Programas de literacia emocional para enfermeiros gestores: um protocolo de scoping review

Autores

  • Catarina Porfírio Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Porto, Portugal | CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1119-6013
  • Inês Moreira Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal https://orcid.org/0009-0007-6413-5915
  • Mauro Mota Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal | Departamento de Medicina Comunitária, Informação e Ciências da Decisão em Saúde, Porto, Portugal | UICISA: E - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Viseu, Portugal |CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8188-6533
  • Carlos Sequeira Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal | CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5620-3478
  • Margarida Reis Santos Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal | Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Porto, Portugal | CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7948-9317
  • Regina Pires Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0003-1610-7091

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0217e.39056

Palavras-chave:

inteligência emocional; habilidades sociais; programa; literacia; enfermeiros administradores

Resumo

Introdução: O enfermeiro gestor com competências emocionais reconhece, compreende e geri as suas próprias emoções e as dos profissionais que lidera, contribuindo para um ambiente de trabalho propício a uma prática de excelência. Aprender as capacidades emocionais, que permitam ser emocionalmente competente, consiste na literacia emocional. O desenvolvimento de programas de literacia emocional para enfermeiros gestores são fundamentais para otimizar a gestão em enfermagem.

Objetivo: Mapear os programas de literacia emocional aplicáveis aos enfermeiros gestores.

Métodos: Foi efetuada uma pesquisa inicial limitada na MEDLINE, CINAHL Complete e repositórios científicos para avaliar o estado da arte sobre o tema. A scoping review será analisada de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute e PRISMA-ScR e incluirá estudos sobre programas de literacia emocional dos enfermeiros gestores. Serão considerados estudos publicados e não publicados, escritos em inglês, português ou espanhol, sem limite temporal. Os duplicados serão removidos durante o processo de seleção dos artigos. Será analisada a relevância dos títulos, resumos e textos completos. A extração de dados será efetuada através de um instrumento previamente concebido para o efeito, baseado no modelo do Manual do Instituto Joanna Briggs.

Conclusão: Esta revisão contribuirá para a identificação dos programas de literacia emocional dos enfermeiros gestores.

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Publicado

2025-02-17

Como Citar

Porfírio, C., Moreira, I., Mota, M., Sequeira, C., Reis Santos, M., & Pires, R. (2025). Programas de literacia emocional para enfermeiros gestores: um protocolo de scoping review . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(17e), e39056. https://doi.org/10.29352/mill0217e.39056

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde