Empoderamento da comunidade escolar para promover a literacia em saúde dos jovens: protocolo revisão scoping
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0217e.39124Palavras-chave:
enfermagem em saúde comunitária; literacia em saúde; empoderamento; serviço de saúde escolarResumo
Introdução: O crescente volume migratório de jovens é um desafio para as politicas de saúde. A literatura aponta o contexto escolar como fundamental para promoção da literacia em saúde, desenvolvendo as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação para a tomada de decisão nos jovens. A comunidade escolar assume-se como determinante e impulsionadora de estratégias de empoderamento para a literacia em saúde dos jovens.
Objetivo: Mapear os contributos da comunidade escolar no processo de tomada de decisão em saúde dos jovens autóctones e migrantes.
Métodos: Desenvolver-se-á uma revisão Scoping, conforme o referencial de Joanna Briggs Institute. A localização dos estudos será realizada nas plataformas CINAHL via EBSCO, PUBMED, COCHRANE, Scielo, Lilacs, RCAAP, B-ON e Google Académico. Como critérios de inclusão define-se: docentes/não docentes,literacia em saúde e 3ºciclo de ensino na escola. Não serão considerados limites temporais para a pesquisa. A análise dos artigos, extração e síntese dos dados será desenvolvida por três revisores.
Resultados: Os resultados indicarão quais os contributos da comunidade escolar na promoção da saúde enquanto agentes facilitadores para a literacia em saúde dos jovens em contexto escolar.
Conclusão: Espera-se que os outcomes desta scoping sejam promotores de contributos importantes para o desenho de projetos de intervenção por parte de enfermeiros especialistas em saúde comunitária e saúde pública pelo reconhecimento da comunidade escolar enquanto promotora da literacia em saúde dos jovens autóctones e migrantes em contexto escolar.
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