Artificial e natural: interligências e equilíbrios em PLE
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0227.40020Palavras-chave:
português língua estrangeira; inteligência artificial; china; pesquisa qualitativaResumo
Introdução: A Inteligência Artificial (IA) assume um papel interventivo na área da educação, trazendo oportunidades inovadoras para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A irrefreável interação de inteligências requer novas abordagens e representações que inquietam e reconfiguram as práticas mais tradicionais no ensino de línguas.
Objetivo: Analisar as experiências e reflexões dos estudantes no contexto do uso da IA para a aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE).
Métodos: Abordagem qualitativa baseada em entrevistas a estudantes de português da Universidade Politécnica de Macau complementada por uma perspectiva autoetnográfica da experiência de ensino dos autores.
Resultados: Expressam as competências e práticas digitais dos estudantes de língua portuguesa na China, mas também os seus anseios, reflexões e perspetivas em tempos de novas morfoses ou disrupções motivadas pela veemência com que a IA tem adentrado pela sociedade.
Conclusão: A presente investigação revela a importância da IA na aprendizagem de PLE, promovendo práticas educativas que se adaptem às transformações sociais e tecnológicas contemporâneas. A análise das interações dos estudantes com a IA para a aprendizagem de línguas estrangeira é fundamental para garantir que as soluções tecnológicas sejam trabalhadas com base nas suas necessidades e expectativas.
Downloads
Referências
Adams, T., Jones, S., & Ellis, C. (2021). Handbook of autoethnography (2nd ed.). Routledge.
Adiguzel, T., Kaya, H., & Cansu, K. (2023). Revolutionizing education with AI: Exploring the transformative potential of ChatGPT. Contemporary Educational Technology, 15(3), 429. https://doi.org/10.30935/cedtech/13152
Amaro, V., & Pires, M. J. (2024). Found in translation, lost in education: Artificial intelligence’s impacts on translation tertiary education in Macao. Asian Education and Development Studies, 13(4), 269-281. https://doi.org/10.1108/AEDS-01-2024-0012
Bower, L. J., & Christensen, M. C. (1995). Disruptive technologies: Catching the wave. Harvard Business Review, 73, 43-53. https://abrir.link/wyTay
Calvi, J., & Machado, H. (2022). Coevolução da inteligência natural e artificial: Uma revisão da literatura sobre inteligência híbrida. Revista Inteligência Empresarial, 46, 1-17. https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/101
Chaka, C. (2022). Is Education 4.0 a sufficient innovative and disruptive educational trend to promote sustainable open education for higher education institutions? A review of literature trends. Frontiers in Education, 7, 824976. https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2022.824976/full
Cruz, M., Mascarenhas, D., & Pinto, C. (2024). Aportes de la inteligencia artificial en estudios hispanoamericanos: Desde el análisis de textos literarios y objetos culturales al desarrollo de una pedagogía culturalmente relevante. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E71, 26–42. https://www.risti.xyz/issues/ristie71.pdf
Denzin, N. (2013). Interpretive autoethnography. SAGE.
Dreyfus, H. L. (1972). What computers still can't do: A critique of artificial reason. Harper Colophon Book.
Ellis, C., & Adams, T. (2014). The purposes, practices, and principles of autoethnographic research. In P. Leavy (Ed.), The Oxford handbook of qualitative research (pp. 254-276). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199811755.013.004
Ferreira, A., & Loureiro, A. (2024a). As percepções dos alunos sobre a utilização da inteligência artificial nas aulas de práticas de tradução. PRATICA, 7(1), 33–49. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5628
Ferreira, A., & Pedrosa, D. (2024b). Uso da inteligência artificial para apoiar a autorregulação de aprendizagem: Uma revisão de literatura. PRATICA, 7(2), 101–111. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5823
Giannini, S. (2023). Generative AI and the future of education. UNESCO Publishing. https://doi.org/10.54675/HOXG8740
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6ª ed.). Atlas.
He, Q. (2024, June 6). For Chinese students, the new tactic against AI checks: More AI. Sixth Tone. https://mp.weixin.qq.com/s/2YZXjOtPPDPEZjuntNszhQ
Holmes, W., & Porayska-Pomsta, K. (2023). The ethics of artificial intelligence in education: Practices, challenges, and debates. Routledge.
Hong, W. (2023). The impact of ChatGPT on foreign language teaching and learning: Opportunities in education and research. Journal of Educational Technology and Innovation, 5(1), 37-45. https://doi.org/10.61414/jeti.v5i1.103
Hui, K., Pan, S., & Tan, B. (2001). The impact of internet on education: Towards an emerging paradigm. PACIS 2001 Proceedings, 19, 290-301. https://abrir.link/niqbJ
Hutson, J., Jeevanjee, T., Graaf, V., et al. (2022). Artificial intelligence and the disruption of higher education: Strategies for integrations across disciplines. Creative Education, 13, 3953-3980. https://doi.org/10.4236/ce.2022.1312253
Jatobá, J. (2020). Política e planejamento linguístico na China: Promoção e ensino da língua portuguesa [Tese de doutoramento, Universidade de Macau]. Repositório Institucional da Universidade de Macau. https://library.um.edu.mo/lib_info/newbooks_pt/all
Jiang, R. (2022). How does artificial intelligence empower EFL teaching and learning nowadays? A review on artificial intelligence in the EFL context. Frontiers in Psychology, 13, 1049401. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1049401
Klimova, B., Pikhart, M., & Al-Obaydi, L. (2024). Exploring the potential of ChatGPT for foreign language education at the university level. Frontiers in Psychology, 15, 1269319. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1269319
Milano, S., McGrane, J., & Leonelli, S. (2024). Large language models challenge the future of higher education. Nature Machine Intelligence, 5, 333-334. https://www.doi.org/10.1038/s42256-023-00644-2
Moravec, H. (1988). Mind children: The future of robot and human intelligence. Harvard University Press.
Pires, M. J. (2022). Português na China: Os números do ensino superior. Revista Thema, 21(3), 602-614. https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.602-614.2442
Qiao, H., & Zhao, A. (2023). Artificial intelligence-based language learning: Illuminating the impact on speaking skills and self-regulation in Chinese EFL context. Frontiers in Psychology, 14, 1-15. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1255594
Queirós, R., Cruz, M., & Mascarenhas, D. (2024). Integrating artificial intelligence in education: Enhancing teaching practices for future learning. Springer.
Shneiderman, B. (2022). Human-centered AI. Oxford University Press.
UNESCO. (2020). COVID-19 educational disruption and response. UNESCO Publishing. https://www.unesco.org/en/articles/covid-19-educational-disruption-and-response
UNESCO. (2023). How generative AI is reshaping education in Asia-Pacific. UNESCO Reports. https://www.unesco.org/en/articles/how-generative-ai-reshaping-education-asia-pacific
Yuan, L. (2024). Where does AI-driven education, in the Chinese context and beyond, go next? International Artificial Intelligence in Education Society, 34, 31-41. http://dx.doi.org/10.1007/s40593-023-00341-6
Zhai, C., & Wibowo, S. (2023). A systematic review on artificial intelligence dialogue systems for enhancing English as foreign language students’ interactional competence in the university. Computers and Education: Artificial Intelligence, 4, 1-26. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100134
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)