Bufo & Spallanzani e a paródia pós-modernista

Autores/as

  • Saulo Brandão
  • Manfred Mourão

Palabras clave:

Bufo & Spallanzani, paródia, pastiche

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo investigar as considerações acerca da paródia e sua implicação na linha teórica pós-modernista, partindo das análises de Fredric Jameson e Linda Hutcheon, quando conceituando pastiche. Desse modo, nos propomos a fazer uma análise das paródias no romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca, a partir da leitura de Ana Cristina T. de B. Carvalho (2013) que corrobora para sonegar a proposta de Jameson. Desse modo, procuraremos, no emaranhado de citações do romance, que remetem aos mais diversos campos da cultura, elementos que qualifiquem a característica paródica do romance, tendo por embasamento a contraproposta feita por Linda Hutcheon.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

- Bachelard, Gaston (1978). O novo espírito científico. In: Os Pensadores. Tradução de Joaquim José Moura Ramos. São Paulo: Abril Cultural.

- Bakhtin, Mikhail (1987). A cultura popular da Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. Brasília: EdUnb, São Paulo: Hucitec.

- Barthes, Roland (1987). O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva.

- Bourdieu, Pierre (1996). As regras da arte. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras.

- Carvalho, Ana Cristina T. de B (2013). Do romance ao filme: a metaficção como estratégia de constituição da forma nas narrativas Bufo & Spallanzani. João Pessoa: UFPB.  Connor, Steven (1999). Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. Tradução de Adail Ubirajara. São Paulo: Loyola.

- Figueiredo, Vera Follain de (2003). Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea. Belo Horizonte: UFMG.

- Fonseca, Rubem (2013). Bufo & Spallanzani. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

- Hutcheon, Linda (1988). Poetics of postmodernism: History. Theory. Fiction. London: Routledge. London.

- Hutcheon, Linda (1985). Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução de Tereza Louro Pérez. Lisboa: Edições 70.

- Jameson, Fredric (1992). Postmodernism, or, the cultural logic of late capitalism. London: Routledge.

- Jameson, Fredric (2013). Entrevista, Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=nSNAhib3B_M>. Acesso em agosto de 2013.

- Pechman, Robert Moses (2002). Cidades Estreitamente Vigiadas: o detetive e o urbanista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.

- Waugh, Patricia (1984). Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London: Routledge.

Publicado

2016-02-01

Cómo citar

Brandão, S., & Mourão, M. (2016). Bufo &amp; Spallanzani e a paródia pós-modernista. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (46A), 153–167. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8130