Desafios à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) e ao Sistema Binário
Resumo
um conjunto de mudanças decorrentes do processo de consolidação da rede do ensino
universitário e do ensino politécnico bem como da aplicação das orientações de política
educativa e investigação no espaço da União Europeia (UE. Destas, sobressai a aplicação do
Processo de Bolonha com as alterações que o mesmo veio a introduzir no “sistema binário”
de ensino superior português, traduzindo-se numa estruturação dos cursos e dos modelos de
ensino, na construção de redes de investigação nacionais e estrangeiras, na
internacionalização das instituições, na equiparação de ciclos de estudos e no incremento da
mobilidade académica e profissional.
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Referências
- Arroteia, Jorge (1996). Ensino superior em Portugal. Aveiro: Universidade de Aveiro.
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- Azevedo, Joaquim (2011). Sistema educativo mundial: ensaio sobre a regulação transnacional da educação. Vila
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- D' Hainaut, Louis (1980). Educação - Dos Fins aos Objectivos. Coimbra: Edições Almedina.
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- Simão, J. V., Santos, S. M., Costa, A. A. (2005). Ambição para a excelência: a oportunidade de Bolonha. Lisboa:
Gradiva.
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