Vulnerabilidade psicológica, literacia em saúde mental, saúde mental positiva e comportamentos de saúde em estudantes do ensino superior

Autores

  • Maria José Nogueira Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal | CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7412-2252
  • José Carlos Carvalho Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal | CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8391-8647
  • Patrício Costa Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1201-9177
  • Carlos Sequeira Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal | CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5620-3478

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0227.39780

Palavras-chave:

promoção da saúde; literacia; saúde mental positiva; vulnerabilidade psicológica; estudantes

Resumo

Introdução: A vulnerabilidade psicológica e a baixa literacia em saúde mental estão negativamente correlacionadas com a saúde mental positiva nos estudantes do ensino superior. Estas correlações negativas atrasam o reconhecimento das manifestações das perturbações mentais e a procura de ajuda profissional. Os baixos níveis de literacia em saúde mental limitam a autoajuda, as estratégias de coping adaptativas e o sucesso académico. No entanto, poucos estudos examinam a associação entre a vulnerabilidade psicológica dos alunos, a literacia em saúde mental e a saúde mental positiva.

Objetivo: Explicar a relação entre vulnerabilidade psicológica, literacia em saúde mental e saúde mental positiva em estudantes do ensino superior.

Métodos: Foi utilizado um estudo correlacional transversal numa amostra de 3.600 estudantes universitários.

Resultados: Os participantes são maioritariamente mulheres (78,8%), com uma média de idades de 23 anos (DP = 6,68), não praticam exercício físico, estão insatisfeitas com a qualidade do sono por noite (62,1% dormem menos de 7 horas por noite) e não têm atividades de lazer. A maioria tem níveis elevados de Vulnerabilidade Psicologica, e baixos níveis de literacia em saude mental e de Satisfação pessoal;  67,9% alocaram-se no grupo flourishing. Os resultados mostram diferenças significativas (p<0,001) entre o sexo, a idade, o sono, praticar ou não exercício fisico, a alimentação, as atividades de lazer e a Vulnerabilidade Psicologica, a Saúde mental positiva  e a literacia em saude mental.

Conclusão: Os resultados identificam fatores de vulnerabilidade modificáveis ​​que justificam, em Portugal, a implementação de programas de intervenção destinados a promover a literacia e a Saúde mental positiva  nos campus , visando capacitar os estudantes com estratégias eficazes de bem-estar e de autoajuda.

Downloads

Referências

Bhattacharya, S., Pradhan, K., Bashar, M., Tripathi, S., Thiyagarajan, A., Srivastava, A., & Singh, A. (2020). Salutogenesis: A bona fide guide towards health preservation. Journal of Family Medicine and Primary Care, 9(1), 16. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_260_19

Chaves, C., Duarte, J., Sampaio, F., Coelho, J., Gonçalves, A., Santos, V., & Sequeira, C. (2023). Construction and validation of the Positive Mental Health Literacy Assessment Scale in adults. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(14), 6391. https://doi.org/10.3390/IJERPH20146391

Chen, Z., & Liu, Y. (2020). The state of leisure life situation and the meaning of leisure education for college students in China. International Journal of Educational Research, 102, 101613. https://doi.org/10.1016/J.IJER.2020.101613

de Faria, L., Kring, B., Keable, H., Menon, M., Peluso, F., Notman, M., & Ackerman, A. (2023). Tele-psychiatry for college students: Challenges, opportunities, and lessons learned from the pandemic. Journal of Medical Regulation, 109(2), 21–28. https://doi.org/10.30770/2572-1852-109.2.21

Dias, P., Campos, L., Almeida, H., & Palha, F. (2018). Mental health literacy in young adults: Adaptation and psychometric properties of the Mental Health Literacy Questionnaire. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(7), 1318. https://doi.org/10.3390/ijerph15071318

Ebert, D. D., Mortier, P., Kaehlke, F., Bruffaerts, R., Baumeister, H., Auerbach, R. P., Alonso, J., Vilagut, G., Martínez, K. U., Lochner, C., Cuijpers, P., Kuechler, A., Green, J., Hasking, P., Lapsley, C., Sampson, N. A., & Kessler, R. C. (2019). Barriers of mental health treatment utilization among first-year college students: First cross-national results from the WHO World Mental Health International College Student Initiative. International Journal of Methods in Psychiatric Research, 28(2), e1782. https://doi.org/10.1002/mpr.1782

Forbes, J., Noller, D. T., Henriquez, M., Scantamburlo, S., Ward, I., & Lee, H. (2022). Assessing the utility of Mental Health First Aid training for physician assistant students. Journal of Physician Assistant Education, 33(4), 325–330. https://doi.org/10.1097/JPA.0000000000000467

Ghrouz, A. K., Noohu, M. M., Dilshad Manzar, M., Warren Spence, D., BaHammam, A. S., & Pandi-Perumal, S. R. (2019). Physical activity and sleep quality in relation to mental health among college students. Sleep and Breathing, 23(2), 627–634. https://doi.org/10.1007/s11325-019-01780-z

Jacob, M., Gerth, M., & Weiss, F. (2018). Student employment: Social differentials and field-specific developments in higher education. Journal of Education and Work, 31(1), 87–108. https://doi.org/10.1080/13639080.2017.1395513

Loureiro, L., & Freitas, P. (2020). Efetividade do programa de primeiros socorros em saúde mental em estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, V(1). https://doi.org/10.12707/RIV19078

Loureiro, L., & Sousa, C. (2019). Programa de Primeiros Socorros em Saúde Mental: Estudo piloto. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 5(1), 72–86. https://doi.org/10.31211/rpics.2019.5.1.108

Mendes, J., Sousa, M., Leite, V. M., Bettencourt da Silva Belchior, N. M., & Pires Medeiros, M. T. (2019). Qualidade do sono e sonolência em estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 5(2), 38–48. https://doi.org/10.31211/rpics.2019.5.2.150

Mnatzaganian, C. L., Atayee, R. S., Namba, J. M., Brandl, K., & Lee, K. C. (2020). The effect of sleep quality, sleep components, and environmental sleep factors on core curriculum exam scores among pharmacy students. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, 12(2), 119–126. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2019.11.004

Munawar, K., Mukhtar, F., Choudhry, F. R., & Ng, A. L. O. (2022). Mental health literacy: A systematic review of knowledge and beliefs about mental disorders in Malaysia. Asia-Pacific Psychiatry, 14(1), e12475. https://doi.org/10.1111/APPY.12475

Nogueira, M. J., Barros, L., & Sequeira, C. (2017). Psychometric Properties of the Psychological Vulnerability Scale in Higher Education Students. Journal of the American Psychiatric Nurses Association, 23(3), 215–222. https://doi.org/10.1177/1078390317695261

Nogueira, M. J., Seabra, P., Alves, P., Teixeira, D., Carvalho, J. C., & Sequeira, C. (2022). Predictors of positive mental health in higher education students. A cross‐sectional predictive study. Perspectives in Psychiatric Care, 58(4), 2942–2949. https://doi.org/10.1111/ppc.13145

Nogueira, M. J., & Sequeira, C. (2018). A Satisfação com a Vida Académica. Relação com Bem-Estar e Distress Psicológico. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Especial(6), 71–76. https://doi.org/10.19131/rpesm.0216

Nogueira, M. J., & Sequeira, C. (2020). Preditores de Bem-estar Psicológico em Estudantes do Ensino Superior. Suplemento Digital Revista Rol de Enfermeria, 43(1), 356–363. http://hdl.handle.net/10400.26/31491

Nogueira, M. J., Sequeira, C., & Sampaio, F. (2021). Gender differences in mental health, academic life satisfaction and psychological vulnerability in a sample of college freshmen: a cross-sectional study. Journal of Gender Studies, 1–20. https://doi.org/10.1080/09589236.2021.1979945

Oliveira, A. P., Nobre, J. R., Luis, H., Luis, L. S., Albacar-Riobóo, N., Pinho, L. G., & Sequeira, C. (2022). Literacy and Mental Health of Portuguese Higher Education Students and Their Use of Health Promotion Strategies during Confinement in the COVID-19 Pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(21), 14393. https://doi.org/10.3390/ijerph192114393

Richardson, T., Elliott, P., & Roberts, R. (2017). Relationship between loneliness and mental health in students. Journal of Public Mental Health, 16(2), 48–54. https://doi.org/10.1108/JPMH-03-2016-0013

Sequeira, C., Carvalho, J. C., Gonçalves, A., Nogueira, M. J., Lluch-Canut, T., & Roldán-Merino, J. (2019). Levels of Positive Mental Health in Portuguese and Spanish Nursing Students. Journal of the American Psychiatric Nurses Association. https://doi.org/10.1177/1078390319851569

Teixeira, S., Ferré-Grau, C., Canut, T. L., Pires, R., Carvalho, J. C., Ribeiro, I., Sequeira, C., Rodrigues, T., Sampaio, F., Costa, T., & Sequeira, C. A. (2022). Positive Mental Health in University Students and Its Relations with Psychological Vulnerability, Mental Health Literacy, and Sociodemographic Characteristics: A Descriptive Correlational Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(6), Artigo 6. https://doi.org/10.3390/ijerph19063185

Verlenden, J., Naser, S., & Brown, J. (2021). Steps in the Implementation of Universal Screening for Behavioral and Emotional Risk to Support Multi-Tiered Systems of Support: Two Case Studies. Journal of Applied School Psychology, 37(1), 69–107. https://doi.org/10.1080/15377903.2020.1780660

Wang, F., & Bíró, É. (2021). Determinants of sleep quality in college students: A literature review. EXPLORE, 17(2), 170–177. https://doi.org/10.1016/j.explore.2020.11.003

Wolitzky-Taylor, K., LeBeau, R. T., Perez, M., Gong-Guy, E., & Fong, T. (2019). Suicide prevention on college campuses: What works and what are the existing gaps? A systematic review and meta-analysis. Journal of American College Health. https://doi.org/10.1080/07448481.2019.1577861

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

Nogueira, M. J., Carvalho, J. C., Costa, P., & Sequeira, C. (2025). Vulnerabilidade psicológica, literacia em saúde mental, saúde mental positiva e comportamentos de saúde em estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(27), e39780. https://doi.org/10.29352/mill0227.39780

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde