Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.19240Palavras-chave:
comportamento do treinador, deteção de T-patterns, feedback, andebolResumo
A forma como o treinador intervém no treino é de extrema importância para o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Desta forma, pretendemos analisar a intervenção de três treinadores de jovens de andebol, no processo de treino. Os treinadores
são detentores de título profissional de treinador grau I (n= 2) e grau II (n= 1), outorgados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foram praticantes de andebol, dois possuem licenciatura em Educação Física e foram observados em três treinos. O instrumento observacional utlizado é o Sistema de Análise da Intervenção Pedagógica sobre o Conteúdo do Treinador de Andebol. Para a codificação dos comportamentos de instrução utilizou-se o programa informático LINCE®. Para a análise estatística descritiva dos dados utilizou-se o IBM SPSS Statistics® e o programa informático THEME 6® para a deteção de T-patterns. Os treinadores observados emitem preferencialmente informação de conteúdo técnico, muita informação não específica, feedback prescritivo, avaliativo positivo e de encorajamento. A forma de instrução preferencial é auditiva e direcionada ao individuo. Em conclusão, a observação dos treinadores levanta algumas questões sobre a eficácia das estratégias adotadas no processo de treino, facto que deve ser objeto de prática reflexiva.
PALAVRAS-CHAVES: comportamento do treinador; deteção de T-patterns; feedback; andebol.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.