TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média dos países da OCDE, segundo os professores e os diretores de Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.29173

Palavras-chave:

TALIS 2018, Portugal, Qualidade da educação, Professores, Diretores escolares

Resumo

O Teaching and Learning International Survey (TALIS) é um estudo coordenado pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) sobre ensino, aprendizagem, ambiente na sala de aula e condições de trabalho dos docentes e diretores escolares do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a partir das suas opiniões e relatos. Neste artigo, desenvolvemos uma análise quantitativa sobre os resultados de Portugal, comparando-os com a média dos países da OCDE. Tivemos como base os valores obtidos nos 61 indicadores quantificados nas dez áreas definidas nos dois relatórios da OCDE sobre o TALIS 2018, bem como a perspetiva da OCDE quanto à influência desses indicadores na melhoria da qualidade da educação. Verificámos que: a) para os professores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis à melhoria da qualidade da educação é muito superior ao número de indicadores favoráveis, tanto nas áreas referentes a competências e conhecimentos básicos como nas referentes a prestígio, responsabilidade e autonomia; b) para os diretores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis é superior ao de indicadores favoráveis no total de todas as áreas. Concluímos que, segundo os diretores e docentes (em especial estes), o panorama educativo do 3.º CEB em Portugal se situa muito abaixo da média dos países da OCDE, em relação à potencialidade de melhoria da qualidade de educação neste nível educativo.

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Biografias Autor

Daniela Mascarenhas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, inED

Daniela Mascarenhas é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Está ligada à formação de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É investigadora integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Coordena o Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico do Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.  Tem Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica, pela Universidade do Minho (2019) e um Doutoramento em Ciências da Educação, subárea Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (2011). É licenciada em Matemática (Ensino) pela Universidade do Minho (2003).

Vítor Rosa, Universidade Lusófona, CeiED.

Vítor Rosa tem um pós-doutoramento em Sociologia, pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia/ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE) e um Doutoramento em Educação Física e Desporto, Ramo Didática da EFD, pela Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona (FEFD). É licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora. Tem uma pós-graduação em Sociologia e obteve um mestrado em Demografia e Sociologia da População pelo ISCTE-IUL. Foi docente e investigador na Université Paris-Ouest Nanterre La Défense (França), investigador na Universidade de Évora, e na Universidade Lusófona. Atualmente, é Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).

João Sampaio Maia, Universidade Lusófona, CeiED

João Sampaio Maia é Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Professor Associado Convidado na Universidade Lusófona – Porto e Professor Adjunto (aposentado) na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. É licenciado em Engenharia Mecânica e Matemática pela Universidade do Porto e Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Minho. Participou e coordenou diversos projetos internacionais na Europa, Ásia e África e tem vários artigos e livros de caráter científico e pedagógico publicados na área da educação e da matemática.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

Mascarenhas, D. ., Rosa, V., & Sampaio Maia, J. (2023). TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média dos países da OCDE, segundo os professores e os diretores de Escola. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23040. https://doi.org/10.21814/rpe.29173

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