Papel da equipa de enfermagem no consultório de rua: cuidados primários para a população sem-abrigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0226.38944

Palavras-chave:

enfermagem; pessoas mal alojadas; política de saúde; atenção primária à saúde, liderança

Resumo

Introdução: O enfermeiro da equipa do Consultório na Rua, desempenha um papel fundamental no entendimento das necessidades, reduzindo as barreiras de acesso e aumentando a utilização dos serviços de saúde por parte dessa população, através de uma assistência integrada e humanizada, atendendo às especificidades e promovendo a inclusão efetiva no sistema de saúde.

Objetivo: Identificar a ação fundamental da equipa de enfermagem na prestação de cuidados primários de saúde à população sem-abrigo.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de análise documental, quantitativa, descritiva e exploratória. A amostra deste estudo foram 244 prontuários dos pacientes atendidos pelo Consultório na Rua.

Resultados: Entre os 244 prontuários analisados, 69 atendimentos foram realizados exclusivamente de assistência social e 175 foram direcionados à assistência de saúde. Dessa forma, foi possível identificar as principais atividades aplicadas, com 22,55%(n=55) sendo ações de imunização; 59%(n=104) de testes rápidos; e destaque para a realização de pedidos de exames laboratoriais com 4,51%(n=11), atividade privativa da enfermagem, expondo a essencialidade da presença por sua qualificação para realização de exames privativos.

Conclusão: Conclui-se que as ações de promoção e prevenção em saúde são as mais realizadas pela equipe do Consultório na Rua de Suzano, assim, é possível a análise do formato atual de emprego de cuidado, compreensão de ações de atendimento primário prioritárias para melhoria na oferta, e ressaltar o papel do enfermeiro como líder de equipa.

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Rached, C., Tavares, J., Souza, A. P., & Silva, M. N. (2025). Papel da equipa de enfermagem no consultório de rua: cuidados primários para a população sem-abrigo. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (26), e38944. https://doi.org/10.29352/mill0226.38944

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde