A influência dos pais na iniciação e manutenção da prática desportiva de crianças e jovens segundo a perspetiva dos treinadores
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.38487Palavras-chave:
Prática desportiva, influência parental, jovens, iniciação desportiva, manutenção desportivaResumo
Os principais objetivos deste estudo são conhecer e comparar a influência parental na iniciação e manutenção da prática desportiva de diferentes desportos (atletismo, karaté, basquetebol, voleibol, futebol), de acordo com a perceção de treinadores de crianças e jovens. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os participantes deste estudo foram cinco treinadores (um do sexo feminino e quatro do sexo masculino) com idades entre 27 e 67 anos e com certificação de treinador de nível 2 a 4. Os principais resultados estão divididos em quatro dimensões (social, económica, psicológica, pedagógica). A socialização está presente em todos os desportos abordados. O estatuto socioeconómico dos pais é influenciador nos desportos individuais. Os pais influenciam na iniciação e manutenção da prática desportiva, sendo os principais informadores de dificuldades dos atletas, ou, os pais podem ser influenciadores negativos quando procuram tornar os seus filhos atletas de rendimento, alterando assim o seu estado psicológico. Os desportos coletivos possuem intervenções pedagógicas com regras importantes, sendo os pais muitas vezes uma barreira na aplicação das mesmas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.