Instruções para Autores

A revista, que no ano de 2016 perfez 20 anos de existência, está aberta à colaboração de todos os interessados e aceita continuamente propostas de submissão de artigos. Os autores podem submeter, os textos propostos para publicação no site da Millenium, devendo, contudo, observar rigorosamente as indicações para colaboração e as normas para apresentação.

ARTIGO
Os autores/as devem utilizar o TEMPLATE da revista Millenium.
1 - Um artigo submetido para publicação deve ser original, não ter sido publicado noutro local, devendo o autor principal/correspondente informar a revista sempre que o tenha submetido para publicação noutro meio de comunicação, bem como informar da sua aceitação para publicação noutro local.
2 –
Os autores ao submeter o texto para publicação devem confirmar e declarar explicitamente que os artigos entregues são originais e não foram publicados, total ou parcialmente, noutro local e que autorizam a sua publicação na revista, bem como assumir que os mesmos não serão publicados posteriormente sob a mesma forma ou noutra língua, sem prévio consentimento da revista.
3 - Os artigos são obrigatoriamente publicados em inglês,
podendo opcionalmente ser submetida uma versão inicial em português ou castelhano para a edição bilingue da revista. O título, resumo e palavras-chave/descritores devem ser sempre apresentados nos três idiomas (inglês, português e castelhano). Após decisão da sua aceitação para publicação na Millenium, os artigos submetidos em português e castelhano deverão ser traduzidos para inglês, de nível A, pelo autor. Cabe ao mesmo assegurar uma tradução certificada e submeter a versão traduzida no prazo estipulado pela revista.

AUTORES
1 - Devem ser em número não superior a 6, devidamente identificados, com o nome, e-mail, país, identificador ORCID , afiliação institucional e contribuições dadas por cada autor. FICHA DE ARTIGO
2 - Os autores,  ao submeterem um artigo para publicação na Revista, são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui uma infração aos direitos de autor, bem como se responsabilizam pelo cumprimento das normas éticas aplicáveis ao trabalho científico e à publicação, isentando a Revista de qualquer responsabilidade
3 – Cabe aos autores a responsabilidade de obter a competente autorização para a publicação de textos, imagens ou qualquer outro material sujeito a direitos de autoria.
4 – Os conteúdos dos textos e as opiniões, ideias e conceitos expressos nos artigos publicados são da exclusiva e inteira responsabilidade dos seus autores, não refletindo necessariamente os pontos de vista da Equipa Editorial da Revista.

CONTRIBUTOS DOS AUTORES
A Millenium assegura que os autores possam identificar a sua contribuição individual nos artigos publicados, através de uma descrição precisa e detalhada das tarefas que cada um desempenhou.
A contribuição dos autores é indicada de acordo com a CRediT (Contributor Roles Taxonomy). Mais informações sobre a CRediT em https://credit.niso.org/.

Cada autor deve identificar as tarefas em que participou, podendo ter contribuído em várias funções:

  1. Conceptualização
    Ideias; formulação ou evolução de metas e objectivos gerais da investigação.
  2. Tratamento de dados
    Actividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de investigação (incluindo código de software, quando necessário, para interpretar os próprios dados) para utilização inicial e posterior reutilização.
  3. Análise formal
    Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.
  4. Aquisição de financiamento
    Aquisição de apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
  5. Investigação
    Realização de um processo de pesquisa e investigação, nomeadamente a realização de experiências ou a recolha de dados/evidências.
  6. Metodologia
    Desenvolvimento ou conceção de metodologia; criação de modelos.
  7. Administração do projeto
    Responsabilidade pela direção e coordenação do planeamento e execução da atividade de investigação.
  8. Recursos
    Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, doentes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos informáticos ou outras ferramentas analíticas.
  9. Programas
    Programação, desenvolvimento de software; conceção de programas de computador; implementação de código informático e algoritmos de apoio; teste de componentes de código existentes.
  10. Supervisão
    Supervisão e responsabilidade de liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal.
  11. Validação
    Verificação, quer como parte da atividade quer separadamente, da replicação/reprodutibilidade global dos resultados/experiências e outros produtos da investigação.
  12. Visualização
    Preparação, criação e/ou apresentação de trabalhos publicados, incluindo a visualização/apresentação de dados.
  13. Redação - preparação do rascunho original
    Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, nomeadamente a redação original (incluindo a tradução substantiva).
  14. Redação - revisão e edição
    Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo de investigação original, nomeadamente análise crítica, comentário ou revisão - incluindo fases pré ou pós-publicação.

 

TÍTULO
O título, em português, inglês e castelhano, integra o máximo de 15 palavras ou 140 caracteres incluindo espaços e não contém abreviaturas, siglas ou acrómios ou a localização geográfica da pesquisa.

RESUMO
O resumo está escrito em português (resumo), inglês (abstract) e castelhano (resumen), com o máximo de 230 palavras ou 1500 caracteres incluindo espaços e respeita a estrutura e descrição relativas ao tipo de artigo: Artigo Teórico/(AT/E) Ensaio; Artigo de Investigação (AI); Artigo de Revisão Sistemática (ARS); Artigo de Investigação Histórica (AIH), Caso Clínico e outros.

PALAVRAS-CHAVE
As palavras-chave são no máximo cinco, escritas em português (descritores), inglês (descriptors) e castelhano (descriptores), separadas por ponto e vírgula (“;”) e utilizam, sempre que possíveis, descritores normalizados das diversas áreas do saber.  
Na área da saúde, extraídos do vocabulário DeCS (Descritores em Ciências da Saúde - pesquisa em http://decs.bvs.br/) ou MeSH (Medical Subject Headings - pesquisa em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html)

TEXTO
O texto completo do artigo tem o máximo de 40 mil caracteres (incluindo espaços, referências bibliográficas, tabelas, quadros, gráficos e figuras), não apresenta negritos, sublinhados, fundos de cor ou notas de rodapé, respeita a grafia do acordo ortográfico e não apresenta erros semânticos ou morfológicos. Os dados estatísticos, a separação das casas decimais é feita com ponto final, no caso inglês e com com vírgula no caso do português. O texto está formatado em Microsoft Word ou compatível (desde que não ultrapassem 2MB), letra Calibri de tamanho 10 pts, com espaçamento de 1,5. A página tem formato A4, em coluna única, sem justificação e apresenta margens de 2,5 cm.

TABELAS E FIGURAS
Nas tabelas e figuras a descrição dos dados/resultados é clara, antecedida pela respetiva tabela/figura. O número máximo de objetos gráficos (tabelas, quadros, figuras e esquemas) é de sete e estão numeradas por ordem de inclusão no texto. As tabelas exibem o título por cima com dimensões de 7.5 ou 15.5 cm e as figuras apresentam o título por baixo em tamanho de letra de 8 pts. O formato dos símbolos e linguagem estatística são adequados. As figuras são legíveis e com indicação da fonte (o formato deverá ser em JPG, TIF, PNG ou GIF e a sua resolução deverá ser igual ou superior a 600 pxl e com dimensões de largura compreendidas entre 7.5 ou 15.5 cm). Sugere-se o desenvolvimento e formatação das figuras/gráficos em formatos compatíveis com o Microsoft Excel ou PowerPoint.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Os autores declaram que respeitaram integralmente as normas de citação e formatação da APA (2020, 7ª edição). As referências bibliográficas (máximo 50), são representativas das evidências científicas produzidas e indexadas nos últimos 5 anos (80%) ou mais de 6 anos (20%). Os artigos de revisão sistemática, podem ter no máximo 100 referências bibliográficas.

Como citar

APA

Artigo de revista científica

Castro, R. R. T., Neto, J. G. da S., Alves, L. de S. M., Moreno, A. M., Orsini, M., & Castro, R. R. T. de. (2021). Infrared thermography for risk reduction of nosocomial cross infections during the COVID-19 Pandemic: Potential application in healthcare facilities. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 14. https://doi.org/10.29352/mill0214.20456

Livro

Bresler, L. (Ed.). (2007). International Handbook of Research in Arts Education. Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-3052-9

Capítulo de livro

Rhodes, R. A. W. (2007). Blair and Governance. Em R. Koch & J. Dixon (Eds.), Public Governance and Leadership: Political and Managerial Problems in Making Public Governance Changes the Driver for Re-Constituting Leadership (pp. 95–116). DUV. https://doi.org/10.1007/978-3-8350-9100-9_5

 

PROCEDIMENTOS DE SUBMISSÃO DO ARTIGO

  • Os artigos devem ser submetidos no site da Millenium, sem qualquer custo para o autor. A submissão de artigos implica o registo prévio como autor. No registo devem ser preenchidos todos os campos do formulário:  nome do(s) autor(es), e-mail(s), país(es), identificadores ORCIDs, afiliação completa (a três níveis - ex: departamento/centro de investigação, faculdade, universidade) .
  • Os ficheiros para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Todos os textos submetidos devem respeitar a política editorial em vigor. Esta encontra-se disponível no site da Millenium. Os artigos que não cumprirem estas normas serão recusados de imediato não iniciando o processo de revisão.
  • A implementação do Processo de Submissão implica que os autores sigam todos os passos da submissão online e carregar o texto integral anonimizado (realização de download). Os autores têm disponíveis documentos de apoio no site da Millenium.
  • Como forma de promover a rapidez na comunicação e divulgação da investigação científica, a revista operará num regime publicação continua, ou seja, os trabalhos serão disponibilizados logo que aprovados e editados na sua versão final. Nesta fase, os trabalhos já poderão ser citados e já se encontram na sua versão definitiva.

 

Encoraja-se os autores a utilizarem Standard Reporting Guidelines na preparação dos artigos. De acordo com o tipo de estudo, podem utilizar os seguintes links:

Tipo de estudo

            Guideline

Clinical Trials

            CONSORT

Observationa

            STROBE

Systematic reviews and meta-analysis on clinical trials            

            PRISMA

Meta-analysis of observational studies

             MOOSE

Diagnostic accuracy

             STARD

Qualitative research

             COREQ

Others

             See here…