Programas de literacia emocional para enfermeiros gestores: um protocolo de scoping review
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0217e.39056Palavras-chave:
inteligência emocional; habilidades sociais; programa; literacia; enfermeiros administradoresResumo
Introdução: O enfermeiro gestor com competências emocionais reconhece, compreende e geri as suas próprias emoções e as dos profissionais que lidera, contribuindo para um ambiente de trabalho propício a uma prática de excelência. Aprender as capacidades emocionais, que permitam ser emocionalmente competente, consiste na literacia emocional. O desenvolvimento de programas de literacia emocional para enfermeiros gestores são fundamentais para otimizar a gestão em enfermagem.
Objetivo: Mapear os programas de literacia emocional aplicáveis aos enfermeiros gestores.
Métodos: Foi efetuada uma pesquisa inicial limitada na MEDLINE, CINAHL Complete e repositórios científicos para avaliar o estado da arte sobre o tema. A scoping review será analisada de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute e PRISMA-ScR e incluirá estudos sobre programas de literacia emocional dos enfermeiros gestores. Serão considerados estudos publicados e não publicados, escritos em inglês, português ou espanhol, sem limite temporal. Os duplicados serão removidos durante o processo de seleção dos artigos. Será analisada a relevância dos títulos, resumos e textos completos. A extração de dados será efetuada através de um instrumento previamente concebido para o efeito, baseado no modelo do Manual do Instituto Joanna Briggs.
Conclusão: Esta revisão contribuirá para a identificação dos programas de literacia emocional dos enfermeiros gestores.
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