do azeite: Uma revisão sistemática da literatura. Via. Tourism Review, 25. https://journals.openedition.org/viatourism/11268
Moral-Cuadra, S., Acero de la Cruz, R., Rueda Lopez, R., & Salinas Cuadrado, E. (2020). Relationship between consumer motivation and the gastronomic experience of olive oil tourism in Spain. Sustainability, 12(10), 4178. https://doi.org/10.3390/su12104178
Murgado-Armenteros, E. M. (2013). Turning food into a gastronomic experience: Olive oil tourism. Options Méditerranéennes, 106, 97–109.https://om2.iamm.fr/ressources/om/pdf/a106/00006809.pdf
Murgado-Armenteros, E. M., Parrilla-González, J. A., & Medina-Viruel, M. J. (2021). What does the olive oil tourist value at the destination? A criterion for olive oil tourism segmentation. International Journal of Gastronomy and Food Science, 25, 100378. https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2021.100378
Murgado-Armenteros, E. M., Torres, F. J., Parras, M., & Vega, M. (2011). El aceite de oliva como elemento nuclear para el desarrollo del turismo. In C. Flavián & C. Fandos (Eds.), Turismo gastronómico. Estrategias de marketing y experiências de éxito (pp. 191–220). Prensas Universitarias de Zaragoza.
Museu do Azeite. (s.d.). O saber e o sabor do azeite. https://museudoazeite.com/
Pato, M. L. (2024). A decade of olive oil tourism: A bibliometric survey. Sustainability, 16(4), 1665. https://doi.org/10.3390/su16041665
Pato, M. L. (2025). Olive oil tourism: Innovative or traditional form of rural tourism? In V. Lagouri (Ed.), Olives and olive related products—Innovations in production and processing. IntechOpen.
Pato, M. L., & Duque, A. S. (2023). Traditional agri-food products and sustainability: A fruitful relationship for the development of rural areas in Portugal. Open Agriculture, 8(1), 20220157. https://doi.org/10.1515/opag-2022-0157
Pinto, L., Cabral, R., & Gonçalves, J. M. (2021). Olival tradicional: Situação e perspetivas. Coimbra: Confederação Nacional da Agricultura.https://www.inforcna.pt/post/o-olival-tradicional-situacao-e-perspectivas/1758
Pulido-Fernández, J. I., Casado-Montilla, J., & Carrillo-Hidalgo, I. (2019). Introducing olive-oil tourism as a special interest tourism. Heliyon, 5(12), e02975. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e02975
Rebufa, C., Pinatel, C., Artaud, J., & Girard, F. (2021). A comparative study of the main international extra virgin olive oil competitions: Their impact on producers and consumers. Trends in Food Science & Technology, 107, 445–454. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2020.11.014
Rota do Azeite Trás-os-Montes. (s.d.). Rota do azeite Trás-os-Montes. https://rotadoazeitetrasosmontes.pt/
Sabbatini, V., Manthoulis, G., Baourakis, G., Drakos, P., Angelakis, G., & Zopounidis, C. (2016). Tourists' behavioural analysis on olive oil consumption: Empirical results. International Journal of Tourism Policy, 6(2), 136–146. https://doi.org/10.1504/IJTP.2016.077968
Şahin, Ö., & Aydin, A. (2017). A cultural, gastronomic, and touristic asset: The Kuşadası Oleatrium Olive and Olive Oil History Museum case. Journal of Tourism & Gastronomy Studies, 5(4), 180–199. http://dx.doi.org/10.21325/jotags.2017.145
Schicchi, R., Speciale, C., Amato, F., Bazan, G., Di Noto, G., Marino, P., Ricciardo, P., & Geraci, A. (2021). The Monumental Olive Trees as Biocultural Heritage of Mediterranean Landscapes: The Case Study of Sicily. Sustainability, 13(12), Artigo 12. https://doi.org/10.3390/su13126767
Stefano, G. (2022). The olive tree: A symbol. In Y. Taner (Ed.), Olive cultivation (Ch. 2). IntechOpen.
Trichopoulou, A. (2021). Mediterranean diet as intangible heritage of humanity: 10 years on. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, 31(7), 1943–1948. https://doi.org/10.1016/j.numecd.2021.04.011
Turismo Centro de Portugal. (s.d.). Museu do azeite. https://turismodocentro.pt/poi/museu-do-azeite/
Ünal, C., McKenzie, & Çavuşoğlu, Ç. (2023). The role of geographical indications in faith tourism: The case of the route of the Seven Churches. In M. Tuna, Ö. Köroğlu, G. Kaya, E. Hazarhun, H. U. Mutlu, & N. Yıldız (Eds.), Anatolian landscape and faith tourism: Ancient times to present (pp. 380–388). Request & Demand Adress. https://acikerisim.antalya.edu.tr/xmlui/handle/20.500.12566/1932
Vázquez de la Torre, G., Arjona Fuentes, J., & Hidalgo, L. (2014). A new market segment for olive oil: Olive oil tourism in the south of Spain. Agricultural Sciences, 5(3), 179–185. https://doi.org/10.4236/as.2014.53022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)