Bufo & Spallanzani e a paródia pós-modernista
Palavras-chave:
Bufo & Spallanzani, paródia, pasticheResumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar as considerações acerca da paródia e sua implicação na linha teórica pós-modernista, partindo das análises de Fredric Jameson e Linda Hutcheon, quando conceituando pastiche. Desse modo, nos propomos a fazer uma análise das paródias no romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca, a partir da leitura de Ana Cristina T. de B. Carvalho (2013) que corrobora para sonegar a proposta de Jameson. Desse modo, procuraremos, no emaranhado de citações do romance, que remetem aos mais diversos campos da cultura, elementos que qualifiquem a característica paródica do romance, tendo por embasamento a contraproposta feita por Linda Hutcheon.Downloads
Referências
- Bachelard, Gaston (1978). O novo espírito científico. In: Os Pensadores. Tradução de Joaquim José Moura Ramos. São Paulo: Abril Cultural.
- Bakhtin, Mikhail (1987). A cultura popular da Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. Brasília: EdUnb, São Paulo: Hucitec.
- Barthes, Roland (1987). O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva.
- Bourdieu, Pierre (1996). As regras da arte. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras.
- Carvalho, Ana Cristina T. de B (2013). Do romance ao filme: a metaficção como estratégia de constituição da forma nas narrativas Bufo & Spallanzani. João Pessoa: UFPB. Connor, Steven (1999). Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. Tradução de Adail Ubirajara. São Paulo: Loyola.
- Figueiredo, Vera Follain de (2003). Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea. Belo Horizonte: UFMG.
- Fonseca, Rubem (2013). Bufo & Spallanzani. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
- Hutcheon, Linda (1988). Poetics of postmodernism: History. Theory. Fiction. London: Routledge. London.
- Hutcheon, Linda (1985). Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução de Tereza Louro Pérez. Lisboa: Edições 70.
- Jameson, Fredric (1992). Postmodernism, or, the cultural logic of late capitalism. London: Routledge.
- Jameson, Fredric (2013). Entrevista, Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=nSNAhib3B_M>. Acesso em agosto de 2013.
- Pechman, Robert Moses (2002). Cidades Estreitamente Vigiadas: o detetive e o urbanista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
- Waugh, Patricia (1984). Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London: Routledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)