Politicas Ética Pesquisa e Publicação

PESQUISA

POLÍTICA PARA IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO DE ALEGAÇÕES DE MÁ CONDUTA EM PESQUISAS
Os artigos submetidos devem ser originais e não devem incluir dados manipulados, plágio, manipulação de citações e falsificação de dados. No caso do editor da revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, ser informado de qualquer alegação de má conduta de pesquisa relacionada a um artigo publicado na revista, este seguirá as diretrizes do COPE ao lidar com alegações.

POLITICA DE CITAÇÃO
Os autores devem certificar-se de que, quando o material é retirado de outras fontes (incluindo os seus próprios trabalhos publicados), a fonte é citada e, quando apropriado, é obtida autorização.
Os autores não devem se envolver em autocitação excessiva de seu próprio trabalho.
Os autores não devem copiar referências de outras publicações se não tiverem lido o trabalho citado.
Os autores não devem citar anúncios ou material publicitário, e preferencialmente não citar publicações próprias ou de amigos, colegas ou instituições.
De acordo com as diretrizes do COPE, esperamos que “a redação original retirada diretamente de publicações de outros investigadores apareça entre aspas com as citações apropriadas”. Esta condição também se aplica ao próprio trabalho do autor. O COPE produziu um documento de discussão sobre manipulação de citações com recomendações de melhores práticas.

POLíTICA DE DETEÇÃO DE PLÁGIO
Para a deteção de plágio dos artigos submetidos à Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health é utilizado o Urkund. O Urkund é um sistema de reconhecimento de texto por machine learning totalmente automático e desenvolvido para detetar, prevenir e lidar com o plágio, independentemente do idioma. Se o artigo cumprir todas as condições e for recomendado para entrar no processo de revisão o Editor de Secção/Editor Especial, submete o artigo ao Programa Urkund, no sentido de despistar situações de plágio.

POLITICA ARTIGOS ENVOLVENDO ANIMAIS / SERES HUMANOS/ PRODUTOS OU EQUIPAMENTOS COM RISCOS INCOMUNS
Se o trabalho envolver produtos químicos, procedimentos ou equipamentos que apresentem riscos incomuns inerentes ao seu uso, os autores devem identificá-los claramente no artigo.
Se o trabalho envolver o uso de animais ou participantes humanos, os autores devem garantir que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com as leis e diretrizes institucionais relevantes e que o comitê institucional apropriado os aprovou.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

PUBLICAÇÃO

A revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health respeita elevados padrões de conduta ética na publicação, adotando neste âmbito várias políticas, nomeadamente:

  • Política sobre autoria e contribuição;
  • Política de tratamento de reclamações e recursos;
  • Política de conflito de interesses;
  • Política de compartilhamento e reprodutibilidade de dados;
  • Política de supervisão ética da Revista;
  • Política de propriedade intelectual da Revista;
  • Política para discussões e correções pós-publicação;
  • Política IA Generativa e Tecnologias assistidas por IA.

 

POLíTICA AUTORIA E CONTRIBUIÇÃO
Os artigos submetidos à Millenium, Journal of Education, Technologies, and Health, deverão ser originais e o autor deverá assumir que o mesmo não foi publicado, total ou parcialmente, noutro local ou noutro idioma.
Os autores, ao submeterem um artigo para publicação na Revista, são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui uma infração aos direitos de autor. Têm também a responsabilidade de obter a competente autorização para a publicação de textos, imagens ou qualquer outro material sujeito a direitos de autoria.
Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a autoria antes da submissão do artigo. Qualquer alteração na autoria deve ser feita durante o processo editorial, antes da aceitação do artigo. As alterações de autoria, incluindo qualquer adição, exclusão ou reorganização dos nomes dos autores, exigirão a aprovação de todos os autores. Para solicitar qualquer alteração na autoria, deve ser enviado um pedido de alteração de autoria que inclua a assinatura do autor correspondente e apontando o motivo da alteração. Quaisquer alterações de autoria solicitadas após a aceitação do artigo, poderão resultar num atraso na publicação do mesmo e necessidade de comprovar a autoria do trabalho em questão.
A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health assegura que os autores possam identificar a sua contribuição individual nos artigos publicados, através de uma descrição precisa e detalhada das tarefas que cada um desempenhou.
A contribuição dos autores é indicada de acordo com a CRediT (Contributor Roles Taxonomy). Mais informações sobre a CRediT em https://credit.niso.org/.

 

POLíTICA TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES
As reclamações constituem uma oportunidade e um estímulo para a melhoria.
A Millenium - Journal of Education, Technologies responderá prontamente às reclamações que lhe sejam apresentadas.

São exemplos de reclamações:

  • Denúncias de plágio
  • Publicação múltipla, duplicada, simultânea/Submissão simultânea.
  • Conflitos de interesse não revelados

A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health pode efetuar um pedido para que as partes envolvidas fundamentem as suas alegações.

A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health determinará de boa-fé a remoção do material supostamente indevido.

 

Como fazer uma reclamação

Reclamações sobre conteúdo editorial devem ser feitas o mais rápido possível após a publicação, preferencialmente por escrito por e-mail para: millenium@sc.ipv.pt

 

POLíTICA DE CONFLITO DE INTERESSES
Os autores, revisores e editores comprometem-se a evitar e a declarar qualquer potencial conflito de interesses.

Autores: Devem declarar não existir conflitos de interesse e assegurar que os apoios recebidos se encontram documentados no artigo.
Exemplos de potenciais conflitos de interesse que devem ser divulgados incluem os financeiros, como honorários, subsídios educacionais, outros financiamentos ou acordos de licenciamento de patentes, bem como não financeiros, como relacionamentos pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimento ou crenças no assunto ou materiais discutidos no artigo.

Revisores: Devem declarar qualquer potencial conflito de interesses e devem recusar fazer a revisão se identificarem o(s) autor(es) ou trabalho ou se considerarem existir qualquer outro conflito de interesses da sua parte (pessoal, profissional, financeiro ou outro), devendo notificar imediatamente os editores e recusar o convite para revisão.

Editores: Comprometem-se a evitar e a declarar qualquer potencial conflito de interesses , não usando por exemplo, informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares. Estas devem ser mantidas confidenciais e não usadas para vantagem pessoal.

 

POLITICA DE COMPARTILHAMENTO E REPRODUTIBILIDADE DE DADOS
A revista Millenium, Journal of education, Technologies and Health, oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo com base no princípio de que a disponibilização gratuita de investigação ao público contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Os leitores podem visualizar, transferir e imprimir qualquer artigo sem as barreiras financeiras, possibilitando uma maior disseminação de cada artigo.

 

POLITICA DE SUPERVISÃO ÉTICA
A equipa editorial desenvolve todo o seu trabalho com elevada responsabilidade, procurando identificar quaisquer más condutas, prevenindo a publicação de documentos plagiados, com manipulação de citações, falsificação de dados ou apresentação tendenciosa de dados ou informações.

A equipa editorial solicitará no caso de serem levantadas preocupações ou sejam necessários esclarecimentos, evidências de aprovação ética da investigação e questionar os/as autores/as acerca de aspetos éticos.

 

POLITICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.

Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que atribuam o devido crédito à Millenium - Journal of Education, Technologies.

 

POLITICA CORREÇÕES PÓS PUBLICAÇÃO
Quando os autores descobrem erros significativos ou imprecisões nos seus trabalhos publicados, é sua obrigação notificar prontamente os editores da revista e cooperar com eles para corrigir o artigo ou para o retratar.

Se os editores tiverem conhecimento, por terceiros, que um trabalho publicado contém um erro ou imprecisão significativo, então é obrigação dos autores corrigir ou retratar prontamente o artigo ou fornecer evidências aos editores da revista da correção do artigo.

Exemplos de Erros:

  • Erros ortográficos, gramaticais, de espaçamento.
  • Erros de metatadados: título; nome do autor, resumo.

Os erros de metatadados terão que ser devidamente reportados, avaliados e aceites pela equipa editorial da Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health. Uma vez aprovado, o artigo será atualizado e republicado no site da revista. Posteriormente todos os bancos de dados de indexação relevantes são notificados para garantir que as versões do banco de dados também sejam atualizadas.

Retratação
Quando necessário, um artigo precisa ser retirado do corpo da literatura de pesquisa. Isso pode ser devido a erros inadvertidos cometidos durante o processo de pesquisa, violações éticas grosseiras, fabricação de dados, grandes quantidades de plágio ou outros motivos. Tais artigos ameaçam a integridade dos registros científicos e precisam ser retratados.

A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) para retratação .

Um documento só será completamente removido do site da Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health e dos bancos de dados de indexação relevantes em circunstâncias muito excepcionais, quando deixá-lo online constituiria um ato ilegal ou provavelmente levaria a danos significativos.

 

POLITICA IA GENERATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIDAS POR IA

Autores
O texto gerado a partir de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e outras baseadas em grandes modelos linguísticos (LLMs), não pode ser utilizado em artigos publicados em revistas científicas, nem as figuras, imagens ou gráficos que os acompanham podem ser produtos de tais ferramentas, sem autorização explícita dos editores. Para além disso, um programa de IA não pode ser autor de um artigo da Millenium. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu trabalho, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e são, por conseguinte, responsáveis por qualquer violação da ética de publicação. Uma violação desta política constitui má conduta científica.

Revisores
Quando um revisor é convidado a rever o artigo de um autor, o trabalho deve ser tratado como um documento confidencial. Os revisores não devem submeter um artigo ou parte dele numa ferramenta  de IA . Esta prática pode violar a confidencialidade e os direitos de propriedade dos autores e, quando o artigo contém informações de identificação pessoal, pode violar os direitos de privacidade de dados.
Esse requisito de confidencialidade estende-se ao relatório de revisão por pares, pois pode conter informações confidenciais sobre o manuscrito e/ou os autores. Por essa razão, os revisores não devem submeter o relatório de revisão por pares numa ferramenta de IA, mesmo que seja apenas com o propósito de melhorar a linguagem e a legibilidade.
A revisão por pares está no centro do ecossistema científico. Rever um artigo científico implica responsabilidades que só podem ser atribuídas aos seres humanos. A IA generativa ou tecnologias assistidas por IA não devem ser usadas pelos revisores para auxiliar na revisão científica de um artigo, pois o pensamento crítico e a avaliação original necessários para a revisão por pares estão fora do escopo dessa tecnologia e há o risco de que a tecnologia gere conclusões incorretas, incompletas ou tendenciosas sobre o artigo. O revisor é responsável pelo conteúdo do relatório de revisão.

Consultar:  Declaração de Ética e Práticas de Publicação