O Sono do recém-nascido pré-termo e termo nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais- Modelo Touchpoint

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0227.40205

Palavras-chave:

recém-nascido; prematuro; sono; Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais

Resumo

Introdução: Os recém-nascidos (RN) não apresentam um padrão circadiano. O Modelo Touchpoint salienta que o ajustamento dos ciclos de sono e de vigília do RN constituem a primeira tentativa dos pais de adaptarem o RN ao mundo externo. A capacidade dos RN atingirem um estado de transição sugestivo de adormecimento está relacionada com o desenvolvimento neuronal expressas em respostas comportamentais comprometidas pela estimulação sensorial excessiva, indutora de privação do sono.

Objetivo: Avaliar o sono dos RN mediante a sua estabilidade autónoma e fisiológica, regulação motora e organização dos estádios de sono.

Métodos: Estudo observacional, correlacional e prospetivo, de abordagem quantitativa. A amostra incluiu 62 RN internados numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). Foi utilizada uma grelha de observação que avaliou o sono quanto ao estado comportamental, posicionamento, necessidade de ventilação, alimentação, manipulação e exposição a ruído e luminosidade.

Resultados: Constatou-se que o ruído influencia o tempo de sono, tendo em conta a idade gestacional (IG); não se verificou correlação entre a resposta comportamental, perante fatores stressores e a IG; o posicionamento, a ventilação e a alimentação não influenciam o tempo de sono.

Conclusão: É perentório existirem avaliações individuais das capacidades do RN pré-termo e de termo para lidarem com a estimulação excessiva a que ficam sujeitos nas UCIN, com efeito direto na proteção do seu sono.

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

Pinto, A. V., & Vilelas, J. (2025). O Sono do recém-nascido pré-termo e termo nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais- Modelo Touchpoint . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(27), e40205. https://doi.org/10.29352/mill0227.40205

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde