Os adultos sabem de Economia?
Palavras-chave:
literacia económica, PortugalResumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível
de literacia económica da população adulta em Portugal e os
seus determinantes. Também se procurou aferir quais as
atitudes, ideias e interesse percebido sobre a Economia e a sua
importância. Com estes objetivos, analisam-se os dados de um
Inquérito de Literacia Económico (ILE) que foi aplicado a 234
individuos. Os resultados demonstraram que os indivíduos
inquiridos possuem um significativo nível de conhecimento
sobre as principais questões e conceitos económicos. Os
inquiridos tendem a possuir mais conhecimento económico em
resultado do seu papel como consumidores. As variáveis como
a idade,género, nível de escolaridade e rendimento são
determinantes que influenciam positivamente o conhecimento
sobre economia. A generalidade reconhece a importância de
possuir um bom conhecimento em Economia. Contudo, a
maioria revela ainda alguma apreensão e relutância quanto à
inclusão de temas sobre Economia no ensino primário.
Downloads
Referências
- Albritton, F. P. (2006). Performance on Tests of Economic Literacy: A Comparison of Face–to–Face with Online
Instruction. First Monday, 11(10). Disponível em: <http://131.193.153.231/www/issues/issue11_10/albritton/index.html>.
- Banaszak, R. A. (1987). The Nature of Economic Literacy. ERIC Digest Nº 41, Bloomington. In: ERIC
Clearinghouse for Social Studies/Social Science Education, ED.: 284 823.
- Belbute, J. M. & Sousa, M. (2004). Literacia Económica entre Alunos Universitários, Documento de
Trabalho nº 2004/06. Universidade de Évora, Departamento de Economia.
- Cole, G. & Smith, R. S. (2002). Using Results of the NCEE Literacy Test to Assess and Improve Economic
Instruction. Journal of Business Administration Online, v. 1, n. 1: 1-9.
- FED - Federal Reserve Bank of Minneapolis (1998). The Minneapolis Fed’s National Economic Literacy
Survey. The Region, v. 12, n. 4: 12–15.
- Ferreira, A. (2010) Um contributo para a divulgação da ciência económica. Tese de Mestrado,
Universidade de Aveiro.
- Ferreira, Abigail & Varum, Celeste Amorim (2011). O conhecimento e interesse dos jovens pela economia.
Comunicação apresentada no IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sociocultural,
na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto - Portugal), 15 a 17 de Dezembro de 2011.
- Fettig, D. (1999). A report on the Economic Literacy Symposium, June 1999. Disponível em:
<http://www.minneapolisfed.org/publications_papers/pub_display.cfm?id=3555>.
- Gleason, J. & Van Scyoc, L. J. (1995). A Report on the Economic Literacy of Adults. Journal of Economic
Education, v. 26, n. 3: 203-210.
- Koshal, R. K.; Gupta, A. K.; Goyal, A. & Choudhar, V. N. (2008). Assessing Economic Literacy of Indian
MBA Students. American Journal of Business, v. 23, n. 2: 43-51.
- Kotte, D. & Witt, R. (1995). Chance and Challenge: Assessing Economic Literacy. In W. Bos & R. H.
Lehmann (Eds.) Reflections on educational achievement: Papers in honor of T. Neville Postlethwaite.
Munster: Waxmann.
- Krumm, V. & Beck, K. (1990). Economic Literacy in the United States, Germany and Austria: Results of
Cross National Studies. Paper presented at the Annual Meeting of the Joint Council on Economic
Education/National Association of Economic Educators, Los Angeles, CA, September 11, ED 340 629.
- Makridou-Bousiou, D. (2006). Gender Differences in Economic Knowledge in Greece. International
Business & Economics Research Journal, v. 5, n. 11: 35-42.
- Miller, S. L. (1988). Economic Education for Citizenship, Bloomington. In: Foundation for Teaching
Economics and ERIC Clearinghouse for Social Studies/Social Science Education, ED 296 947.
- National Council on Economics Education (1997). Voluntary National Content Standards in Economics.
New York: NCEE.
- National Council on Economics Education (1999). Council for Economic Education Standards in
Economics: Survey of Students and the Public, Campaign for Economic Literacy. Disponível em:
<http://www.councilforeconed.org/cel/results.php>.
- National Council on Economics Education (2003). Survey of the States: Economic and Personal Finance
Education in Our Nation’s Schools in 2002. New York: National Council on Economic Education, April 2003.
- National Council on Economics Education (2005). What American Teens & Adults Know about Economics.
Disponível em: <http://www.councilforeconed.org>.
- National Council on Economics Education. Economic Literacy Test. Disponível em:
<http://www.nationalcouncil.org/cel/index.html>.
- Rebeck, K. (1999). How Does Economic Education Impact Economic Literacy. The Region, v. 13, n. 4: 18-
Federal Reserve Bank of Minneapolis, Jun.
- Santos, E. (2012). Determinantes da literacia económica e financeira. Tese de Mestrado em Economia.
Universidade de Aveiro. Orientaçãode Celeste Varum, Maria Dias Amorim e Afreixo e Vera Mónica Almeida.
- Silva, Irina Leite Ribeiro Caetano (2012). As crianças conseguem aprender sobre economia? Tese de
Mestrado em Economia, Universidade de Aveiro. Orientaçãode Celeste Varum , Maria Dias Amorim e
Afreixo e Vera Mónica Almeida.
- Walstad, W. B. & Soper, J. C. (1988). A Report Card on the Economic Literacy of U.S. High School
Students. The American Economic Review, v. 8, n. 2: 251-256. Papers and Proceedings of the One-
Hundredth Annual Meeting of the American Economic Association.
- Walstad, W. B. & REBECK, K. (2001a). Test of economic literacy: Examiner’s manual. 3rd ed. New York:
National Council on Economic Education.
- Walstad, W. B. & Rebeck, K. (2001b). Assessing the Economic Understanding of U.S. High School
Students. American Economic Review, v. 91, n. 2: 452-457.
- Walstad, W. B. & Rebeck, K. (2002). Assessing the Economic Knowledge and Economic Opinions of
Adults. The Quarterly Review of Economics and Finance, v. 42, n. 5. Elsevier: 921-935.
- Watts, M. (2005). What Works: A Review of Research on Outcomes and Effective Program Delivery in
Precollege Economic Education. New York, NY: National Council on Economic Education.
- Whitehead, D. J. & Halil, T. (1991). Economic Literacy in the United Kingdom and the United States: A
Comparative Study. Journal of Economic Education, v. 22, n. 2: 101-110.
- Wood, W. C. & Doyle, J. M. (2002). Economic Literacy Among Corporate Employees. Journal of
Economic Education, v. 33, n. 3: 195-205.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)