Compaixão – um imperativo para a formação e a prática de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0227.40980Palavras-chave:
compaixão; empatia; cuidados de enfermagem; educação em enfermagemResumo
Historicamente alicerçada em valores éticos, religiosos e filosóficos, a compaixão é entendida como uma resposta sensível ao sofrimento do outro, acompanhada de uma intenção genuína de o aliviar. Florence Nightingale, referência fundadora da enfermagem moderna, já a considerava como atributo indispensável, capaz de conferir significado ao cuidado e dignidade ao paciente (Straughair, 2012).
Nas últimas décadas, o conceito tem sido revisto à luz dos desafios emergentes na prestação de cuidados em contextos cada vez mais complexos e exigentes. A publicação do Francis Report (2013) marcou um ponto de viragem, essencialmente no Reino Unido, ao evidenciar os riscos da desvalorização do cuidado compassivo nas organizações de saúde. Desde então, a promoção da compaixão tornou-se não apenas uma aspiração ética, mas também uma exigência para a qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados.
A compaixão na enfermagem é frequentemente associada e relacionada com a empatia e o cuidado, envolvendo a perceção do sofrimento, a capacidade de se conectar com a pessoa cuidada e o compromisso com a sua dignidade (Gilbert et al., 2017; Von Dietze & Orb, 2000). Para o National Health Service, esta competência manifesta-se na prestação de cuidados baseados no respeito e na sensibilidade, fundamentais para a construção de relações terapêuticas eficazes (Papadopoulos & Ali, 2016). Alguns investigadores sugerem que a prática compassiva contribui para melhorar os resultados clínicos, aumentando a satisfação dos utentes e o bem-estar dos profissionais de saúde (Percy & Richardson, 2018).
Downloads
Referências
Adam, D., & Taylor, R. (2014). Compassionate care: empowering students through nurse education. Nurse Education Today, 34 (9), 1242–1245. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.07.011
Condeço, L. M. (2023). Compaixão, um dos pilares da Enfermagem. Servir, 2(Ed. Esp. nº 1), 20–21. https://revistas.rcaap.pt/servir/article/view/31579/22496
Durkin, M., Gurbutt, R., & Carson, J. (2018). Qualities, teaching, and measurement of compassion in nursing: A systematic review. Nurse Education Today, 63, 50–58.12. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.01.025
Francis, R. (2013). Report of the Mid Staffordshire NHS Foundation Trust: Public Inquiry. London: The Stationery Office
Gilbert, P., Catarino, F., Duarte, C., Matos, M., Kolts, R., Stubbs, J., Ceresatto, L., Duarte, J., Pinto-Gouveia, J. & Basran, J. (2017). The development of compassionate engagement and action scales for self and others. Journal of Compassionate Health Care, 4(1), 4. https://doi.org/10.1186/s40639-017-0033-3
Hofmeyer, A., Toffoli, L., Vernon, R., Taylor, R., Klopper, H. C., Coetzee, S. K., & Fontaine, D. (2017). Teaching compassionate care to nursing students in a digital learning and teaching environment. Collegian, 24(6), 583–589. https://doi.org/10.1016/j.colegn.2017.08.001
Nunes, C.S. (2015). A compaixão dos enfermeiros perante a criança e sua família, em cuidados paliativos (Unpublished Master's Dissertation). Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto
Papadopoulos, I., & Ali, S. (2016). Measuring compassion in nurses and other healthcare professionals: an integrative review. Nurse Education in Practice, 16 (1), 133–139. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2015.08.001
Percy, M., & Richardson, C. (2018). Introducing nursing practice to student nurses: how can we promote car compassion and empathy. Nurse Education in Practice, 29, 200-205. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2018.01.008
Pommier, E. A. (2010). The compassion scale (Doctoral Thesis, University of Texas at Austin). Dissertation Abstracts International: Section A. Humanities and Social Sciences, 72, 1174
Raustøl, A., & Tveit, B. (2023). Compassion, emotions and cognition: Implications for nursing education. Nursing ethics, 30(1), 145-154. https://doi.org/10.1177/09697330221128903
Straughair, C. (2012). Exploring compassion: implications for contemporary nursing. Part 2. British Journal of Nursing, 21 (4), 239–244. https://doi.org/10.12968/bjon.2012.21.4.239
Von Dietze, E. & Orb, A. (2000). Compassionate care: a moral dimension of nursing. Nursing Inquiry, 73, 166–174. https://doi.org/10.1046/j.1440-1800.2000.00065.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)