Vulnerabilidade psicológica, literacia em saúde mental, saúde mental positiva e comportamentos de saúde em estudantes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0227.39780Palavras-chave:
promoção da saúde; literacia; saúde mental positiva; vulnerabilidade psicológica; estudantesResumo
Introdução: A vulnerabilidade psicológica e a baixa literacia em saúde mental estão negativamente correlacionadas com a saúde mental positiva nos estudantes do ensino superior. Estas correlações negativas atrasam o reconhecimento das manifestações das perturbações mentais e a procura de ajuda profissional. Os baixos níveis de literacia em saúde mental limitam a autoajuda, as estratégias de coping adaptativas e o sucesso académico. No entanto, poucos estudos examinam a associação entre a vulnerabilidade psicológica dos alunos, a literacia em saúde mental e a saúde mental positiva.
Objetivo: Explicar a relação entre vulnerabilidade psicológica, literacia em saúde mental e saúde mental positiva em estudantes do ensino superior.
Métodos: Foi utilizado um estudo correlacional transversal numa amostra de 3.600 estudantes universitários.
Resultados: Os participantes são maioritariamente mulheres (78,8%), com uma média de idades de 23 anos (DP = 6,68), não praticam exercício físico, estão insatisfeitas com a qualidade do sono por noite (62,1% dormem menos de 7 horas por noite) e não têm atividades de lazer. A maioria tem níveis elevados de Vulnerabilidade Psicologica, e baixos níveis de literacia em saude mental e de Satisfação pessoal; 67,9% alocaram-se no grupo flourishing. Os resultados mostram diferenças significativas (p<0,001) entre o sexo, a idade, o sono, praticar ou não exercício fisico, a alimentação, as atividades de lazer e a Vulnerabilidade Psicologica, a Saúde mental positiva e a literacia em saude mental.
Conclusão: Os resultados identificam fatores de vulnerabilidade modificáveis que justificam, em Portugal, a implementação de programas de intervenção destinados a promover a literacia e a Saúde mental positiva nos campus , visando capacitar os estudantes com estratégias eficazes de bem-estar e de autoajuda.
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