PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa

PISA, TIMSS and PIRLS in Portugal: A comparative analysis

Autores

  • Vítor Alberto Rosa Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) https://orcid.org/0000-0002-5093-8115
  • João Sampaio Maia Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
  • Daniela Mascarenhas Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • António Teodoro Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18380

Palavras-chave:

Regiões NUTS III, PISA, TIMSS, PIRLS

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise comparativa entre três inquéritos internacionais: PISA, levado a cabo pela OCDE, o TIMSS e o PIRLS, realizados pela IEA, tendo em conta os seus objetivos gerais e uma correlação dos dados referentes a Portugal (por regiões da NUTS III). A revisão bibliográfica e documental mostrou como os resultados podem ser reformulados ou reinterpretados pelos diferentes atores sociais e que são vistos pelos decisores políticos e pelas organizações como uma ferramenta de comparação dos sistemas escolares, reveladora de pontos fortes e pontos fracos. A análise dos resultados gerais evidencia que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no PISA, nos três domínios (leitura, matemática e ciências), que melhorou no TIMSS em matemática e piorou em leitura no PIRLS. A análise comparativa por regiões revelou que existe uma diferenciação dos resultados por regiões e que, enquanto o fator domínio não se apresenta como relevante, o fator objeto de avaliação em cada estudo parece determinante para os resultados dos questionários. Revelou, ainda, que há uma relação direta entre o PIB/habitante e os resultados dos questionários nas regiões com valores extremos de PIB/habitante, mas que essa relação não existe para a generalidade das regiões.

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Biografias Autor

Vítor Alberto Rosa, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)

Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED),

Universidade Lusófona e Humanidades e Tecnologias (ULHT), Portugal

Email: vitor.rosa@ulusofona.pt

Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora, Mestre em Demografia e Sociologia da População pelo ISCTE-IUL e Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática, pela Universidade Lusófona de Lisboa. Pós-doutorando em Sociologia, no CIES-ISCTE-IUL.

João Sampaio Maia, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)

Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED),

Universidade Lusófona do Porto (ULP), Portugal

Email: jsampmaia@gmail.com

Licenciado em Matemática e em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e Mestre e Doutor em Educação (Metodologia do Ensino da Matemática) pela Universidade do Minho.

Daniela Mascarenhas, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESEPP),

Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Portugal

Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal

Email: dfmmascarenhas@gmail.com

Licenciada em Matemática (via ensino) pela Universidade do Minho, Doutorada na área de Educação e Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada e Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica, na Universidade do Minho.

António Teodoro, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)

Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Professor de Sociologia da Educação e Educação Comparada, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Membro do Comité Executivo do World Council for Comparative Education Societies (WCCES).

Email: teodoro.antonio@gmail.com

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Rosa, V. A., Maia, J. S., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa: PISA, TIMSS and PIRLS in Portugal: A comparative analysis. Revista Portuguesa De Educação, 33(1), 94–120. https://doi.org/10.21814/rpe.18380

Edição

Secção

Artigos